PERFORMANCE SITUADA

PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO | RESEARCH & CREATION PROGRAMME

Linhas de Pesquisa | Lines of Research

Coordenação/Coordination: Fernanda Eugenio

A Etnografia como Performance Situada é uma pesquisa de longa duração dedicada aos usos da circunscrição etnográfica na operacionalização de proposições artísticas situadas. Esta pesquisa é desenvolvida pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio desde 2005, tendo sido a primeira formulação do Modo Operativo AND, tal como é hoje praticado, a emergir já no campo da performance, desvio dos primeiros anos de formulação do AND, ainda no campo da antropologia académica. A Etnografia como Performance Situada envolve os dispositivos da Reparagem (Deambulação e Paragem) e do Reprograma (Trabalho de Mapas, Circunscrição, Enunciação e Imaginação). A partir da sistematização de um conjunto de proposições perceptivas para experimentar (com) o lugar, explorando os recursos simples do andar e do parar, desenha-se um convite à demora etnográfica enquanto Reparagem – via de investigação da performatividade já manifesta na vida quotidiana. A seguir, a partir do dispositivo do Reprograma, é possível percorrer recursivamente os Mapas do Quê-Como-Quando-Onde que permitem chegar, por derivação e consequência, a uma proposição situada, sintetizada numa única frase-força ou força-tarefa – a ser vivida e, então, consecutivamente reprogramada, num compromisso continuado de afinação com o lugar e o que já lá havia, em latência, para a performance do encontro. Mapeando os funcionamentos urbanos emergentes das relações entre geografia, arquitectura, uso e habitação, torna-se possível inventariar as brechas e os encaixes propiciados (ou não) pelas gradações público-privado e próximo-distante, e pelas variadas relações-tensão entre o coexistir e o conviver. Através desta prática, é da própria materialidade do quotidiano que se extraem os nexos relacionais e as questões e interfaces a serem manuseadas na criação in situ e na construção de performances do/no lugar. ​ O protocolo de criação emergente desta linha deu origem aos artefactos da Série Re-programas e da Série Palavras-Palestra e são a base utilizada por Fernanda Eugenio para orientar e acompanhar processos de criação no âmbito das Crafting | Residências Assistidas. Os procedimentos pedagógicos criados nesta pesquisa de longa duracão, além de serem a base do próprio Modo Operativo AND, foram e continuam a ser transmitidos por Fernanda Eugenio desde 2005 através de oficinas autónomas e/ou como professora convidada em diversos programas de formação (inter)nacionais em dança, performance, práticas urbanas, etc. No quadro do desenho actual do AND Lab, são partilhados sobretudo nas Escolas de Verão AND e nos Laboratórios de Verão AND Brasil. São também explorados no Projecto Colaborativo de Fernanda Eugenio com Gustavo Ciríaco (City Labs) e na Oficina Colaborativa dele resultante (Práticas Site-Specific).

[English]

SITUATED PERFORMANCE

Ethnography as Situated Performance is a long-term research devoted to the use of ethnographic circumscription into the operationalization of situated artistic propositions. Developed by the anthropologist and artist Fernanda Eugenio since 2005, it was the first formulation of Modus Operandi AND as practiced today, emerging from the field of performance and deviating from the years of formulation in the field of academic anthropology. Ethnography as Situated Performance involves the dispositifs of Reparagem (Wandering and Stopping) and Reprogramme (Mapping, Circumscription, Enunciation and Imagination). From the systematization of a set of perceptual propositions to experiment (with)/ experience the place and the use of simple resources such as walking and stopping, an invitation for Reparagem is installed: an invitation for ethnographic lingering as way of investigating the performativity already manifested in everyday life. Then, using the dispositif of Reprogramme, it is possible to go through the Maps of What-How-When-Where, recursively, arriving, by detour and consequence, to a situated proposition, synthesized in a single phrase-force or force-task: a proposition to be performed and, then, consecutively reprogrammed, with the continuous commitment of tuning with the place of departure and what was there, already, in latency, for the performance of the encounter. Mapping the urban operations that emerge from the relations among geography, architecture, use and dwelling, it becomes possible to make an inventory of the gaps/breachs and matches/fittings provided (or not) by the public-private and near-distant gradations, and by the varied tension-relations between coexistence and living together. In this practice, it is from the very materiality of everyday life that one extracts the relational nexuses and the questions and interfaces to be handled in situated creation and consequent construction of performances of/for the place.

The creation procedures of this line of research resulted in the artefacts of the Re-programme Series and the Word-Lecture Series and constitute the basis of Fernanda Eugenio’s orientation of creation processes in the scope of Crafting | Assisted Residences. The pedagogical procedures developed in this long-term research, in addition to being the basis of the Modus Operandi AND, were and continue to be transmitted by Fernanda Eugenio since 2005 through workshops and/or as a guest teacher in various training, national and internacional programmes of dance, performance, urban practices, etc. Within the current framework of AND Lab, these procedures are shared mainly during Summer Schools and Summer Laboratories AND Brazil. They are also explored in the Collaborative Project of Fernanda Eugenio with Gustavo Ciríaco (City Labs) and the resulting Collaborative Workshop (Site-Specific Practices).

 
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Fernanda Eugenio, 2020

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