ANDBODIMENT

Coordenação: Fernanda Eugenio

Investigadoras Associadas: Flora Mariah, Milene Duenha

Colaboraram: Joana Maia, Ruan Rocha

 

ANDbodiment é a linha de pesquisa do AND Lab dedicada à aplicação do Modo Operativo AND ao estudo praticado da corporeidade, tanto para fins de desenvolvimento de procedimentos pedagógicos encarnados quanto para a geração de matéria para a criação colaborativa de objectos artísticos que tenham o corpo como interface. O procedimento que temos pesquisado centra-se na transformação da materialidade e da sensorialidade corporais em zonas de atenção compositiva, através da transposição do dispositivo tabuleiro, usado no jogo AND, para as bordas e a superfície do corpo, conformando um corpo-tabuleiro. Aparece assim um duplo: por um lado, o corpo-concretização-social, carregado e feito de sobre-codificações e, portanto, já e sempre comparecendo enquanto velocidade imparável – Corpo É; por outro, o corpo-concretude-bruta, agregado contingencial cuja simples presença em ‘aceleração zero’ transporta consigo a notícia de territórios de devir menos densos, a rondar enquanto nuvem de potências e a sinalizar imagens-situação ao mesmo tempo impensáveis e já ali manifestas – Corpo E.

Sobre e com o corpo-tabuleiro são então disparados dois jogos simultâneos, irremediavelmente inconciliáveis e já, desde o princípio, recíprocos e comuns: um jogo sensorial e um jogo imagético. O trabalho orienta-se pelo funcionamento por posição-com do Modo Operativo AND, entretanto investido na provocação de estímulos sensoriais, nos quais se insiste até a emergência de uma direcção clara para um percurso possível e, sobretudo, até que uma das tomadas de posição opere uma dobra e seja, ao mesmo tempo, a continuação da direcção sensorial e uma primeira posição imagética, abertura também para a entrada em performatividade do corpo. Exploramos assim a possibilidade de chegar a uma imagem (e não partir dela) e de fazer isso a partir da desfragmentação do corpo.

Os procedimentos pedagógicos emergentes desta linha têm sido explorados no âmbito das Escolas de Verão AND e dos Laboratórios de Verão AND Brasil, bem como nos Projectos Colaborativos de Fernanda Eugenio com Dani d’Emilia (Práticas de Des-Imunização) e com Soraya Jorge (Modo Operativo AND & Movimento Autêntico), e nas Oficinas Colaborativas deles resultantes. O plano da criação colaborativa utilizando as ferramentas ANDbodiment foi explorado pela primeira vez na Residência de Criação Colaborativa ANDbodiment (Setembro a Novembro de 2017) entre Fernanda Eugenio, Flora Mariah, Joana Maia, Milene Duenha e Ruan Rocha.

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico