AND CUIDADO

Coordenação: Fernanda Eugenio e Iacã Macerata

Supervisão: Eduardo Passos

Colaboram: Mariana Ferreira, Ruan Rocha

 

A linha de pesquisa AND Cuidado dedica-se à investigação vivencial das aplicações do Modo Operativo AND na clínica com a subjectividade – experimentando com os seus efeitos de explicitação e potencial modulação da materialidade dos funcionamentos subjectivos, bem como com a sua dimensão de interface concreta, propiciadora de uma abordagem sensível e situada da subjectividade enquanto corporeidade.

Posicionando-se na injunção entre etnografia, arte e clínica, esta linha emerge da interlocução de longa duração com investigadores ligados ao campo da psicologia transdisciplinar – e, em particular, da colaboração entre o Modo Operativo AND de Fernanda Eugenio e a Clínica de Território de Iacã Macerata. A possibilidade do uso clínico transversal das ferramentas do MO_AND assenta numa abordagem ao cuidado que desvia tanto da acção técnica do especialista - do saber formal formado antes da relação -, quanto da função normalizadora implícita na noção de cura, articulando-se como gesto de sintonização e invenção com o que há, operação de reparagem e de recomposição ao mesmo tempo atravessadora e sempre situada. Uma rede de agenciamentos – intersubjectividade – que (se) faz (n)um espaço relacional ou território de relação, constituído por três planos mutuamente implicados: o entre-si, uma relação de si para si, em cada vivente envolvido; o entre-nós, uma relação entre nós, os viventes envolvidos; e o entre-muitxs, uma relação entre os viventes e artefactos, objectos, paisagens, elementos inumanos.

A pesquisa e a prática são duracionais e subdividem-se em três zonas de actuação: o Grupo de Supervisão Inter-Reparagem; a Investigação Experiencial com Territórios e Colectivos e o serviço de acompanhamento de processos hANDling | Cuidado Singularizado oferecido no âmbito do Programa de Acompanhamento e Cuidado.

O Grupo de Inter-Reparagem | Grupo de Supervisão formado por Fernanda Eugenio e os psicólogos e investigadores Iacã Macerata, Mariana Ferreira e Ruan Rocha, dedica-se a inventariar os efeitos analíticos e de reposicionamento subjectivo emergentes das práticas de cuidado com o MO_AND, seja no âmbito das oficinas, das pesquisas dirigidas com grupos focais ou do acompanhamento singularizado. Este grupo constitui uma rede alargada de suporte e testemunho, que cuida do cuidar, acompanha o acompanhar, assiste o assistir, através de encontros quinzenais para o cuidado recíproco, a discussão e a digestão das matérias afectivas co-engendradas no encontro, procurando inventariar e realizar aquilo que é tocado (e revolvido) quando se é tocado pela ética do MO_AND. O grupo conta, ainda, com a interlocução periódica de Eduardo Passos.

A Investigação Experiencial com Territórios e Colectivos, por Fernanda Eugenio e Iacã Macerata, dedica-se à pesquisa de procedimentos e criação de interfaces de relação para o uso do MO_AND no cuidado in situ. Actualmente, este plano do AND Cuidado ocupa-se do Projecto Corporificar o Cuidado (Setembro de 2018 a Setembro de 2020), pesquisa de validação dos usos do MO_AND no processo de formação do corpo do clínico, uma parceria entre o AND Lab e o Departamento de Psicologia da UFF-Rio das Ostras (Brasil), projecto vinculado também ao Corporeilabs/UFF-Niterói, com a supervisão de Eduardo Passos. A proposta, inserida como estágio para os formandos em Psicologia, envolve percorrer, ao longo dos semestres lectivos + 1 semana intensiva de residência por ano, no período das férias, todos os exercícios do repertório AND, acompanhando na duração e de forma proximal a emergência sensível de efeitos subjectivos nos/com os praticantes, a partir de diário auto-etnográfico, grupo focal sobre a experiência e entrevistas cartográficas individuais.

AND_LAB logotipo.jpg
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Vimeo - Círculo Branco

Fernanda Eugenio, 2020

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico