ER-2021_Remembrar-Escola-do-Reparar.png

Em 2021 o AND Lab completa dez anos de existência como estrutura artesanal de investigação artística a operar no cruzamento entre as artes, o pensamento crítico, as práticas encarnadas e as pedagogias somático-políticas indisciplinadas/indisciplinares. Essa data marcante acontece mais ou menos junto com os quase vinte anos do Modo Operativo AND enquanto pesquisa continuada de Fernanda Eugenio acerca das políticas de com-posição relacional e do cuidado-curadoria íntimo e coletivo do comum. 

Honrando esse marco, a Escola do Reparar 2021 toma corpo a partir da questão-tema Re-membrar: (Des)integração e Cura(doria) do Irreparável, convidando-nos a um encontro retrospectivo e prospectivo com a matéria do que nos constitui e nos acontece: daquilo de que fomos e somos feitos, do que fizemos/fazemos com o que nos fizeram, e a que retornamos a cada vez, ou que nos tornamos. O que já ou ainda (não) somos, que podemos (não) ser ou (não) fazer. Convidamos todes a vir conosco nesta jornada investigativa dos modos como assistimo-nos reciprocamente nos processos de morrer-nascer pelos quais - seja a um nível singular ou coletivo; pessoal, trans ou infrapessoal; ancestral, histórico ou cósmico - vamos curando (cuidando, fazendo a curadoria) e tecendo as geografias moventes de re-mediações possíveis do Irreparável que fazemos e nos faz. Sintonizando e reconectando com a teia mais vasta que nos (des)integra do/no fundo comum e da ordem implicada da Vida, no entre-tecido que nos in-separa pela diferença, assistindo e respeitando as manifestações infinitamente variadas do acontecer, do sentir e do de(s)vir a ser. 

Posicionando-se no seio de uma tarefa paradoxal e urgente, entre a irreparabilidade do mundo-como-É e o compromisso ético com a sua reparação, a Escola do Reparar, programa continuado de formação artístico-política do AND Lab, propõe conjugar o Modo Operativo AND com outras proposições artístico-políticas encarnadas, ferramentas de composição colaborativa e práticas somáticas, num programa transdisciplinar e indisciplinado, dedicado à articulação corporeidade-comunalidade e ao reconhecimento e à invenção-criação de táticas para o desaprendizado das violências arraigadas e desigualmente distribuídas em cada ume de nós. 

A Escola do Reparar surge do desejo de contribuir para um processo que se dispara pelo reconhecimento de que já não é possível reiterar um mundo insustentável, apoiado em lógicas predatórias-extrativistas. Ao propor uma escola multilocalizada, transversal e baseada em saberes praticados, a conectar realidades e corpos diversamente afetados pelo Irreparável, pretendemos criar um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar. Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar modos de sermos íntimes sem sermos/estarmos próximes, e nutrir, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos.

O programa se desdobra de março a dezembro, com direção e curadoria de Fernanda Eugenio, incluindo: grupo de estudos online (Estudos Indóceis); oficinas e sessões regulares de práticas de corpo, jogo MO_AND e escuta sensível (programa hANDling); programa público de partilha de criações em processo (programa stANDing); programa público de conversas (programa comemorativo Dez Anos em Posição-Com); residências de investigação-criação (LAND) e cursos-retiros imersivos no campo (LANDscape Portugal e Brasil). 

EQUIPA

 

Direção: Fernanda Eugenio

Desenho e Curadoria: Fernanda Eugenio

Equipa Artística (stANDing): Fernanda Eugenio, Dani d'Emilia, Manoela Rangel, Pat Bergantin

Equipa Pedagógica (Estudos Indóceis, hANDling, LANDscape): Fernanda Eugenio, Flora Mariah, Guto Macedo, Mariana Pimentel, Milene Duenha, Naiá Delion, Pat Bergantin, Soraya Jorge

Acompanhamento e Cuidado: Ruan Rocha e Iacã Macerata

Interlocuções Convidadas: Ana Dinger, Bernardo Chatillon, Mafalda Jacinto, Mariana Ferreira, Sarah Amsler e mais.

Design, Manutenção Plataforma Online e Gestão Administrativa: Alexandre Eugenio

Produção: Pat Bergantin, Ruan Rocha

Comunicação: Pat Bergantin

Documentação Audiovisual LANDscape: Inês T. Alves

Documentação Audiovisual atividades online: Gabriela Jung

Parcerias: Trust Collective, Orla Eco-Social Regeneration, Penhasco Arte Cooperativa

ER-2021_Remembrar-Escola-do-Reparar-flyer(com-logos).jpg
ER-2021_Remembrar-Calendario-post.jpg
INFORMAÇÕES | ATIVIDADES ABERTAS PARA INSCRIÇÃO
(clicar na imagem para ir à página correspondente)