top of page

'HOW?'

(School of Reparar)

Escola do Reparar-Logo-pto_edited.jpg

Escola do Reparar

School of Reparar

Fernanda Eugenio, Coletivo AND e diferentes colaboradores a cada edição

Desde 2020 (edição piloto da Escola do Reparar)

O Programa Continuado de Formação Artístico-Política do AND Lab



Posicionando-se no seio de uma tarefa paradoxal e urgente, entre a irreparabilidade do mundo-como-É e o compromisso ético com a sua reparação, a Escola do Reparar é um programa anual continuado de investigação-criação expandida e formação artístico-política, que abriga quatro interfaces de encontro e se desenrola no eixo Portugal-Brasil. Propõe conjugar o Modo Operativo AND com outras proposições artístico-políticas encarnadas, ferramentas de composição colaborativa e práticas somáticas, num programa transdisciplinar e indisciplinado, dedicado à articulação corporeidade-comunalidade e ao re-conhecimento e à re(e)nunciação de táticas para o (des)aprendizado das violências arraigadas e desigualmente distribuídas em cada ume de nós. 


A proposta toma corpo a partir de um sólido trabalho de investigação artística das políticas da convivência, que vem acumulando experiência e tecendo redes há duas décadas, entre Portugal e Brasil, através de uma programação periódica consistente de workshops, escolas de verão, laboratórios e residências. Instalando-se enquanto plataforma transversal, no campo vivo de lutas político-afetivas que temos habitado, a Escola do Reparar assenta-se no "entre", enquanto instância perene de experimentação e reimaginação do que queremos e podemos enquanto comunidades. Faz-se, assim, gesto de sustentação do sonho e de performação possível de um território de firmação comum, procurando contemplar a amplitude da rede AND e constituir coletividade através da conexão-deslocação geográfica, duracional e sensível, juntando forças, saberes e afetos dos dois lados do oceano para lidar com a questão ética da reparação.


A Escola do Reparar emerge do desejo de contribuir para um processo que se dispara pelo reconhecimento de que já não é possível reiterar um mundo insustentável, apoiado em lógicas predatórias-extrativistas. Ao propor uma escola multilocalizada, transversal e baseada em saberes praticados, a conectar realidades e corpas diversamente afetadas pelo Irreparável, pretendemos criar um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar. Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar modos de sermos íntimes sem sermos/estarmos próximes, e nutrir, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos.


Apoiada na criação sempre em processo de Fernanda Eugenio com o Modo Operativo AND, em colaboração com a rede multilocalizada de artistas do Coletivo AND e com diferentes artistas convidades a cada vez, a Escola do Reparar toma, a partir da constelação prático-teórica do MO_AND, uma questão-tema por ano como mote para a criação de novos dispositivos performativos de encontro, proposições vivenciais, jogos e ferramentas de composição-criação coletiva, adotando a estrutura duracional da viagem para convidar à habitação e à persistência no trabalho íntimo-político da trans-forma-ação


O programa tem, portanto, edições temáticas anuais e toma lugar em diferentes localidades afastadas de centros urbanos e na cidade, entre Portugal e Brasil, apoiado também por uma plataforma digital de comunidade-acervo, salas virtuais de partilha e ações online, compondo-se como paisagem coletiva, ao mesmo tempo imersiva e expandida. Conjugando tanto o modo retiro intensivo - deslocado da cidade para o campo e focado em (re)ativar uma relação atenta com a Terra-Soma através da experiência sensível da inseparabilidade aquém-além do humano - quanto o modo extensivo -  focado em como infiltrar e sustentar um modo comunitário no cotidiano urbano e digital, aliando (auto)cuidado e comparecimento co-responsivo - a programação anual da Escola do Reparar desdobra-se nas cinco instâncias de encontro apresentadas na coluna ao lado, que compõem a estrutura da escola e se distribuem de modo singular a cada edição, atravessadas pela questão-tema comum do ano.



As suas quatro linhas de atividades estão desenhadas de modo a propiciar às pessoas participantes um percurso gradual e amparado de navegação na questão-tema do ano:





hANDling | stANDing | Estudos Indóceis | LANDscape

As Modulações da Escola do Reparar



As nomenclaturas Escola do Reparar, hANDling, stANDing e LANDscape foram criadas no âmbito da investigação em processo do MO_AND e, pela sua importância transversal, recorrem, tendo já sido empregues em programas anteriores do AND Lab.


A ferramenta-conceito hANDling refere-se ao exercício do manuseamento atento e da entrega/rendição ao acontecimento, ao passo que stANDing nomeia a possibilidade da comparência consistente, que prescinde do entendimento ou da identificação para se implicar. LANDscape, por sua vez, remete ao "entre" do plano comum, que (per)faz todes que nele estão implicados, ao mesmo tempo em é feito por elus. Aponta, ainda, para o movimento de re-membração e de des-cisão com a Terra proposto pelo MO_AND.





Começamos sempre pelo hANDling, dedicado a oferecer as bases de sustentação da jornada anual, através da introdução e do desdobramento das ferramentas-conceito e princípios centrais do Modo Operativo AND, aliado a outras ferramentas encarnadas, como as práticas corporais do Coletivo AND. 





Em paralelo, a viagem é assistida e nutrida pelo stANDing, programa de investigação continuada e de criação de artefatos por Fernanda Eugenio em colaboração com o Coletivo AND. Inicia-se a gestão da escola enquanto acontece, composta por trabalhos presenciais no Atelier AND Lab em Lisboa, encontros online e pelas Residências de Criação LAND, e que se abrirá ao exterior através de sessões de partilha e mostra informal de processos algumas vezes por ano, além dos próprios artefatos resultantes.




A seguir entramos nos Estudos Indóceis, grupo de estudos praticados e experimentais dedicado a uma primeira aproximação à questão-tema e a partilhar a filosofia habitada à volta dos conceitos em foco a cada ano.




Chegamos então ao LANDscape, Programa-paisagem duracional, que desdobra a questão-tema do ano e toma a forma de um só (per)curso prático e reflexivo, reunindo em seu 'relevo acidentado' diferentes interfaces de relação, explorando os formatos intensivos e extensivos, imersivos e regulares, presenciais e online, urbanos e rurais, e convocando outras práticas e ferramentas em conversa com o MO_AND.



Construída sob a forma de jornada-ritual de trans-forma-ação, na qual o Modo Operativo AND se multiplica num conjunto de proposições político-afetivas encarnadas mais complexas, que convocam diferentes modulações de jogo da constelação AND lado a lado a peças-rituais especialmente criadas, a cada vez, para propiciar a experiência sensível e vivencial da questão-tema. Esta atividade é, ao mesmo tempo, fim e começo: uma culminância da jornada de cada ano, todos os meses de julho, que, ao se repetir em janeiro, opera também a pré-paração para o ano seguinte, e para uma nova questão-tema prestes a emergir.
Vermelho_Where When.png

WHEN-WHERE?

Current edition of School +
History of previous editions

Previous Editions of the School of Reparar

[click on the "flyers" to see the edition page and its activities schedule]

ENGLISH

[English]

School of Reparar

Since 2020 (School of Reparar pilot edition)

Fernanda Eugenio, AND Collective & diferent colaborators on each edition

AND Lab's Ongoing Artistic-Political Training Program



Positioning itself within a paradoxical and urgent task, between the irreparability of the world-as-it-is and the ethical commitment to its reparation,  the School of Reparar,  AND Lab's ongoing artistic-political training program, proposes to combine the Modus Operandi AND with other embodied artistic-political propositions, collaborative composition tools and somatic practices, in a transdisciplinary and undisciplined program, dedicated to the articulation body-community and to the re-knowledge and re(e)nunciation of tactics for the (un)learning of the rooted and unequally distributed violence within each one of us.


The proposal takes shape from a solid artistic research work on the politics of coexistence, which has been accumulating experience and weaving networks for two decades, between Portugal and Brazil, through a consistent periodic program of workshops, summer schools, laboratories and residencies. Installing itself as a transversal platform in the living field of political-affective struggles that we have been inhabiting, the School of Reparar is based on the in-betweenness, as a perennial instance of experimentation and reimagination of what we want and can as communities. It becomes, thus, a gesture of support for the dream and of a possible performance of a territory of common firmness, seeking to contemplate the amplitude of the AND network and to constitute collectivity through the geographical, durational, and sensitive connection-displacement, collecting forces, knowledge, and affections on both sides of the ocean to deal with the ethical issue of reparation.


The School of Reparar emerges from the desire to contribute to a process that is triggered by the acknowledgement that it is no longer possible to reiterate an unsustainable world, supported by predatory-extractivist logics. By proposing a multi-localized, transversal and based-on-practical-knowledge school, the School of Reparar aims to connect realities and bodies diversely affected by the Irreparable. We intend to create an interspace dedicated to collectivizing the act of research-creation, making it coincident with the act of living-inhabiting and relating-performing. We intend to create a space for the in-between - to reciprocally sustain one another into community - so we can exercise ways of being intimate without being near, and nurture together possibilities of remaking sensibilities and worlds.


The program has annual thematic editions and takes place in different locations away from urban centers and in the city, between Portugal and Brazil, supported also by a digital platform of community-collection, virtual sharing rooms and online actions, composing itself as a collective landscape, at the same time immersive and expanded.Conjugating both the intensive retreat mode - displaced from the city to countryside and focused on (re)activating an attentive relationship with the Earth-Soma through the sensitive experience of the human and non-human inseparability - and the extensive mode - focused on how to infiltrate and sustain a communitarian mode in the urban and digital everyday life, the annual program of the School of Reparar unfolds into five meeting instances - LAND, stANDing, Estudos Indóceis (Unrully Studies), hANDling & LANDscape -  which are presented here and make up the structure of the School, distributed in a unique way in each edition, crossed by the common issue-theme of the year.



hANDling | stANDing | Unruly Studies | LANDscape

Modulations of the School of Reparar


The nomenclatures School of Reparar, hANDling, understANDing and LANDscape were created within the scope of the investigation in the MO_AND process and, due to their transversal importance, they recur, having already been used in previous programs of the AND Lab.


The concept-tool hANDling refers to the exercise of attentive handling and surrender to the Event, while understANDing names the possibility of consistent compearence, which does not require understanding or identification to get involved. LANDscape, in turn, refers to the "in-between" of the common plane, which constitutes everyone involved in it, at the same time as it is constituted by them. It also points to the movement of re-membering and de-scission with the Earth proposed by MO_AND.





Continued attendance circuit of MO_AND and other embodied tools, in which introductory and unfolding workshops and regular sessions for embodiment in/of the practice are offered throughout the year, as well as the possibility of one-off sessions by appointment.




Immersive research-creation focused on digesting, re-membering and creating public propositions of new practices, tools, artefacts and creations generated along the process.




Study Group dedicated to a first approach to the annual issue-theme, through practiced research and reciprocal listening.




Durational landscape-program, which unfolds the annual issue-theme and takes the form of a single practical and reflective path/course bringing together in its 'rugged relief' different relational interfaces each year, exploring intensive and extensive, immersive and regular formats, face-to-face and online, urban and rural, and calling on other practices and tools in conversation with MO_AND.
bottom of page