sexta, 13/03 | Estúdio

Práticas de Reparagem e Testemunho | Modo Operativo And e Movimento Autêntico

Lamentamos, mas as inscrições para este evento foram encerradas.
Práticas de Reparagem e Testemunho | Modo Operativo And e Movimento Autêntico

Hora & Local | Time & Place

13/03/2020, 18:30 GMT-3 – 15/03/2020, 17:30 GMT-3
Estúdio, R. Piragibe Frota Águiar, 7 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22071-090, Brasil

Sobre | About

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(alternativamente, pode solicitar um contacto através do botão RSVP desta página)

O que é o encontro entre o Modo Operativo AND e o Movimento Autêntico? 

É um projeto de investigação colaborativa que aposta no potencial político e na urgência de constituir um campo de troca, de co-habitação e de criação de procedimentos cruzados entre práticas ético-estéticas e práticas somáticas.​ A partir da colocação em conversa e da aproximação entre a prática da reparagem/reparação (MO_AND) e a prática do testemunho (MA), unem-se forças na direção da constituição de um conjunto de táticas para o cuidado de si e o cuidado do entorno. Ao mesmo tempo tentando que as duas práticas possam complementar-se reciprocamente e funcionar como ‘anticorpo’ uma da outra. Embora formalmente muito distintas, é explícita a correspondência entre as práticas. Ambas partilham um mesmo afeto-questão: o compromisso com a afinação da escuta sensível e com a constituição de uma sensibilidade (micro)política, através de uma investigação de cunho experiencial, relacional e situado.

Durante as práticas, xs participantes irão vivenciar: 

Recursos de Investigação

A partir de uma prática no terreno e no corpo, as modulações entre presença e ausência, dentro e fora, percepção e apreensão, afeto e partilha, foco e distração, instante e memória, singularidade e coletividade, desejo e responsabilidade serão investigadas.

A Oficina

Exploram modos de combinar as ferramentas do MA – o movedor, a testemunha e o campo de potência para somafulness que se instaura entre ambos – com as do MO_AND – a ética de incorporação do acidente, a desfragmentação de si e a prática da re-paragem através do (contra)dispositivo do jogo quê-como-quando-onde.  

Xs Facilitadores

Soraya Jorge  é formada em Dança Contemporânea na Faculdade Angel Vianna, onde leciona há mais de 20 anos. Na mesma Escola e Faculdade (FAV) é professora da Pós Graduação em Terapia através do Movimento, Corpo e Subjetivação, curso que também se formou e também em “Estudos Avançados em Dança Contemporânea”, parceria da Faculdade Angel Vianna com a Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Explora as questões de como o Movimento Autêntico desenvolve uma encarnação de consciência (somafullness) e como a espiritualidade é incorporada de uma maneira política, ecológica e ética no processo de testemunhar o mundo, encontrando espaços novos e tradicionais para ter uma relação consciente com a vida cotidiana no Brasil e no mundo. Pesquisa maneiras pelas quais o Movimento Autêntico contribui para o surgimento da consciência dentre elas: o Movimento Autêntico como uma Abordagem Relacional Somática, a Prática do Testemunho, o Terreiro Contemporâneo (Círculo Terroso Brasileiro-Africano) e a Ecologia Humana. Seu trabalho como pesquisadora do Movimento do Corpo Sensível (SOMA) foi apresentado em congressos, palestras e workshops. Com Guto Macedo criou um Programa em um Centro no Brasil (CIMA- MA International Center) onde os alunos encontram uma Prática organizada. Ela também está desenvolvendo pesquisas entre o Movimento Autêntico e o Projeto AND LAB, com Fernanda Eugênio, em uma parceria entre o Brasil e Lisboa e com Mariana Camarote e Denise Passos, Soraya tem ensinado Movimento Autêntico dentro do BMM (Body Mind Movement - Brasil) em um programa especial de três anos de Psicologia e Anatomia Sensitiva. Fernanda Eugenio é antropóloga, artista, investigadora e docente. Trabalha com pesquisa de campo, escrita, performance ampliada (corpo, instalação, vídeo, fotografia e proposições situadas) e, sobretudo, com a construção de modos de fazer transversais para a composição relacional e para a criação por re-materialização – nomeadamente o Modo Operativo AND, metodologia de cunho ético-estético e político-afectivo, que criou e vem desdobrando desde os anos 2000, dedicada à prática encarnada e à pesquisa de processos de emergência e cura(doria) colectiva. É pós-doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2012); doutorada (2006) e mestre (2002) em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Nos últimos quinze anos, tem leccionado, como professora convidada, em programas de formação em ciências sociais, artes e performance (inter)nacionais. Com as suas oficinas, palestras, publicações, criações artísticas e colaborações, tem circulado por diversos países, incluindo o Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Áustria, França, Grécia, República Checa, Reino Unido, EUA, Canadá e Vietnã. Dirige, desde 2011, a plataforma AND Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência – com sede em Lisboa e núcleos no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba) e na Espanha (Madrid) –, a partir da qual explora os entre-lugares emergentes de uma trajectória marcada por colaborações intensivas com artistas e pesquisadores de diversas áreas, deslocações e desvios, entre a pesquisa académica estrita e uma investigação singular dos usos artísticos e políticos da etnografia como ferramenta circunscritiva-performativa. Guto Macedo é formado em direção teatral (UFRJ/2006), Pós-Graduado em Neurociências (UFRJ/2016) e Facilitador da Lei do Tempo (Instituto Lei do Tempo/2017). Foi Dançarino Profissional do Coringa Grupo de Dança do Rio de Janeiro (1980 a 1985) e Dançarino bolsista da Jennifer Muller & The Works Foundation (NYC/1985 a 87). Iniciado em Contato Improvisação (CI) por Nina Martin (NYC/1986) e a partir de então, participou de várias oficinas de Contato Improvisação com professores/fundadores desse sistema, como Daniel Lepkof, Keith Hennessy, K.J. Holmes, Lisa Nelson, Nancy Stark Smith, Martin Keogh, Nita Little, Ray Chung, entre outros. Desde 2003 pratica o Movimento Autêntico (MA) com a Introdutora do MA no Brasil, Soraya Jorge e criou com ela, o CIMA (Centro Internacional do Movimento Autêntico). Pioneiro no Ensino de CI no Brasil, atua também como Professor de Dança Contemporânea, MA, Coreógrafo, Ator-bailarino, Músico, Cantor, Educador Somático e de Percepção Musical, Pesquisador do Movimento e Facilitador da Lei do Tempo. Pesquisador teórico-prático independente e parceiro dos coletivos, CIMA, Corposições e Núcleo And Lab Rio que atuam no Brasil e exterior. Trabalha também com pessoas com Necessidades Especiais em saúde mental.

Quando 

13 a 15 de Março de 2020 Carga Horária 19h Horário Sexta-feira - 18h30 as 22h30 Sábado e Domingo - 10 as 17h30 Onde Estúdio - Rua Piragibe Frota Aguiar, 7 Ipanema Como Investimento: R$ 500,00 parcelado em 2X sem juros até 20/02 R$ 600,00 parcelado em 2x sem juros após 20/02 Com depósito no seguintes dados: Caixa Econômica Federal Fernanda Eugenio Machado CPF: 077577957-10 Agência: 0206 Conta Poupança: 013 00021168-2

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