sábado, 15/12 | Espaço Alkantara

Sessão Inaugural do Projecto Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação? | AND Lab 2019

Com Fernanda Eugénio, Ana Dinger e convidadxs
Lamentamos, mas as inscrições para este evento foram encerradas.

Hora & Local | Time & Place

15/12/2018, 18:00 – 20:00
Espaço Alkantara, Calçada Marquês Abrantes 99, 1200-718 Lisboa, Portugal

Sobre | About

Este encontro constituirá o primeiro momento alargado (público) de partilha das actividades programadas pelo AND Lab I Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas de Convivência para o ano 2019, no âmbito do projecto apoiado pela dg-artes. “Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?” será a questão-problema a atravessar (e agregar) todas as actividades compreendidas nesta investigação-experimentação. “Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?” consiste numa criação expandida, transdisciplinar, apoiada em dispositivos relacionais – tais como palestras-performance, performances situadas, publicação em modo caixa-livro e instalações móveis – e articulada através de diferentes situações de partilha – apresentações, residências, laboratórios e exposições.

Vivemos num mundo que coincide com o Irreparável: foi e é feito do/no reiterado exercício da violência e do saque (colonial, patriarcal, racista, sexista, antropocêntrico, heteronormativo…) – regime hegemónico que não apenas produz o Irreparável, mas uma inerente (in)sensibilidade. O Irreparável é também quase sempre Irreparado: obviado, justificado, minimizado ou simplesmente negado. A concreta efetuação da reparação esbarra, portanto, no desafio do inviável, do anacronismo, da inevitável insuficiência. Neste projecto, assume-se a posição de que é justamente o impossível da tarefa que a faz urgente. Propomos, então, um trabalho em que o artístico é convocado como lugar para a invenção colectiva, investigação-criação de modos de superação do elo perverso entre a irreparabilidade do mundo e uma insistente política da negação e da desresponsabilização.

Para maiores informações, acesse:

http://www.alkantara.pt/en/portfolios/sessao-inaugural-do-and-lab-i-do-irreparavel-o-que-pode-uma-etica-de-reparacao/

Lamentamos, mas as inscrições para este evento foram encerradas.

Compartilhar | Share

Respeitamos a sua privacidade. Somente utilizamos quaisquer dados pessoais para efeito de comunicação de notícias sobre as nossas atividades ou processamento de inscrições e jamais os partilhamos com terceiros. É possível solicitar a obtenção ou a exclusão completa destes dados a qualquer instante para info@and-lab.org.

We respect your privacy. We only use any data collected for the purpose of communicating news about our activities or processing registrations, and we never share them with third parties. You can request to obtain or completely delete this data at any time via email info@and-lab.org.
 

Página Inicial
Sobre o AND Lab
A Escola do Reparar
A Escola do Reparar - Ed. Piloto 2020 teve o apoio institucional de:
Contacto
Assinar a lista de emails

Fernanda Eugenio, 2020

Todos os Direitos Reservados

Policy-01.png