HANDLING

CUIDADO SINGULARIZADO

O Programa Handling | Cuidado Singularizado consiste em planos de sessões individuais para o acompanhamento de processos com Fernanda Eugenio, sob a supervisão de investigadores, com formação clínica, associadxs ao AND Lab. 

 

Nestes encontros one-to-one, a escuta e a assistência dão-se através de um uso dirigido dos (contra)dispositivos do MO_AND para a intervenção num campo-demanda trazido pela pessoa a ser acompanhada. O formato e a duração das sessões, bem como o tempo de acompanhamento, são pensados caso a caso, de modo situado, de acordo com as questões apresentadas – emergentes ou urgentes, micro-relacionais ou organizacionais, quotidianas ou extraordinárias. 

 

As sessões podem ser presenciais ou à distância (via vídeo-conferência) e percorrem diferentes proposições com o MO_AND, intercalando propostas práticas, conversa e escrita, etnografia e auto-etnografia e a construção de um percurso singular para a cartografia e a curadoria das questões íntimo-políticas de cada umx. Demora-se o que for preciso em cada zona interrogativa situada – os Mapas do Quê, do Como e do Quando-Onde –, assim como são criados exercícios e proposições à medida: com e para o afecto-questão que está a ser cuidado. 

 

Esta zona de aplicação do Modo Operativo AND à matéria afectiva de ‘cada umx' desdobra-se a partir da colaboração entre Fernanda Eugenio e investigadores ligados à clínica trans, à clínica com a subjectividade e à clínica de território, procurando criar interfaces de relação que permitam 'crescer para o interior' daquilo que é tocado (e revolvido) quando se é tocado pela ética do MO_AND, numa táctica de cuidado do entorno através do cuidado de si – e vice-versa. 

 

O acompanhamento acontece através de um mínimo de três sessões (no caso de intervenções breves), não havendo um número máximo pré-definido. Pessoas acompanhadas em regime regular, podem, depois do processo concluído, solicitar sessões avulsas/pontuais. Mantendo a lógica de atendimento individualizado, também é possível o acompanhamento de processos envolvendo mais de uma pessoa – quando a questão a ser trabalhada emerge na pequena escala de um entre-2 ou de um entre-nós.

 

Para ter acesso ao Handling | Cuidado Singularizado, dado o seu carácter proximal e personalizado, pedimos que nos contacte directamente por email.

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico