RESIDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO-CRIAÇÃO

 As residências de investigação-criação acontecem em articulação com os Laboratórios de Verão AND Brasil 2019, como períodos imersivos de pesquisa partilhada, juntando elementos da equipa nuclear do AND Lab Lisboa e colaboradores dos núcleos locais – Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo –, além de outrxs artistas e investigadores cujo trabalho orbita em torno do Modo Operativo AND.

 

As residências propõem-se como espaço para o inventário e a invenção do que pode vir a constituir um conjunto de tácticas para o posicionamento ante o Irreparável – a seguir partilhadas com os participantes de cada laboratório local.

 

Esta proposição tomará diferentes contornos em cada cidade, situadamente, em  relação com o perfil dos componentes de cada núcleo e com as inquietações preponderantes da comunidade local de praticantes do MO_AND.

 

No Rio de Janeiro, onde há uma forte relação com pesquisadores dedicados às interfaces entre arte e clínica, além de uma comunidade mobilizada pela questão dos direitos humanos, concentramo-nos no mapeamento de tácticas de cuidado e autocuidado, capazes de sustentar um corpo de escuta e (re)generar um corpo de luta.

 

Em Curitiba, onde existe uma interlocução já de longa duração com pesquisadores ligados às artes cénicas, ao teatro do oprimido, ao teatro de rua e à intervenção urbana, voltamo-nos para uma pesquisa de tácticas de decomposição e recomposição, apostando numa correlação possível entre o arrumar e o rumar: entre os gestos de (des)arrumação do corpo e do entorno e a abertura de brechas e caminhos outros.

 

Em São Paulo, onde a pesquisa das relações entre práticas ético-estéticas e práticas somáticas tem sido o mote agregador dos integrantes e interlocutores do núcleo, voltamo-nos para os estudos da presença – nas suas diferentes modulações entre o aparecer/desaparecer e o permanecer -, como esforço de angariação de tácticas para dar corpo (de coragem) à comparência.

RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB RIO DE JANEIRO

 

ONDE:

Vale das Princesas, Petrópolis

QUANDO:

21 a 25 de Janeiro de 2019

COM QUEM:

Fernanda Eugenio, Iacã Macerata, xs investigadores convidadxs Eduardo Passos e Catarina Resende e participantes do Projecto Corporificar o Cuidado (Parceria AND Lab/UFF)

RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB CURITIBA

 

ONDE:

Casa Quatro Ventos

Rua da Paz, 51 – Centro, Curitiba

QUANDO:

11 a 15 de Março de 2019

COM QUEM:

Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Francisco Gaspar Neto, Milene Duenha e artistas locais convidadxs

RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB SÃO PAULO

ONDE:

Leviatã

Rua 7 de Abril, 356, 4º andar – República, São Paulo

QUANDO:

23, 24 e 31 de Março de 2019

COM QUEM:

Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Naiá Delion, Patrícia Bergatin e artistas locais convidadxs

Projecto AND Lab 2019

DO IRREPARÁVEL: O QUE PODE UMA ÉTICA DE REPARAÇÃO?