OFICINAS MO_AND

O AND Lab oferece oficinas de transmissão e partilha do Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio, em três modalidades regulares – a Oficina Intensiva de Introdução ao MO_AND, a Oficina Extensiva de Desdobramento do MO_AND e a Oficina Extensiva de Aprofundamento do MO_AND – e uma modalidade aplicada/temática, com formato flexível – as Oficinas Situadas do MO_AND.

 

Através de exercícios práticos que põem num mesmo plano o pensar e o fazer, o Modo Operativo AND permite a investigação directa e experiencial dos mecanismos singulares e colectivos da convivência, propondo ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo  para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (selecção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomada de decisão e respectiva execução.

 

No âmbito das oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou na rua, a depender do grupo e da duração do encontro. Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento directo da materialidade dos acontecimentos, é possível ‘pensar com as mãos’, corporificando as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.

 

Nas diferentes modalidades das Oficinas MO_AND, os exercícios permitem que participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contacto prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo vivencial e colectivo as questões ético-políticas e afectivas implicadas na construção co-responsiva do comum e na sustentação de vínculos de reciprocidade.

 

As Oficinas MO_AND são realizadas no AND Lab Lisboa, nos nossos núcleos locais ou em circulação (inter)nacional a convite de diferentes estruturas e grupos, inseridas em festivais, programas universitários ou programações promovidas por centros culturais, museus, colectivos, ONGs, etc.

 

Oficina Intensiva de Introdução ao MO_AND

(duas sessões de 5h cada; carga horária total de 10h)

 

Nesta oficina intensiva, geralmente realizada aos fins-de-semana para facilitar o acesso a um perfil mais alargado de pessoas, a proposta é dar a conhecer e praticar a filosofia habitada do Modo Operativo AND para o pensar-fazer da convivência, dos funcionamentos da Relação e do Acontecimento, através da partilha do conjunto-base das ferramentas-conceito que compõem o Vocabulário AND e do (contra)dispositivo de um ‘jogo de tabuleiro’ com regras imanentes – o Jogo das Perguntas QUÊ-COMO-QUANDO-ONDE. As ferramentas são exploradas na sua transversalidade, evidenciando-se a sua pertinência nas mais variadas formas relacionais, situações da vida e campos profissionais. Esta oficina é aberta à participação de qualquer pessoa, sem pré-requisitos.

Oficina Extensiva de Desdobramento do MO_AND

(cinco sessões de 6h cada OU dez sessões pós-laborais de 3h cada; carga horária total de 30h)

 

Esta oficina extensiva oferece um contacto prático-teórico complexo com o Modo Operativo AND, desdobrando o (contra)dispositivo inicial do Jogo das Perguntas QUÊ-COMO-QUANDO-ONDE em diferentes variações de maximização/menorização do (in)visível e redução/ampliação do espaço-tempo, percorrendo as escalas relacionais do entre-2, do entre-nós (pequeno grupo) e do entre-muitxs (comunidade) e introduzindo a questão da circunscrição do afecto individual e colectivo, através de um outro conjunto de exercícios: os Jogos ISTO-ISSO-ISTO, que permitem esmiuçar o percurso que vai da formulação à ‘per-formação’ de um acontecimento. Oferecendo a posibilidade de ir-e-vir entre diferentes cortes fractais – do menor que nós ao maior que nós, do dentro ao fora, do estúdio ao quotidiano, da situação colectiva à íntima/individual – esta prática extensiva do MO_AND vai permitindo axs participantes apropriarem-se de uma sensibilidade fractal e corporificarem uma ética de reciprocidade e suficiência, tanto consigo próprixs quanto ao modo como se posicionam em relação. Esta oficina não tem pré-requisitos e permite a participação de qualquer pessoa, embora se dirija preferencialmente a pessoas que já tenham tido contacto prévio com o MO_AND.

Oficina Extensiva de Aprofundamento do MO_AND

(cinco sessões de 6h cada OU dez sessões pós-laborais de 3h cada; carga horária total de 30h)

 

Nesta oficina extensiva, são partilhados e praticados os exercícios, os diagramas e as ferramentas conceptuais do MO_AND, que incidem especificamente na dobra entre o íntimo e o político, focalizando a articulação entre o plano diminuto da auto-etnografia e o plano consequente da trans-formação social por microdissidência. São desdobradas dimensões outras implicadas na passagem, proposta e trabalhada transversalmente pelo MO_AND, da composição à posição-com e à com-posição, nomeadamente as relações entre de-composição e re-posição e entre dis-posição e re-composição. Esta oficina é aberta somente a pessoas já praticantes do MO_AND, que tenham participado em oficinas anteriores e/ou em pelo menos um laboratório ou escola AND.

 

 

Oficinas Situadas do Modo Operativo AND

(formatos e cargas horárias variáveis)

 

Estas oficinas são desenhadas à medida de públicos específicos (crianças e jovens; seniores; famílias; professores, terapeutas e outrxs mediadores; colectivos ou equipas profissionais de diferentes áreas, etc.) e/ou moduladas contextualmente para entrar em conversa e estudar concretamente aplicações práticas do MO_AND a questões-problemas singulares pertinentes em diferentes dimensões da vida (relações amorosas; relações de colaboração; criação artística; usos políticos e sociais, etc.).

Assumindo formatos e cargas horárias flexíveis (intensivos a partir de 3h; extensivos a partir de 9h), as oficinas situadas são oferecidas periodicamente no âmbito da nossa programação ou criadas e organizadas sob demanda, disponíveis em permanência para difusão.

AND_LAB logotipo.jpg

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico