NOTÍCIAS AND LAB

Please reload

25 Oct 2019


:::::: Oficina Pré-Lab de Verão AND Rio 2019 & Lab de Verão AND Rio 2020::::::
No irreparável, agora: táticas para corporificar franqueza e sentir firmeza

>> OFICINA 2019 - PRÉ-LAB de Verão AND Rio
com Fernanda Eugenio em conversa com Guto Macedo e Mariana Pimentel
DATAS: 30/11 e 01/12 de 2019,
HORÁRIO: 14 às 19h
LOCAL: Casa Consultório (Rua Bom Pastor 74, S4 Tijuca)
oficina Intensiva preparatória para a edição #3 do Lab Verão AND Rio (que vem aí de 1 a 7 de fevereiro de 2020)

 

PROPOSTA:
Ao abrir o processo de construção da próxima edição do Lab Verão AND Brasil (edição #3 Rio de Janeiro, prevista para 1 a 7 de fevereiro com o tema NO IRREPARÁVEL, AGORA: TÁTICAS PARA CORPORIFICAR FRANQUEZA E SENTIR FIRMEZA), sob a forma de um encontro experiencial, desejamos multiplicar as perspectivas de com-posição deste percurso, escutar outres e outros modos de frequentar e enfrentar inquietações comuns, além de iniciar desde já a partilhar algumas das práticas e questões que serão desdobradas...

18 Oct 2019

A Caixa-Livro AND é um livro-objecto-constelação experimental, que tenta transportar, para a publicação, a dimensão de jogo e a multiplicidade de modos de abordar o próprio Modo Operativo AND, recorrendo à sua trajectória e desdobramentos. A publicação é aqui entendida como investigação da performatividade e materialidade da(s) palavra(s) e dos possíveis modos do livro. A caixa-livro integrará vários textos, um glossário dos conceitos-ferramenta, um caderno de exercícios e outros formatos de enunciar e traduzir o funcionamento do Modo Operativo AND. Esta publicação está a ser preparada com a editora Fada Inflada (Luiza Leite e Tatiana Podlubny), sediada no Rio de Janeiro. Tal como noutros projectos da editora Fada Inflada e transportando para este trabalho o funcionamento próprio do Modo Operativo AND, a feitura da caixa-livro resulta de um processo colaborativo de criação, através da contaminação de modos de pensar-fazer e autoria compartilhada, trabalhando a partir das condições emer...

18 Oct 2019

Oficina de Introdução ao Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio
segunda a quarta, 25 a 27/11, das 14h30 às 18h, na UFT - Bloco B, Sala 6 (Bloco de Teatro)
Gratuito, com vagas limitadas.
Inscrições via: thaise@uft.edu.br

Atenção: para participar é preciso contribuir com materiais para o acervo de tralhas da oficina até 20/11. O local de entrega dos materiais será informado no ato da inscrição por email.
Sobre os materiais: não compre nada. repare à sua volta e traga alguns itens em desuso ou que iriam para o lixo; quaisquer materiais servem.

 


Sobre o MO_AND:
O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma prática ético-estética dedicada à ‘pensacção’ dos funcionamentos e modulações do acontecimento e à mediação das relações. O Modo Operativo AND tem sido desdobrado pela antropóloga Fernanda Eugenio ao longo dos últimos 15 anos, numa trajectória que derivou lentamente do quadro da estrita pesquisa académica rumo à construção de um território intervalar e de uma abordagem singular aos usos artíst...

10 Oct 2019

Vem aí mais uma edição da Exposição-Ocupação AND, agora em Lisboa. De 7 a 22 de dezembro no Gaivotas6, com o lançamento oficial da Caixa-Livro AND, apresentações do novo Metálogo #6 de Ana Dinger e Fernanda Eugenio e pré-estreia de Cidades de Vapor | Steaming Cities de Fernanda Eugenio e Gustavo Ciríaco, além de instalações audiovisuais, jogos-conversa e oficinas.

com Fernanda Eugenio, Ana Dinger e convidadxs
Andrea Capella | Colectivo Gato Morto | Dani d'Emilia | Gustavo Ciríaco

O projecto “Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?” assenta em vários dispositivos relacionais que se articulam através de diferentes situações de partilha, nomeadamente num formato experimental que decidimos formular como exposição-ocupação. Tornando acessível aquilo que normalmente está nos bastidores como os meandros da pesquisa artística, a dimensão de montagem e desmontagem de uma exposição, a presença constante dos corpos, agentes humanos e não humanos que compõem e produzem esse enquadrament...

21 Sep 2019

Terminada a Escola de Verão AND, no final de julho, a convite de @rogerionunocosta Fernanda Eugenio esteve na Escola de Verão Unfinished: A Academia enquanto Performance, no Armazém 22 em Vila Nova de Gaia, partilhando a investigação do Modo Operativo AND e a atual questão em pesquisa no AND Lab, “Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?” - através da proposição do “jogo da intrusão amorosa”, em que se trabalha com a matéria da intimidade, a partir do uso dos pertences pessoais dos participantes.

A sessão com Fernanda Eugenio aconteceu no dia 29 de julho, com o acolhimento dos interlocutores do projeto, Rogério Nuno Costa e Joclécio Azevedo, e contando com a assistência dos investigadores do AND Lab Ana Dinger e Iacã Macerata.

21 Sep 2019

Logo após a Escola de Verão AND 2019, seguimos na pesquisa da alteração-alteridade sensível, com a Residência Assistida de Investigação-Criação do projeto The Insider, de Cristina Maldonado (CZ/MEX) em conversa com Fernanda Eugenio e Ana Dinger, realizada entre 24 e 27 de julho na Latoaria, Lisboa.


The Insider é uma performance-instalação one-to-one que explora as possibilidades de adentrar no mundo/perspectivas de outrxs como forma de investigar as relações entre simulação e empatia.


O processo de criação vem tendo o acompanhamento de Fernanda Eugenio desde 2015, em residências assistidas realizadas em Praga (2015), Berlim (2016) e Pardubice (2017). Neste verão de 2019, o protótipo de The Insider foi experimentado durante a Escola de Verão AND e, a seguir, a residência na Latoaria dedicou-se à afinação final da peça.

Please reload

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico