HOW

[PROGRAMA DE FORMAÇÃO & CUIDADO]

HOW | PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CUIDADO

 

O Programa HOW | Formação e Cuidado reúne as nossas diferentes ofertas de situações de encontro para a transmissão, partilha e aplicação do Modo Operativo AND, através de um programa regular de cursos extensivos e intensivos, residências, sessões de prática continuada, grupos de estudos, formação de formadores, além da possibilidade de acompanhamento individual ou em grupo através de práticas de cuidado, intervenção e supervisão. 


O programa conta com edições anuais da Escola de Verão AND (nos meses de Julho em Lisboa) e dos Laboratórios de Verão AND (nos meses de Janeiro e Fevereiro em diferentes cidades do Brasil); com o curso extensivo Escola do Re-Parar (nos meses de Setembro a Novembro em Lisboa), além das Oficinas AND (transmissão do Modo Operativo AND), Oficinas HOW (aplicação do Modo Operativo AND a diferentes questões transversais) e Oficinas WITH (combinação das ferramentas AND com outras ferramentas). É composto, ainda, pelas sessões PENSACÇÃO e outras variadas iniciativas para a prática continuada, a auscultação recíproca e a partilha de pesquisas em andamento. Somam-se também as Residências Assistidas, que acolhem projectos individuais ou colectivos para um acompanhamento desenhado à medida de cada proposta.

Além disso, estão incorporadas ao Programa HOW | Formação e Cuidado duas frentes de trabalho personalizado, com foco na singularidade de cada interlocutor e que assumem a natureza do compromisso duracional. São elas:

  • Processo Formativo AND, formação permanente de mediadores em Modo Operativo AND, através de um percurso único em cada caso, que permite ir desenhando aos poucos um vínculo directo com o AND Lab. Esta frente, destinada a acolher aqueles que desejam adoptar o MO_AND como uma de suas ferramentas de trabalho na relação com outros, envolve necessariamente a disponibilidade para um investimento sério e constante na construção, com o nosso suporte, de um corpo de mediador.  

  • as Práticas de Cuidado AND, que se desdobram em diversas possibilidades de acompanhamento e escuta individual de questões incidentes na dobra entre o íntimo e o político: as sessões hANDling (avulsas ou sob a forma do Processo Assistido Individual) e os encontros AND Craft (pequenos grupos de "inter-reparagem" - intervenção e supervisão - desenhados de propósito para acolher as demandas de um colectivo/agregado e restrito aos seus membros, ou propostos por nós, periodicamente, sob a forma do Percurso de Cuidado Colectivo). Essa zona de aplicação do Modo Operativo AND à matéria afectiva do 'cada um' desdobra-se a partir da colaboração entre Fernanda Eugenio e investigadores ligados à clínica trans, clínica com a subjectividade e clínica de território, procurando criar interfaces de relação que permitam 'crescer para o interior' daquilo que é tocado (e revolvido) quando se é tocado pela ética do MO_AND, numa táctica de cuidado do entorno através do cuidado de si - e vice-versa. O acompanhamento dá-se em interlocução directa com Fernanda Eugenio e investigadores associados do AND Lab com formação clínica. Para ter acesso a esta dimensão do Programa HOW, dado o seu carácter proximal e singularizado, pedimos que nos contactem directamente por email.  


No seu conjunto, a programação do HOW funciona como chão e casa para o AND Lab e toda a gente que se queira juntar, conferindo, pelo uso e exposição constantes, a consistência do próprio Modo Operativo AND. Sobretudo, a abertura permanente à intervenção e à habitação de tantos outros dá-nos a possibilidade preciosa de voltarmos sempre a questionar-nos, reformulando as nossas práticas enquanto as usamos e partilhamos.


Assim, no encontro com os participantes e habitantes mais ou menos assíduos, transmissão, aplicação e contínua (re)sistematização do Modo Operativo AND conformam um mesmo plano: o do trabalho pela partilha das perguntas (e não pelo ensino das respostas) e pela autonomia das diferenças (e não pela independência identitária). Deste modo, para além de funcionar como lugar de encontro em torno do Modo Operativo AND, o Programa HOW | Formação e Cuidado também assume como tarefa o questionar activo dos próprios dispositivos escola/clínica, instrumentos disciplinares de perpetuação da Lógica do É, que se sustentam na cisão entre ‘quem sabe’ e ‘quem não sabe’, e foram historicamente organizado de modo a confirmar e a reproduzir esta cisão. Através do ambiente de experimentação proporcionado pelas ferramentas da Lógica do E (AND), comprometemo-nos com a investigação partilhada da passagem do saber ao sabor e do descontínuo ensinar-aprender ao contínuo (re)aprender a (re)aprender, bem como com uma abordagem circunscriptiva, inventiva e (re)performativa dos processos de subjectivação. O Programa HOW | Formação e Cuidado é aberto a participantes de quaisquer áreas de actuação, sensíveis às questões implicadas na concretização da reciprocidade, e que estejam disponíveis para  (re)formular as perguntas em torno das quais construímos as nossas redes de convivência e a nossa teia íntima de afectos.

PARA ACEDER À TOTALIDADE DO CONTEÚDO, POR FAVOR VISITE A VERSÃO INTEGRAL DO SITE

ATRAVÉS DE UM COMPUTADOR.

EVENTOS EM DESTAQUE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CUIDADO

  • Facebook - Grey Circle
  • Vimeo - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

ESCOLAS & LABORATÓRIOS

 

oficinas

MO

AND

HOW WITH

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS

ASSISTIDAS

INSCRIÇÕES

ABERTAS

EM PERMANENTE

TEMPORADA

2018/2019

 

PRÁTICA CONTINUADA

 

AGENDA E INSCRIÇÕES

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico