WITH

[PROGRAMA DE COLABORAÇÃO & PARCERIA]

1/2

WITH | PROGRAMA DE COLABORAÇÃO E PARCERIA

 

 

O Programa WITH | Colaboração e Parceria reúne o conjunto das relações que emergiram, de perto em perto, ao longo da trajectória do AND Lab, a partir do encontro em corpo-a-corpo com diferentes Outros: outros modos de pensar-fazer, outros procedimentos, outras abordagens e outras geopolíticas, também. Por um lado, procuramos agrupar aqui a variedade das Investigações Relacionadas – tanto académicas quanto artísticas, tanto individuais como colectivas – que se dedicam, de algum modo, a aplicar, desdobrar ou entrar em conversa com o Modo Operativo AND, explorando os seus possíveis usos, nas mais diversas áreas de actuação.

 

Por outro lado, agrupamos também os diferentes projectos colaborativos e parcerias regulares com o AND Lab, que têm surgido em diferentes cidades e ambientes, além de assinalarem relações de vizinhança, afinidade e comprometimento com outros colectivos em Lisboa.

 

São encontros que se têm dado consecutivamente no plano da táctica, produzindo sensíveis consequências – como a emergência, à volta do AND Lab Lisboa, de uma comunidade de apoio recíproco e micro-resistência migrante, disposta a acolher os diversos que vamos sendo. Diferentemente das estratégias, de carácter planeado e pré-concebido, as tácticas emergem necessariamente do/no terreno, e envolvem o conjunto dos micro-ajustes e encaixes adaptativos que permitem o manuseamento, em acto, dos encontros.

 

Além disso, fazemos aqui um esforço de, aos poucos, ir congregando em nuvem todos aqueles que nos têm acolhido nos seus espaços e/ou integrado nas suas actividades, contribuindo para a proliferação do Modo Operativo AND, através de convites para publicações, apresentações, cursos, oficinas, laboratórios, residências, etc. Nos últimos anos, temos sido alegremente surpreendidos por um espalhamento inesperado do MO_AND, que é transmitido, partilhado e trabalhado numa rede crescente de projetos de criação e/ou mediação e programas de formação, em diferentes campos de conhecimento e diversos países - Brasil, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Itália, França, Grécia, Portugal, República Checa, EUA, etc.

 

Toda esta proliferação de cruzamentos, encontros e contaminações tem dado lugar a uma rede de afectos que, de modo mais ou menos formal e continuado, vai criando a teia das pessoas e lugares com a  qual temos vindo a colaborar e a desenvolver relações de cumplicidade duradouras. Gradualmente, estamos a transformar algumas destas parcerias em protocolos de colaboração – formalizando o movimento de infiltração do Modo Operativo AND em linhas de pesquisa e centros de estudos de algumas universidades, por exemplo, a fim de fortalecer aquilo que já se encontra em andamento no terreno, reconhecendo o trabalho que está a ser feito nesta rede cada vez mais diversa de colaboradores e abrindo possibilidades para a co-invenção de ainda outras oportunidades de encontro e partilha.

PARA ACEDER À TOTALIDADE DO CONTEÚDO, POR FAVOR VISITE A VERSÃO INTEGRAL DO SITE

ATRAVÉS DE UM COMPUTADOR.

ACTIVIDADES EM DESTAQUE

[PROGRAMA DE COLABORAÇÃO & PARCERIA]

  • Facebook - Grey Circle
  • Vimeo - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

December 27, 2018

No último dia 15 de dezembro aconteceu em Lisboa, no espaço Alkantara, o lançamento público do projecto de investigação-criação AND Lab 2019 'Do Irreparável: o que pode uma ética de reparação?', que conta com o apoio da DG-Artes/República Portuguesa. 

A sessão inaugural...

November 21, 2018

No fim de semana de 10 e 11 de novembro de 2018 aconteceu em Lisboa, no espaço Roundabout.Lx, a segunda oficina das Práticas de Des-imunização, uma pesquisa colaborativa entre as artistas Fernanda Eugenio e Dani d'Emilia, que têm colocado em conversa elementos do Modo...

Please reload

 

INVESTIGAÇÕES RELACIONADAS

Procurámos reunir nesta secção as diversas investigações relacionadas com o Modo Operativo AND, em andamento ou já concluídas, realizadas por pesquisadores de diferentes áreas e procedências geográficas, disponibilizando um pequeno resumo dos trabalhos, com imagens e links para materiais online (vídeos, artigos, dissertações e teses na íntegra, etc.). Algumas das investigações contam com Fernanda Eugenio como (co)orientadora ou membro do júri (no caso de trabalhos académicos). Algumas dedicam-se a mapear e/ou documentar o MO_AND. Outras estudam as aplicações do MO_AND nos seus campos. Outras, ainda, propõem relações com diferentes ferramentas, abordando o MO_AND como mais um aliado para o seu pensar-fazer.

 

PROJECTOS COLABORATIVOS

Conteúdo em elaboração. Actualizamos o site todas as semanas.

Em breve informações sobre os projectos:

  • MO_AND meets MO
    Fernanda Eugenio com Rômulo Correa

  • O AND vai à Escola
    Fernanda Eugenio com Mariana Ferreira

  • Baldio no AND Lab

  • Práticas Site-Specific & City Labs
    Fernanda Eugenio com Gustavo Ciríaco

  • AND App
    Fernanda Eugenio com Laura Sanchez Garcia e Marlon Lima

  • AND Lab em Serralves
    Fernanda Eugenio com João Fiadeiro a convite de Serralves

  • The Insider
    Fernanda Eugenio com Cristina Maldonado

  • Das Fronteiras aos Limites: Performance Situada na Gambiarracção
    Fernanda Eugenio com Carolina de Nadai

  • Tomar Corpo, Acontecer: MO_AND & Movimento Autêntico
    Fernanda Eugenio com Soraya Jorge

  • Colectivo Alfinete Amarelo / O Pavão Popular
    Fernanda Eugenio com Dyonne Boy e Flora Mariah

  • Nosso corpo é um mundo cheio de uma infinidade de criaturas que mereciam existir
    Fernanda Eugenio com Astrid Toledo e Naiá Delion

 

PARCERIAS & APOIOS

Apresentamos as Parcerias Regulares And Lab Lisboa, Parcerias Locais AND Lab Curitiba, AND Lab Rio e AND Lab Madrid, Apoios não-financeiros regulares, Parcerias Pontuais e Apoios recebidos ao longo da nossa trajectória.

AGENDA E INSCRIÇÕES

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico