PRÁTICAS DE REPARAGEM

& TESTEMUNHO

Com Fernanda Eugenio e Soraya Jorge

Sob o nome Práticas de Reparagem e Testemunho, agrupamos diferentes oficinas dadas, em colaboração, por Fernanda Eugenio e Soraya Jorge (por vezes, também, na companhia de Guto Macedo e Naiá Delion), dedicadas a partilhar o desdobramento das relações de reciprocidade entre Modo Operativo AND e Movimento Autêntico: entre o Reparar proposto pelo MO_AND e o Testemunhar proposto pelo MA.

 

Empregando diferentes recursos, tanto o Modo Operativo AND quanto o Movimento Autêntico investigam, a partir de uma prática no terreno e no corpo, as modulações entre presença e ausência, dentro e fora, percepção e apreensão, afecto e partilha, foco e distracção, instante e memória, singularidade e colectividade, desejo e responsabilidade.

 

As oficinas MO_AND+MA começam com um ou dois dias dedicados à introdução, primeiro, a cada uma das práticas separadamente. Nos dias seguintes, parte-se para algumas proposições que exploram modos de combinar as ferramentas do MA – o movedor, a testemunha  e o campo de potência para bodyfulness que se instaura entre ambos – com as do MO_AND – a ética de incorporação do acidente, a desfragmentação de si e a prática da re-paragem através do (contra)dispositivo do jogo quê-como-quando-onde.

 

As oficinas têm durações e formatos variáveis e adopta(ra)m diferentes títulos, consoante a modulação específica que se deseja explorar ou mover.

Fernanda Eugenio, 2018

Todos os Direitos Reservados

Neste site preferimos não usar a grafia pós-acordo ortográfico