top of page

COMO?

(Colaborativos)

ER2023-2_Fazer-Comum_Logo(1)_edited.jpg

Práticas MO_AND em Conversa Com

'MO_AND in Conversation With' Practices

Fernanda Eugenio & Múltiplas Colaborações

Práticas originadas da linha de colaborações externas "MO_AND em Conversa Com...", que podem integrar eventualmente a programação do Calendário ou das edições anuais da Escola do Reparar.







MO_AND & PERFORMANCE SITE-SPECIFIC

Fernanda Eugenio & Gustavo Ciríaco


City Labs

Cidades são tão diversas quanto as camadas que as compõem. Não param de voltar a emergir, de se re-performar ao olhar e de nos envolver com as suas atmosferas imperiosas e inevitáveis, acidentais e náufragas, frágeis e fortes, banais e extraordinárias. São alquimias sempre em processo, que vão produzindo padrões por vezes conflitantes, ainda que osmóticos, de habitação, experiência sensível e (des)agregação social. Além disso, resultantes de muitos sonhos de arquitetura, da mistura espúria entre fantasias utópicas, soluções improvisadas, estruturas de poder e desvios locais contingentes, as cidades são simultaneamente formas concretas e territórios efêmeros. Nelas vivemos e morremos, nos encontramos e nos despedimos, mantendo a ficção diária que une os interstícios do panorama mais amplo dos fenômenos urbanos.


City Labs são laboratórios temporários de atenção, mapeamento, criação e performance in situ, instalados em bairros e vizinhanças críticas de diferentes cidades, escolhidos pela ligação pertinente a questões políticas e afetivas locais. Com esta estrutura itinerante, Fernanda Eugenio e Gustavo Ciríaco têm viajado, desde 2009, pelas mais diversas ambiências urbanas, na América do Sul, nos EUA, na Europa e na Ásia, colecionando uma multiplicidade de acoplamentos e arranjos, situados entre as operações urbanas, e pesquisando a variabilidade performativa da forma-cidade.


Nesta colaboração duracional, os protocolos da Etnografia como Performance Situada, de Fernanda Eugenio, entram em conversa com os procedimentos de criação contextual, que Gustavo Ciríaco emprega na construção das suas peças imersivas e relacionais, gerando proposições por vezes transportáveis para outros sítios, por vezes irrepetíveis, além de serem partilhados através das oficinas Práticas Site-Specific.



Práticas Site-Specific

Orientadas por Fernanda Eugenio em colaboração com o artista contextual Gustavo Ciríaco, foram criadas a partir da experiência angariada com o projeto colaborativo City Labs, que vem sendo alimentado desde 2009, com a instalação de laboratórios temporários de pesquisa artística em espaços públicos de países tão diversos quanto o Vietname, os EUA ou o Brasil. Algumas edições da oficina incluem também a partilha e/ou o re-enactment de excertos de peças contextuais, de Gustavo Ciríaco, e de jogos-performances da Série Re-Programas, de Fernanda Eugenio.


A proposta é praticar um conjunto de proposições perceptivas para experimentar (com) o lugar e para investigar a performatividade das cidades. Misturando os protocolos da Etnografia como Performance Situada com abordagens vindas da arte contextual, a primeira parte do trabalho envolve uma jornada exploratória pelas vizinhanças geográficas e sociais do lugar que acolhe a própria oficina, exercitando o reconhecimento das materialidades e operações que perfazem a experiência urbana e a atenção ao diminuto e ao rarefeito que dão acesso à dimensão poética do cotidiano.


Com a matéria sensível recolhida, as pessoas participantes são então convidadas a experimentar criar pequenas performances in situ, individualmente ou em pequenos grupos, incidindo na zona limítrofe entre o que já lá está a acontecer e o contato mais ou menos efêmero com um “possível alargado”, jogando com a fantasia do que podem ser os lugares.


As Práticas Site-Specific geralmente são oferecidas em oficinas, com a duração de uma semana, que tomam lugar durante a Primavera ou o Verão de Lisboa, momento do ano mais favorável para passar longos períodos ao ar livre. As oficinas também acontecem (inter)nacionalmente no âmbito de festivais, residências artísticas ou a convite de estruturas artísticas e culturais.







MO_AND & MOVIMENTO AUTÊNTICO

Fernanda Eugenio & Soraya Jorge

Neste projeto de investigação colaborativa, apostamos no potencial político e na urgência de constituir um campo de troca, de coabitação e de criação de procedimentos cruzados entre práticas ético-estéticas e práticas somáticas.


Práticas de Reparagem & Testemunho

A partir da colocação em conversa e da aproximação entre a prática da reparagem/reparação (MO_AND) e a prática do testemunho (MA), unimos forças na direção da constituição de um conjunto de táticas para o cuidado de si e o cuidado do entorno. Ao mesmo tempo, tentamos que as duas práticas possam complementar-se reciprocamente e funcionar como ‘anticorpo’ uma da outra. Embora formalmente muito distintas, é explícita a correspondência entre as práticas. Ambas partilham um mesmo afeto-questão: o compromisso com a afinação da escuta sensível e com a constituição de uma sensibilidade (micro)política, através de uma investigação de cunho experiencial, relacional e situado.


O Movimento Autêntico (MA) é uma prática somática relacional para o desenvolvimento da consciência encarnada/corporificada, chamada de somafulness por Soraya Jorge, responsável pela introdução deste trabalho no Brasil e em Portugal, e criadora, há mais de vinte anos, de uma abordagem singular para a sua prática e partilha. O fundamento da investigação proposta pelo MA é a estrutura posicional movedor-testemunha: é a partir do estabelecimento de uma relação de confiança e reciprocidade entre as posições de ver e ser visto que se instaura um campo de forças seguro para a contemplação do corpo e seus estados e para a prática da escuta direta da sensação. A (re)conexão com o plano da sensação funciona como chave para mapear, mover e curar padrões reincidentes, tendências reativas e feridas emocionais, a partir do desenvolvimento gradual da chamada testemunha interna: uma consciência em movimento, capaz de acompanhar sem julgar, comunicar sem acusar e responsabilizar-se pelas narrativas e interpretações que cria.


É notável o potencial político expandido da conjugação das ferramentas do MA com as do Modo Operativo AND, que partilhamos nas diferentes modalidades de oficinas colaborativas Práticas de Reparagem e Testemunho, orientadas por Fernanda Eugenio e Soraya Jorge, em dupla e/ou em articulação com os parceiros, e também integrantes desta pesquisa, Guto Macedo e Naiá Delion. Por um lado, o MO_AND contribui para a expansão da consciência encarnada proposta pelo MA, num compromisso não apenas com o autoconhecimento, mas com o engajamento e a participação no plano coletivo. Por outro lado, o MA convoca explicitamente a estender também ao plano do ‘acontecimento individual’ os exercícios de fractalização da percepção, de acolhimento do acidente e de tomada de posição suficiente, propostos pelo MO_AND.


Empregando diferentes recursos, tanto o Modo Operativo AND quanto o Movimento Autêntico investigam, a partir de uma prática no terreno e no corpo, as modulações entre presença e ausência, dentro e fora, percepção e apreensão, afeto e partilha, foco e distração, instante e memória, singularidade e coletividade, desejo e responsabilidade.


As oficinas MO_AND+MA começam com um ou dois dias dedicados à introdução, primeiro, a cada uma das práticas separadamente. Nos dias seguintes, parte-se para algumas proposições que exploram modos de combinar as ferramentas do MA – as posições movedore e testemunha e campo de potência para somafulness que se instaura entre ambes – com as do MO_AND – a ética de incorporação do acidente, a desfragmentação de si e a prática da re-paragem através do (contra)dispositivo do jogo quê-como-quando-onde.


As oficinas têm durações e formatos variáveis e adota(ra)m diferentes títulos, consoante a modulação específica que se deseja explorar ou mover.




Práticas de Reparagem e Testemunho: Modo Operativo AND e Movimento Autêntico








MO_AND + DANÇA & COREOGRAFIA

Fernanda Eugenio & Sílvia Pinto Coelho


Práticas de Atenção

Das muitas e variadas práticas que temos para nos colocarmos em estado de escuta ativa, de investigação e de criação, esta oficina procura ativar como hipótese a possibilidade de isolamento sensorial, delimitando uma zona temporária de atenção. A curiosidade da percepção e a criação de nexos em estado incipiente constituem o lugar privilegiado de pesquisa.


Habitar um campo constituído envolve um processo de ajuste delicado e re-situado, em cada etapa, para encontrar uma implicação. Qualquer coisa como olear e afinar a máquina enquanto a usamos, num cuidadoso trabalho de sintonização. Por vezes, este processo já coabita conosco há muito tempo. O trabalho pode, nesse caso, passar por reconhecer o que já se encontra em andamento, para o explorar com a atenção, a imagem e a imaginação geradas.


As Práticas de Atenção são o nome dado por Sílvia Pinto Coelho a um conjunto de proposições que têm vindo a desenvolver a partir de alguns métodos de olhar para as coreografias do cotidiano. No âmbito do AND Lab, estas práticas de atenção aliam-se às (também) práticas de atenção propostas pelo Modo Operativo AND, compondo uma oficina que propõe diferentes exercícios para inventariar o que já lá está, naquela difusa zona a que chamamos de ‘antes de começar’, observando se (e como) continuamos a(o) começar e pesquisando táticas de preparação e pré-paração.


Tanto Fernanda Eugénio como Sílvia Pinto Coelho têm vindo a debruçar-se sobre vários modos de olhar para o processo como uma dramaturgia de decantação: tudo ‘pode’ (acontecer), mas entre aquilo que ‘pode’ (acontecer), o que é que se torna possível, o que é que se revela e é relevante, tanto individual como colectivamente?


Esta oficina costuma ser oferecida no âmbito das edições anuais do AND Lab (atualmente a Escola do Reparar) constituindo o nosso modo de pré-paração para cada dia de trabalho. É também, por vezes, oferecida como módulo autónomo.








MO_AND + TERNURA RADICAL

Fernanda Eugenio & Dani D'Emilia


Práticas de Des-Imunização

Partem do campo de afinação entre a política de co(m)passionamento, experimentada por Fernanda Eugenio com o Modo Operativo AND, e a prática da Ternura Radical proposta pela artista Dani d’Emilia, no âmbito da performance e da pedagogia radical, para pesquisar, no plano da corporeidade, possíveis percursos para a ativação de modulações não-hierárquicas e disseminadas do amor e do amar, experimentando a sua liberação de conformações pré-definidas e a sua operatividade enquanto força de strangership: sintonização com o impróprio e o alheio, capacidade de prescindir da lógica da (des)identificação e do (des)entendimento para abrir-se em disponibilidade, comparência, escuta, engajamento e presença.


Esta colaboração ancora-se no desejo de experimentar procedimentos relacionais e práticas político-afetivas encarnadas para a trans-formação social, explorando a dobra entre o íntimo e o político: entre os modos da vinculação proximal e aqueles que poderão operar, por emergência, mudanças sensíveis no coletivo. Criar as condições para o exercício desta política outra para a constituição situada do viver-juntes envolve acolher o risco e comprometer-se com o cuidado recíproco, a fim de sondar caminhos para a retomada de territórios afetivos imunizados pelos mecanismos da indiferença ou pelo fechamento identitário. Des-imunizar ao outro (cum, o outro; o além de mim), experienciar a relação como dádiva (munus). Fazer no/do corpo coragem e franqueza para se implicar, a cada vez, no (re)fazer comum.


Os procedimentos e as proposições vivenciais que vão sendo criados na relação entre es artistas são, periodicamente, partilhados sob a forma de diferentes oficinas experienciais abertas à participação de qualquer pessoa com disponibilidade e desejo de pesquisar o território vasto – e sempre ainda por inventar – dos modos como vivemos as nossas relações e distribuímos os nossos afetos.


As oficinas propõem a cada vez um conjunto diferente de práticas emergentes da contaminação-afinação entre as políticas do co(m)passionamento e da ternura radical, sempre partindo do plano da corporeidade para investigar outras disposições sensíveis – menos dependentes da identificação e do entendimento – e modos de criar, frequentar e praticar formas disseminadas do amor.


As proposições procuram criar um ambiente de confiança, acolhimento e franqueza – no qual o cuidado possa crescer na proporção do risco – e envolvem circuitos sensoriais e micro-scripts performativos para serem vividos em duplas, trios ou em pequenos grupos, circunscrevendo zonas temporárias de intimidade com o desconhecido e o desconhecível e convidando a experimentar estados de vulnerabilização deliberada e de elasticidade variável da (im)permeabilidade e do (des)conforto.



Práticas de Dis-solução

De Fernanda Eugenio e Dani d’Emilia, são parte da pesquisa colaborativa des artistas à volta da elasticidade das capacidades de vinculação íntima com o desconhecido/desconhecível e de possíveis percursos para a ativação de modulações politizadas, não-hierárquicas e disseminadas do amor. Apostando na sintonização com as valências da (dissolvência) como meio para pesquisar possíveis "foras" do regime hegemônico da solução, as Práticas de Dis-solução trabalham com a matéria íntima/pessoal para atravessá-la. Através de rituais psicosSOMAgicos, miram sintonizações com o infra e o transpessoal que permitam repousar no tecido da inseparabilidade, descansar no sentir distribuído e percorrer todo o espectro das sensações até a sua borda se (des)integrar no fora/dentro.


Colocando em conversa o Modo Operativo AND e a Ternura Radical, esta colaboração iniciou em 2018 com as Práticas de Des-Imunizacão, focando em modos de retomada dos territórios afetivos imunizados pelos mecanismos de fechamento-proteção-indiferença característicos das relações entre humanes num enquadramento hegemônico-colonial-capitalístico. Com a pandemia e a demanda emergencial por imunização biológica, comprometeram-se as condições de proximidade que permitiam trabalhar na des-imunização afetiva à alteridade, ao mesmo tempo em que se tornou ainda mais urgente a sintonização com o fundo comum da Vida - feito não só do entrelaçamento com outres nomeáveis como "semelhantes", mas também da imbricação de cada ume com o corpo da Terra, com a vastidão ilimitada da vida para além e aquém das formas. Emergiram assim, em 2020, as Práticas de Dis-Solução, procurando fazer da ‘falta de contato físico’ entre humanes uma brecha para a coletivização do sentir, alargando as experimentações na direção de um repertório de intimidade relacional mais vasto, capaz de vibrar em amorosidade com outras formas de vida, mais-que-humanas.




Experimento Re-Fusing

Emerge na sequência de uma trajetória de investigação sobre como estender nossos modos e campos de intimidade entre e além do corpo social, de modo a incluir relações metabólicas mais amplas pelas quais somos constituídes e com as quais estamos continuamente entrelaçades. Movides pelo anseio e pela necessidade política de novas formas viscerais de respons(h)abilidade e pertencimento, temos vindo a investigar práticas que ativam a inseparabilidade e nos ajudam a sintonizar com ela enquanto uma experiência no sensível.


Essa jornada começou em 2018, quando, colocando o Modo Operativo AND em conversa com a Ternura Radical, Fernanda e Dani criaram as Práticas de Des-imunização. A segunda fase dessa jornada deu lugar a outro campo de procedimentos relacionais, as Práticas de Dis-solução, por meio das quais emergiu uma série de Rituais PsicosSOMAgicos.


Agora, com este primeiro experimento, circunscrevemos um novo campo de pesquisa na operação re-fusing - que sintetiza num só-multiplo movimento os gestos de recusar e refundir. 

Este é o desdobramento mais recente dessa pesquisa de longa duração, no qual, em conversa com Sarah Amsler, propomo-nos a estender mais amplamente abordagens queer ao plano das relações multiespécies, dando continuidade a esse trabalho dedicado a expandir formas de intimidade e a interromper, em si, inscrições sistêmicas que perpetuam a separabilidade.


Iniciando um movimento mais direto de colocação em conversa das pedagogias do AND Lab e do coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais, o experimento encarnado Re-fusing propõe um protocolo simples para comparecer a encontros ume-para-ume com entidades mais-que-humanas, ativando modulações de relacionalidade cuir que permitam explorar em ato como co-sentir em vez de consentir - e, assim, pesquisar vias para reabrir e reorientar categorias e formas (passando do 'kind' ao 'kin'), sustentando a questão: 'o que é preciso recusar para re-fundir?'


Vermelho_Where When.png

QUANDO-ONDE?

Opções disponíveis e histórico
deste Programa no Calendário
de Eventos & Agendamentos

Eventos atuais e/ou anteriores relacionados no Calendário

[se houver atividades atuais, elas aparecerão primeiro; rolar a lista para ver o histórico de atividades realizadas]

[English]

'MO_AND in Conversation With' Practices

Fernanda Eugenio & Multiple Collaborations

Practices originating from the external collaborations line "MO_AND in Conversation With...", which may eventually integrate the Calendar or annual editions of the School of Reparar.









MO_AND & SITE-SPECIFIC PERFORMANCE

Fernanda Eugenio & Gustavo Ciríaco


City Labs

Cities are as diverse as the layers that constitute them. They never cease to re-emerge, to re-perform before our gaze and to engage us with their imperious and inevitable atmospheres, accidental and shipwrecked, fragile and strong, banal and extraordinary. Alchemies always in process, producing conflicting, albeit osmotic, patterns of dwelling, empirical/sensorial experience, and social (dis)integration. Moreover, resulting from many architectural dreams, from the spurious mixture between utopian fantasies, improvised solutions, power structures and contingent local deviations, cities are both concrete forms and ephemeral territories. In them we live and die, we meet and we part, maintaining the daily fiction that bonds the interstices of the broader panorama of urban phenomena.


City Labs are temporary laboratories for attention, mapping, creation and on-site performance, installed in neighbourhoods and critical peripheries of different cities, chosen for the pertinent link to local political and affective issues. With this itinerant structure, Fernanda Eugenio and Gustavo Ciríaco have travelled, since 2009, through the most diverse urban environments, in South America, the USA, Europe and Asia, collecting a multitude of couplings and arrangements situated amidst urban operations, and researching the performative variability of the city-form.


In this durational collaboration, Fernanda Eugenio's protocols of Ethnography as Situated Performance enter into conversation with the contextual creation procedures that Gustavo Ciríaco employs in the construction of his immersive and relational performances, generating propositions sometimes transferable to other sites, sometimes unrepeatable. These propositions are, in turn, shared in the Site-Specific Practices workshop.



Site-Specific Practices

These workshops, guided by Fernanda Eugenio in collaboration with the  contextual artist Gustavo Ciríaco, were created from the experience of the City Labs collaborative project, active since 2009, setting up  temporary laboratories of artistic research in public spaces of  countries as diverse as Vietnam, the USA or Brazil. Some editions of the  workshop also include the transmission and/or re-enactment of excerpts  from contextual performances by Gustavo Ciríaco and performance-games of  the Re-Programme Series by Fernanda Eugenio.


The focus of the  workshop is to practice a set of perceptual propositions to experiment  (with) the place and to investigate the performativity of cities. Combining  the procedures of Ethnography as Situated Performance with approaches  from contextual art, the first part of the work involves an exploratory  journey through the geographic and social vicinities of the place that  hosts the workshop, an exercise of recognition of the materialities and  operations that compose the urban experience and of attention to the  minute and the rarefied that give access to the poetic dimension of  everyday life.


Using the collected sensitive matter, the  participants are then invited to create short in situ performances, individually or in small groups, focusing on the borderline of what is  already happening there and the more or less ephemeral contact with an ‘enlarged possible’, playing with the fantasy of what places can be.

Site-Specific Practices are generally offered in one-week workshops and take  place in Spring or Summer time in Lisbon, the most appropriate time of  the year for spending long periods outdoors. The workshops are also held  (inter)nationally, in the context of festivals and artistic residencies  comissioned by artistic and cultural structures.







MO_AND & AUTHENTIC MOVEMENT (AM)

Fernanda Eugenio & Soraya Jorge


In this collaborative research project, we focus on the political potential and the urgency of establishing a field of exchange, cohabitation and the creation of cross-procedures between ethical-aesthetic practices and somatic practices.



Practices of Reparagem/Reparation (MO_AND) & Witnessing

From the approximation and conversation between the practice of reparagem/reparation (MO_AND) and the practice of witnessing (AM), we join forces towards the constitution of a set of tactics of self-care and care for the environment. We try that the two practices simultaneously complement each other and function as each other’s 'antibody'. Although formally very distinct, the correspondence between practices is explicit. Both share the same question-affect: the commitment to the refinement of sensitive listening and the constitution of a (micro)political sensibility, through an experiential, relational and situated research.


Authentic Movement(AM) is a somatic relational practice for the development of incarnated/embodied consciousness, called somafulness by Soraya Jorge, responsible for the introduction of this work in Brazil and Portugal, and for a specific approach to this practice and its sharing that amounts to more than twenty years of existence. The basis of the research proposed by the AM is the positional structure mover-witness: it is from the establishment of a relationship of trust and reciprocity between the positions of seeing and being seen that a secure field of forces is created for the contemplation of the body and its states and for the practice of a direct listening of sensations. The (re)connection to the plane of sensation functions as a key to map, move and heal recurrent patterns, reactive tendencies and emotional wounds, from the gradual development of an internal witness: a moving consciousness, able to follow without judging, communicating without accusing and be accountable for the narratives and interpretations that it creates.


The expanded political potential of the combination of AM and MO_AND tools is noteworthy. The combination of tools is shared in different modalities of the collaborative workshops Practices of Reparagem and Witnessing, oriented by Fernanda Eugenio and Soraya Jorge, together and/or in articulation with partners, and also members of this research, Guto Macedo and Naiá Delion. On the one hand, MO_AND contributes to the expansion of the embodied consciousness proposed by AM, in a commitment not only to self-knowledge but also to the engagement and participation in a collective plane. On the other hand, AM calls for the extension, to the plane of ‘individual happening’, of the exercises of fractalizing perception, harbouring accidents and sufficient positioning, proposed by MO_AND.


Employing different resources, both Modus Operandi AND and Authentic Movement investigate, from a field and bodily practice, the modulations between presence and absence, inside and outside, perception and apprehension, affect and partition, focus and distraction, instant and memory, singularity and collectivity, desire and responsibility.


MO_AND + AM workshops begin with one or two days dedicated to the introduction to each of the practices separately. In the following days, some propositions explore ways of combining AM tools - the mover,  the witness and field of somafulness in-between - with those of the MO_AND – the ethics of incorporation of accidents, the defragmentation of oneself and the practice of reparagem using the (counter)dispositif of the WHAT-HOW-WHEN-WHERE game.


With variable durations and formats, the workshops adopt different designations, depending on the specific modulation to explore or move at each time.




'Repair and Witness Practices: Modus Operandi AND and Authentic Movement







MO_AND + DANCE & COREOGRAPHY

Fernanda Eugenio & Sílvia Pinto Coelho


Among  the many and varied practices we have to place ourselves in a state of  active listening, research and creation, this workshop tries to activate  as hypothesis the possibility of sensorial isolation, delimiting a  temporary zone of attention. The curiosity of perception and the  creation of nexuses in an incipient state constitute the focus of the  research


To inhabit an already-constituted field involves a  process of delicate and re-situated adjustment and engagement in each  step of the way. Something like oiling and tuning the machine while we  use it: a labour of careful tuning. Sometimes, this process already  inhabits us. In this case, the work to be done may be to recognize what  is already in progress and to explore, attentively, the generated images  and imagination.


Practices of Attention

is the name given by  Sílvia Pinto Coelho to a set of propositions that she has been developing from methods of looking at everyday choreography. Within the  scope of AND Lab, these practices of attention are aligneg with the  practices of attention proposed by Modus Operandi AND, combining  different exercises for the inventory of what-is-already-there, in that  diffuse zone that we call 'before', looking if and into how we (continue  to) begin and researching preparation tactics.


Both Fernanda  Eugénio and Sílvia Pinto Coelho investigate different ways of looking at  these processes as a decantation dramaturgy: everything 'can' (happen),  but between what 'can' (happen) and what actually becomes possible,  what is revealed and relevant, both individually and collectively? These  workshops usually take place in the context of AND Summer Schools, as  preparatory work at the beginning of each day. They are also sometimes  offered autonomously.







MO_AND + RADICAL TENDERNESS

Fernanda Eugenio & Dani D'Emilia


The Practices of Dis-Immunisation

come out of the encounter between the politics of co(m)passionment, part of Fernanda Eugenio’s MO-AND ethics, and Radical Tenderness, Dani d'Emilia’s practice in the scope of performance and radical pedagogy. They investigate, within the plane of corporeality, possible paths for the activation of non-hierarchical and disseminated modulations of love and loving, released from pre-defined conformations. Expanding love’s operability also as a 'strangership force', these practices call for an attunement to the improper and unfamiliar, moving beyond the logic of dis/identification and mis/understanding as (the only) basis for engaged relationality.


(Re)claiming affective territories immunised by the mechanisms of indifference and/or identitary foreclosure within capitalist and colonial frames, these practices propose themselves as tools for deep listening, engagement and presencing of one another whilst committing to reciprocal care in the process, creating and holding each body with the courage and frankness involved in a continuous (re)imagining and (re)doing of ourselves, in/through each relation.


This collaboration is anchored in the desire to experiment with embodied relational procedures and political-affective practices for social trans-formation, exploring the fold between the intimate and the political. Creating the conditions for exercising this political practice involves accepting the risk and responsibility of circumscribing zones of temporary intimacy with the unknown and the unknowable, experiencing states of deliberate vulnerability as we explore the variable elasticity of permeability in each encounter. To become dis-immunised to the other (cum, the other; beyond me) and experience the relationship as a gift (munus).


The procedures and experiential propositions created collaboratively by the two artists are periodically shared in the environment of experiential workshops, open to the participation of everyone willing to research the vast - and still to be invented – territory of how we live our relationships and distribute our affections/affects.


The workshops propose each time a different set of emerging practices of contamination-attunement between the politics of co(m)passionment and the politics of radical tenderness, always starting from the corporeal plane to investigate other sensitive dispositions - less dependent on identification and understanding - and ways of creating, frequenting and practicing widespread forms of love.


The exercises proposed in the workshops seek to create an environment of trust, acceptance and frankness, in which care can grow in proportion to the risk. They involve sensorial circuits and performative micro-scripts to be experienced in pairs, trios or small groups, circumscribing temporary zones of intimacy with the unknown and the unknowable and inviting participants to experience (and experiment with) states of deliberate vulnerability and of elastic (im)permeability and (dis)comfort.



The Dis-solution Practices

by Fernanda Eugenio and Dani d'Emilia, are part of the artists' investigation around the elasticity of the capacities for intimate connection with the unknown/unknowable and of possible inroads for the activation of politicized, non-hierarchical and disseminated modulations of love. Attuning with the valences of (dis)solvency as a means of researching possible "outer zones" of the hegemonic regime of solution, the Dis-solution Practices work through intimate/personal matters as portals for attunement with the infra and the transpersonal, proposing psychoSOMAgic rituals as invitations to affectively surrender to the fabric of inseparability, resting in the whole spectrum of sensations until its outside/inside edge (dis)integrates.


Placing the Modus Operandi AND and Radical Tenderness in conversation, this collaboration began in 2018 with the Dis-immunization Practices, focusing on ways of reclaiming the affective territories immunized by mechanisms of closure-protection-indifference characteristic of relationships between humans in a hegemonic colonial-capitalistic framework. With the pandemic and its emergency demand for biological immunization, the conditions of proximity that allowed this work in the affective dis-immunization to alterity were compromised. At the same time, it became more urgent to attune with the broader wisdom of Life itself - composed not only by the intertwining with others named as ‘similar’, but also by the entanglement of each one in/as the body of the Earth, and the unlimited vastness of life beyond and below forms. From this context, in 2020, emerged the Dis-Solution Practices, an attempt to make the 'lack of physical contact' between humans an opening for the collectivization of affect, expanding experiments towards a wider repertoire of relational intimacy that mobilizes radical love with other more-than-human forms of life.



The Re-Fusing Experiment

emerges after a trajectory of inquiry into how to extend our modes and fields of intimacy between and beyond the social body into the wider metabolic relations we are constituted by and ongoingly entangled with. Moved by a yearning - and political necessity - for visceral new forms of response-ability and belonging, we are exploring practices that activate inseparability and help us attune to it as a sensitive experience.


This journey started in 2018, when by bringing Modus Operandi AND in conversation with Radical Tenderness, Fernanda and Dani created the Dis-immunisation Practices. The second phase of this journey gave way to another field of relational procedures, the Dis-solution Practices, through which a series of PsychosSOMAgic Rituals emerged.


Now, with this first experiment, we circunscribe a new field of research synthesized into the operation of 're-fusing' - that merges together the gestures of refusal and re-fuse. This is the most recent unfolding of the research, in which in conversation with Sarah Amsler, we propose to deepen this ongoing work to interrupt our internal inscriptions of systemic relations that perpetuate separability through an even wi(l)der queering of intimacies.


As a more direct movement of putting into conversation the pedagogies of AND Lab and the collective Gesturing Towards Decolonial Futures, this embodied experiment proposes a simple protocol for attending one-to-one relations with more-than-human 'entitings', activating queer relationality modulations that allow exploring-in-act how to co-sense instead of consenting - and so researching ways to reopen and reorient categories and forms (turning 'kinds' into 'kins'), sustaining the question: 'what is it necessary to refuse in order to re-fuse?'

ENGLISH
bottom of page