top of page

RESIDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO-CRIAÇÃO

As residências de investigação-criação acontecem em articulação com os Laboratórios de Verão AND Brasil 2019, como períodos imersivos de pesquisa partilhada, juntando elementos da equipa nuclear do AND Lab Lisboa e colaboradores dos núcleos locais – Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo –, além de outrxs artistas e investigadores cujo trabalho orbita em torno do Modo Operativo AND.

As residências propõem-se como espaço para o inventário e a invenção do que pode vir a constituir um conjunto de tácticas para o posicionamento ante o Irreparável – a seguir partilhadas com os participantes de cada laboratório local.

Esta proposição tomará diferentes contornos em cada cidade, situadamente, em relação com o perfil dos componentes de cada núcleo e com as inquietações preponderantes da comunidade local de praticantes do MO_AND.

No Rio de Janeiro, onde há uma forte relação com pesquisadores dedicados às interfaces entre arte e clínica, além de uma comunidade mobilizada pela questão dos direitos humanos, concentramo-nos no mapeamento de tácticas de cuidado e autocuidado, capazes de sustentar um corpo de escuta e (re)generar um corpo de luta.

Em Curitiba, onde existe uma interlocução já de longa duração com pesquisadores ligados às artes cénicas, ao teatro do oprimido, ao teatro de rua e à intervenção urbana, voltamo-nos para uma pesquisa de tácticas de decomposição e recomposição, apostando numa correlação possível entre o arrumar e o rumar: entre os gestos de (des)arrumação do corpo e do entorno e a abertura de brechas e caminhos outros.

Em São Paulo, onde a pesquisa das relações entre práticas ético-estéticas e práticas somáticas tem sido o mote agregador dos integrantes e interlocutores do núcleo, voltamo-nos para os estudos da presença – nas suas diferentes modulações entre o aparecer/desaparecer e o permanecer -, como esforço de angariação de tácticas para dar corpo (de coragem) à comparência.


RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB RIO DE JANEIRO

ONDE:
Vale das Princesas, Petrópolis
QUANDO:
21 a 25 de Janeiro de 2019
COM QUEM:
Fernanda Eugenio, Iacã Macerata, xs investigadores convidadxs Eduardo Passos e Catarina Resende e participantes do Projecto Corporificar o Cuidado (Parceria AND Lab/UFF)


RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB CURITIBA

ONDE:
Casa Quatro Ventos
Rua da Paz, 51 – Centro, Curitiba
QUANDO:
11 a 15 de Março de 2019
COM QUEM:
Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Francisco Gaspar Neto, Milene Duenha e artistas locais convidadxs


RESIDÊNCIA NÚCLEO AND LAB SÃO PAULO

ONDE:
Leviatã
Rua 7 de Abril, 356, 4º andar – República, São Paulo
QUANDO:
23, 24 e 31 de Março de 2019
COM QUEM:
Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Naiá Delion, Patrícia Bergatin e artistas locais convidadxs

Projecto AND Lab 2019

DO IRREPARÁVEL: O QUE PODE UMA ÉTICA DE REPARAÇÃO?

bottom of page