top of page

QUÊ?

[O AND Lab]

AND-Lab-Azul-QUE-Sobre(transparente)
Modo Operativo AND
AND2023_Novidades.png

O AND Lab

& O MODO OPERATIVO AND [MO_AND]

SOBRE O AND

O AND Lab | Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência é uma plataforma de pesquisa praticada que se dedica ao desdobramento contínuo, à transmissão e partilha e à aplicação do Modo Operativo AND (MO_AND). O MO_AND é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em 'reparar (n)o Irreparável", criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio 

De aplicabilidade transversal às mais diversas áreas – do manejo quotidiano do viver-juntes à criação colaborativa; das práticas artísticas às práticas de cuidado; do trabalho de (re)mediação ao trabalho de intervenção; dos processos de tomada de des-cisão às iniciativas experimentais de reconexão sensível com a terra; do cartografar-curar do soma e dos afetos individuais às lutas íntimas e coletivas por trans-forma-ação, decolonização e justeza social –, o MO_AND pode sintetizar-se num triplo procedimento: Re-parar, fazer a Reparagem e sustentar a Reparação. O compromisso de praticar os conceitos – tornando-os em ferramentas e devolvendo-os ao uso de uma forma muito direta e no terreno – é o que imprime ao MO_AND o seu caráter ao mesmo tempo singular e amplo.

As atividades do AND Lab se desdobram em três diferentes eixos: a investigação-criação, a transmissão-partilha e o acompanhamento-cuidado

 

A dimensão de investigação-criação abriga as diretrizes AND Território, AND Soma e AND Cuidado, além de acolher diferentes projetos colaborativos e o trabalho de incessante (re)invenção conceitual e de criação de artefatos e interfaces variadas para a (a)presentação do MO_AND (publicações, performances e eventos como exposições, ocupações ou ciclos temáticos). Este plano de investigação-criação mobiliza colaboradores e investigadores associades e, sendo também aberto a investigadores visitantes, pesquisadores do MO_AND ou criadores/ pesquisadores, provenientes de qualquer área, comprometides com a questão do Comum.

As zonas da transmissão-partilha e de acompanhamento-cuidado envolvem as Oficinas Modo Operativo AND, as oficinas Práticas Colaborativas, o Programa de Residências Assistidas, com aplicações abertas em permanência, a oferta regular de sessões e práticas por marcação e, enquanto ação duracional, a Escola do Reparar. Esta última, constitui-se enquanto programa continuado de formação artístico-política e cuidado-curadoria, com edições temáticas anuais, que abrange várias atividades regulares de formação abertas à participação de qualquer pessoa, além de oferecer diversas interfaces para a prática contínua e a troca de procedimentos, e de disponibilizar diferentes possibilidades de relação singularizada e coletiva com o MO_AND.

O Modo Operativo AND [MO_AND]

The Modus Operandi AND [MO_AND]

Diretrizes do AND Lab

AND Lab Directives
VOLTAR - SOBRE O AND

O Espaço AND Lab

The AND Lab Space

Historial & Trajetória

History & Trajectory

O conectivo E (AND), que dá nome ao centro de investigação e ao modo operativo com o qual trabalhamos, sintetiza uma abordagem artesanal que não se baseia nem no saber (a lógica do É) nem no achar (a lógica do OU), mas no sabor e no encontrar (a lógica do E).

ESTRUTURA

Funcionando como lugar comum para a convergência entre as artes, o pensamento crítico, as práticas político-afetivas encarnadas, as pedagogias radicais, os modos de existência-habitação e os modos de criação e (des)aprendizagem, o AND Lab opera no encontro entre as duas inquietações transversais – como viver juntes? e como não ter uma ideia? – que resumem a filosofia habitada do Modo Operativo AND, e que se desdobram em tantas outras indagações motoras, ante o Irreparável da ferida colonial: como viver sós? como morrer juntes? como matar o sistema em nós, sem morrer? como re-membrar-se, sintonizando com a inseparabilidade ao nível da experiência sensível? 

Com sede em Lisboa (Portugal) e núcleos locais em Madrid (Espanha), em Berlim (Alemanha) e em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Palmas (Brasil), o AND Lab oferece uma programação multiforme e geograficamente distribuída – predominantemente entre Europa e América do Sul, habitando sobretudo o eixo Brasil-Portugal.

equipa-and-lab.jpg

Equipa
AND Lab

AND Lab Team
parcerias&apoios.jpg

Parcerias & Apoios

Partnerships & Supports
P1290683.JPG
CONTATO
bottom of page