AND Hap | Release of the Book "Protocols of Conviviality: Performance, Pedagogy and Anticolonial Dissidences"
Thu 31 Oct
|AND Lab Space
by André Rosa | + BACI performance | free entry


General Info
31 Oct 2024, 19:00 – 21:00
AND Lab Space, Av. Infante Dom Henrique 334 Piso 3 Salas 8-10 | Lisbon, Portugal (Metro: 5 min walk | Est. Oriente: 15 min walk)
Details
Programa de Práticas Colaborativas | Mostra 'AND Hap'
Lançamento do Livro "Protocolos de Convivialidade: Performance, Pedagogia e Dissidências Anticoloniais"
De André Rosa | + curta-metragem "Quase tudo sobre minha avó"
As mostras AND Hap constituem zonas temporárias de encontro que abrem periodicamente o Espaço AND Lab ao exterior, convidando o público como cúmplice e participante em situações singulares de partilha do que anda a decorrer por aqui nos planos da criação e da pesquisa. Os AND Hap ativam-se diversas vezes por ano, abrigando, sob a forma do happening, diferentes tipos de acontecimentos, que vão de ensaios abertos e mostras de processo das residências acolhidas no Espaço a propostas tais como intervenções e performances, palestras e conferências, tertúlias e festas etc. Além disso, também acionamos a interface AND Hap para a partilha periódica dos nossos artefatos emergentes e para marcar os inícios e desfechos de cada temporada da nossa programação.
O evento reúne o lançamento do livro "Protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais" e exibição do curta-metragem "Quase tudo sobre minha avó", ambos decorrentes da pesquisa do doutoramento em Estudos Artísticos do pesquisador André Rosa, realizada na Universidade de Coimbra. O livro, publicado pela Editora Hucitec, aborda práticas artísticas e educacionais que, através da proposição de metodologias em performance e pedagogia, reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais. "Quase tudo sobre minha avó", é uma curta metragem produzida pelo grupo de pesquisa coordenado por André Rosa a partir das pesquisas abordadas no livro que será lançado.
André Rosa transita entre o corpo e suas pedagogias, tecnologias e saberes anticoloniais. Ator, dançarino, performer e pesquisador das Artes da Cena e das Imagens em Movimento. É docente na Licenciatura em Teatro e Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Licenciado em Educação Artística (Teatro e Dança) pela UNESP. Trabalha há mais de 25 anos com as artes da cena e do audiovisual. Fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM), ambos investigam as dimensões culturais, políticas, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em arte, educação e mediações tecnológicas.
Ficha Técnica:
Criador e Acionador de Convivialidades: André Rosa
Músico, Técnico de Som e Projetista Eletrônico: Pedro Nonimo
Figurino: Luciane Trento
Produção: Milena Plahtyn
A participação é livre e não há formulário de inscrição. Basta aparecer :)