Unruly Studies [Portugal] | School of Reparar 2023 [Ed#4]
Sat 06 May
|Espaço AND Lab
Practiced Study Group Module | Inhabited Philosophy of the AND Operative Mode: sharing and practice of concept-tools | with Fernanda Eugenio
![Unruly Studies [Portugal] | School of Reparar 2023 [Ed#4]](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_1dcfcc98f3974738a6279d33a747bfcb~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_1dcfcc98f3974738a6279d33a747bfcb~mv2.png)
![Unruly Studies [Portugal] | School of Reparar 2023 [Ed#4]](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_1dcfcc98f3974738a6279d33a747bfcb~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_1dcfcc98f3974738a6279d33a747bfcb~mv2.png)
General Info
06 May 2023, 14:00 WEST – 07 May 2023, 18:00 WEST
Espaço AND Lab, Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisbon, Portugal
Details
Atenção, queridas pessoas do Brasil: este é um evento presencial em Portugal, pelo que as inscrições são somente em moeda local (€).
ESCOLA DO REPARAR 2023 | Ed#4
Módulo 'Estudos Indóceis' | Grupo de Estudos Praticados
Filosofia Habitada do Modo Operativo AND: partilha e prática das ferramentas-conceito Re-Pouso & Re-Voo
[+ Amparo & Encanto e Restauração]
com Fernanda Eugenio
Sábado e Domingo 6 e 7 de Maio, 14 às 18h
Espaço AND Lab | Lisboa (Edifício Expresso - ao pé do metro Cabo Ruivo)
SINOPSE DA ATIVIDADE:
Os Estudos Indóceis propõem-se enquanto oficina de práticas experimentais e grupo de estudos colaborativos da filosofia habitada Modo Operativo AND. Dedicam-se a construir uma primeira aproximação ao tema anual da edição 2023 da Escola, concentrando-se em partilhar de modo teórico e prático as novas ferramentas-conceito da constelação MO_AND que são o foco deste ano: Re-pouso & Re-voo, Amparo & Encanto e Restauração.
Neste encontro de um final de semana, combinam-se a prática de algumas modulações de jogos do MO_AND com outras proposições experimentais, num convite à ativação sensível das questões tratadas.
INFORMAÇÕES:
Carga Horária: 8h
Total de vagas: 24
Língua: o workshop será orientado em Português. Poderá haver tradução para o inglês ou para LGP, sob demanda de inscrição.
Pré-requisitos: não há. Recomendamos, a quem não tiver familiaridade com o Modo Operativo AND, assistir antes à websérie que será oferecida como bônus nesta inscrição, conforme detalhado a seguir.
VALOR E PAGAMENTO:
Valor: 50 € (tickets no fim da página)
Pagamento online seguro via PayPal/cartões ou offline via transferência bancária direta (dados enviados no email de confirmação do pedido)
Desconto de 10% para aderentes da Rede de Amigues do AND Lab [ver aqui como aderir]
Bônus-oferta em todas as inscrições: acesso com validade de 30 dias à Websérie "Manual de Sobrevivência para Tempos Irreparáveis" [+sobre a websérie]
BOLSAS:
Em todas as atividades da Escola do Reparar oferecemos bolsas em 25% das vagas, para pessoas racializadas; PCDs e/ou outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; afetadas por desigualdades de gênero e/ou classe social; desempregades; migrantes; refugiades.
Neste módulo, serão oferecidas até 3 bolsas integrais e 3 bolsas parciais (-50%). Será concedida uma bolsa a cada 4 inscrições pagas;
Para solicitar uma bolsa: escolher a opção de ticket "pedido de bolsa" e enviar o formulário, com o seu perfil e a motivação do pedido. Retornaremos brevemente sobre a possibilidade de conceder a bolsa e a efetivação da inscrição;
A bolsa parcial poderá ser oferecida como alternativa a um pedido de bolsa integral, conforme a possibilidade.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DA ATIVIDADE
Sobre as novas ferramentas:
As novas ferramentas-conceito Re-pouso/Amparo e Re-voo/Encanto serão abordadas enquanto gestos-antídotos para o desamparo e o desencanto que, sob a forma do cansaço e da confusão, por um lado, e da tristeza e embotamento, por outro lado, configuram a sintomática da expropriação capitalística do sensível, e produzem a ilusão da separação característica das subjetividades contemporâneas, reiterando a perpetuação do saque Irreparável. Descontinuar o Irreparável, assim, envolve re-membrar - lembrar que somos inseparáveis e, também, voltar a juntar o que foi separado, reparando (n)o acesso a uma sabedoria do (i)limite, muito mais vasta do que cada ume de nós: a sabedoria encarnada, implicada e intemporal do agregado Soma-Terra que nos conecta ao Fundo Comum da Vida - modo encontrado para nomear o Inter-Ser do qual somos ao mesmo tempo parte e todo.
A hipótese que vem sendo criada por Fernanda Eugenio associa o desamparo a uma maldição ao mesmo tempo singular e coletiva, que produz o ponto de vista individual e cria a sua verossimilhança, efetuando-o enquanto eficácia simbólica e sensível, enquanto realidade subjetiva incontornável. A eficiência do desamparo inviabiliza o sentir da suficiência da abundância que a experiência sensível da inseparabilidade permite acessar continuamente. Se o desamparo afugenta a possibilidade do descanso e impõe a mobilização infinita e o desconforto interminável, a magia de restabelecimento do Amparo envolve quebrar a maldição que funda cada ponto de vista individual enquanto fragmento separado, re-contando a própria história e, assim, acessando a possibilidade do re-pouso. Um voltar a pousar, já desfragmentade, no Fundo Comum da Vida. Um fazer NINHO: re-conhecer e re-membrar as teias de sustento, envolvimento e refúgio do amparo, (re)aprendendo a receber.
Este aninhar(-se) é o que vai, por sua vez, permitir desbloquear o feitiço do re-voo - reconciliação com o Encanto. É a partir do ninho - e sobretudo, ao partir dele, descolando da identificação e do entendimento, para poder decolar - que entramos em revoada e experimentamos ser BANDO. Em estado de Encanto, dá-se o acesso à ordem implicada, ao manancial (extra)ordinário dos possíveis da Vida, em constante re-generação e re-união. Fusão sem confusão, integridade sem inteireza, na experiência do re-voo sintonizamos com a faixa de frequência na qual sabemos-nos amálgama, sabemos-nos cúmplices do mistério e o podemos sustentar sem pressa nem desejos de desvendamento ou pacificação. É faixa de frequência na qual nos apropriamos plenamente das consequências de ser parte-tode: de estarmos visceralmente implicades, em tudo o que há e em tudo o que se dá, encantades. Encanto é, assim, (re)aprender a retribuir.
Operar Amparo e Encanto, Re-pouso e Re-voo - enfeitiçar a própria maldição - é um processo que nos permite explorar no corpo, enquanto realidade somático-política (na sua fisicalidade, mas também no campo alargado do seu aquém-além, ao mesmo tempo trans e infra-individual), uma modulação específica do Reparar, o gesto-síntese do Modo Operativo AND: a restauração. Restauração (restoration) é, aqui, experimentada enquanto Rest (descanso) e Re-story-action (ação de re-historiar), ou seja, tanto como descanso profundo - entrega e rendição - quanto como re-historiação e re-conhecimento: um conhecer-se de novo, reconhecendo-se enquanto fractal de Vida, ao mesmo tempo em continuidade e em interconectividade com todas as outras manifestações da Vida e já (e desde sempre), enquanto dose singular de Todo-Tudo.
Sobre o Modo Operativo AND:
O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em reparar (n)o Irreparável, criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio.
Mobilizando uma constelação de ferramentas-conceito e de proposições-jogo, o MO_AND propicia a investigação direta e experiencial dos mecanismos do viver-juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar: parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, que colocam num mesmo plano o pensar, o sentir e o fazer, o MO_AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios de suficiência, baseados no exercício co(m)passionado da presença e na reconexão com a experiência sensível da inseparabilidade.
O MO_AND oferece ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomadas de decisão e respetiva encarnação.
No âmbito das oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou em espaço exterior, a depender do grupo e da duração do encontro.
Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível corporificar as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.
Os exercícios permitem que pessoas participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contato prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo íntimo e coletivo as questões ético-políticas e afetivas implicadas na construção co-responsiva do comum.
PRÉ-REQUISITOS
Não há.
Para quem nunca tenha feito pelo menos um workshop do MO_AND, é recomendável assistir à websérie bônus antes do curso, que oferece uma introdução em 3 episódios.
CAPTAÇÃO DE IMAGENS
A inscrição pressupõe a concordância com a recolha de imagens durante o evento para fins de registro, documentação e divulgação da pesquisa.
Tickets
stANDing | Online Workshop
value for residents in Portugal and other places in the world, except Brazil
€50.00
Sale endedScholarship Application
OPTION FOR SCHOLARSHIP REQUESTS | The Ticket will only be valid upon approval and processing of the order - Choose this option only if you intend to request a scholarship in the registration form. - We will get back to you shortly about your request and the next steps to validate this registration ticket, with full or partial scholarship. In the latter case, it will be necessary to pay 50% of the amount beforehand.
€0.00
Sale ended