top of page

'HOW?'

(MO_AND)

Capa_Final-03_edited_edited.jpg

'Crafting' Residências & Acompanhamentos

'Crafting' Residencies & Follow-ups

Fernanda Eugenio








O Programa de Residências & Acompanhamentos Crafting acolhe pessoas artistas e/ou investigadoras que desejem aplicar as ferramentas do Modo Operativo AND a projetos de criação, investigação ou mediação, dedicados à questão transversal da pesquisa de novas formas de vida emergentes do encontro entre diferenças, na interface entre ética, estética, política e comunidade. 


Voltado para facilitar o afinamento da formulação e da execução de um trabalho em andamento ou para oferecer assistência à prática e estudos focados do Modo Operativo AND, este programa procura fazer da situação-residência um espaço para a carpintaria artesanal das questões singulares de cada proponente. Desviando da lógica da solução e da função diretiva da orientação/supervisão, o acompanhamento consiste em auscultar, em conjunto com cada pessoa residente, o afeto-motor do projeto/processo. As ferramentas do Modo Operativo AND, numa dimensão artesanal, são utilizadas no mapeamento, explicitação e re-materialização do afeto, trabalhando assim em sustentar o projeto na zona intervalar do ‘como não ter uma ideia’ proposta pela abordagem AND.


O programa oferece duas modalidades de relação com o público e é aberto a propostas individuais ou em grupo, de quaisquer áreas de atuação.






RESIDÊNCIA ASSISTIDA | RETIRO ANUAL EM PORTUGAL


A Residência Assistida em modo retiro acontece uma vez por ano, nos meses de abril, no espaço parceiro Trust Collective, na aldeia do Barril de Alva, nas imediações da Serra do Açor e da Serra da Estrela, na região de Coimbra. Estabelecendo uma relação direta com o campo e a natureza, esta residência, com a duração de duas semanas, propicia um ambiente de concentração e foco, ao mesmo tempo em que permite intercalar o trabalho com caminhadas, trilhos e mergulhos no Rio Alva, que fica a 5 minutos a pé do espaço de trabalho. 


Em 2024, a residência será de 6 a 21 de abril. Serão selecionados até 4 projetos individuais ou de grupo para um acompanhamento personalizado por Fernanda Eugenio, através de sessões ume-para-ume exclusivas para cada projeto, entremeadas por tempo de trabalho autônomo em estúdio. O processo inicia com um workshop introdutório coletivo, no qual são partilhadas as ferramentas de criação do Modo Operativo AND, e os momentos exclusivos para cada projeto são intercalados com prática regular do Jogo AND, em modo coletivo. O retiro inclui alojamento e alimentação, além da organização de uma sessão final de partilha pública do processo, aberta ao público local.


As candidaturas são abertas em permanência, porém a inclusão dos projetos na edição anual mais próxima estará sujeita à análise sob critérios de ordem de chegada, até se atingir a lotação de vagas.



Podem candidatar-se artistas e/ou investigadores de quaisquer áreas, com projetos de criação e/ou mediação, em fase embrionária ou já em fase de desenvolvimento. Não é imprescindível ter tido contacto prévio com o Modo Operativo AND para participar


O valor, com todas as atividades incluídas + alojamento e alimentação vegetariana para uma pessoa, é de 1500 euros. Se o projeto for de grupo, somam-se 300 euros por pessoa extra, referente a alojamento e alimentação. Para que o valor não seja um impedimento, é possível solicitar bolsas para aceder a valores parciais, a serem definidos caso a caso, em conjunto com a pessoa ou grupo proponente.








ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL


Esta modalidade permite o acompanhamento de projetos de criação e mediação através de um programa flexível, desenhado à medida das necessidades e temporalidades de cada pessoa ou grupo, e que pode ou não envolver uma residência no espaço-sede do AND Lab em Lisboa. O programa pode ser presencial, virtual ou híbrido. Pode adoptar um formato mais intensivo, concentrado em dias corridos (de uma a três semanas, por exemplo) ou um formato mais extensivo, distribuído ao longo de meses com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. O acompanhamento pode se focar somente numa fase específica da criação ou se estender por todo o processo, do embrião do afeto até a apresentação pública.


No caso da escolha por encontros presenciais, estes podem dar-se através de residência da pessoa/grupo no AND Lab em Lisboa ou podem ser realizados no espaço/cidade des proponentes, com a deslocação de Fernanda Eugenio ao localAs aplicações estão abertas em permanência, podendo ser enviadas em qualquer altura do ano. Por fim, é possível compor a residência/acompanhamento somente com sessões de assistência personalizada à criação, conduzidas por Fernanda Eugenio, ou somar também um workshop do Modo Operativo AND, introdutório e/ou de desdobramento dirigido à criação. 


No caso de residências com lugar no AND Lab, as pessoas residentes podem participar de outras atividades em curso no momento em nosso espaço e, se fizer sentido para o trabalho, pode ser organizada uma sessão pública de partilha final do processo. 


Não é imprescindível ter tido um contacto prévio com o Modo Operativo AND para submeter uma aplicação. Os valores são calculados de acordo com o desenho final do programa personalizado, e acordados diretamente com es solicitantes. 




Estrutura & Documentação Oferecidos

A residência pode incluir, conforme a modalidade, as necessidades do projeto e a disponibilidade de agenda no período escolhido:


  • alojamento (ou apoio para encontrar alojamento acessível na cidade);

  • espaço de trabalho em estúdio/sala de ensaio em regime partilhado (aquando da presença de mais pessoas residentes);

  • oficina de introdução ao Modo Operativo AND (para pessoas que não tenham ainda familiaridade com a ferramenta) ou oficina de aplicação e desdobramento artesanal do Modo Operativo AND;

  • sessões de acompanhamento semanais, quinzenais ou mensais com Fernanda Eugenio e/ou outres membres da equipa AND Lab;

  • apoio à divulgação das atividades do projeto e respectiva inserção nas redes locais durante a temporada em Portugal;

  • organização de um momento público de partilha do processo;

  • possibilidade de integração de atividades na nossa programação (palestra, oficina, sessão aberta, etc.);

  • acesso à programação a decorrer no AND Lab no período da residência.


Ressaltamos que não há obrigação de apresentar um resultado final, sendo tais iniciativas opcionais.



O AND Lab emite os documentos necessários para a apresentação das candidaturas a linhas de financiamento para a viagem, e fornece apoio na obtenção de visto português (quando necessário) e na instalação na cidade durante o período de residência.






CLICAR PARA SUBMETER UMA CANDIDATURA:





Vermelho_Where When.png

WHEN-WHERE?

Available options and history
of this Program in the Calendar
of Events & Scheduling

Current and/or historical events listed in the Calendar

[if there are current activities, they will appear first; scroll the list to see the history of activities performed]

NÃO HÁ EVENTOS ABERTOS A PÚBLICO RELACIONADOS A RESIDÊNCIAS NO CALENDÁRIO