top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

6-21 ABR | OU: datas a definir

|

Trust Collective OU Local(is) a definir

Programa de Residências 'Crafting': abertura de candidaturas 2024

Edição Anual da Residência em Modo Retiro [6 - 21 ABR 2024] ou Acompanhamentos Longitudinais à Medida

Programa de Residências 'Crafting': abertura de candidaturas 2024
Programa de Residências 'Crafting': abertura de candidaturas 2024

Info Geral

6-21 ABR | OU: datas a definir

Trust Collective OU Local(is) a definir

Detalhes

PARA CANDIDATAR-SE 

Podem candidatar-se artistas e/ou investigadores de quaisquer áreas, com projetos de criação e/ou mediação, em fase embrionária ou já em fase de desenvolvimento. Não é imprescindível ter tido contacto prévio com o Modo Operativo AND para submeter uma aplicação.

1. Escolher a modalidade desejada - Residência em modo retiro ou Acompanhamento Longitudinal (consultar detalhes abaixo)

2. Clicar no botão desta página para preencher o formulário da sua Proposta. Ter à mão os seguintes documentos digitais para upload (o tamanho máximo dos ficheiros deve ser de 15 MB):

  • Sinopse do Projeto de Criação/Investigação (até 10 páginas), com:

       1) Título (e Título em Inglês, se houver);

       2) Descrição da proposta em Português e Inglês;

       3) Objetivos do projeto e razão da escolha do AND Lab (como o projeto se relaciona com o âmbito Arte-Política-Comunidade);

       4) 'Bio' resumida da pessoa/grupo proponente, em Português até 600 caracteres + tradução para Inglês;

       5) Eventuais necessidades específicas (se aplicável).

  • 2 a 3 fotos da atividade com bom foco e resolução 300 dpi;
  • 1 a 3 fotos da pessoa/grupo proponente com bom foco, proporções 3x4 e resolução 300 dpi.

A RESIDÊNCIA EM MODO RETIRO

Edições anuais em meados de abril | Edição 2024 de 6 a 21 de abril

Trust Collective | Rua Albertino Madeira, 76 - 3305-020 - Barril de Alva (Arganil), Portugal

A Residência Assistida em modo retiro acontece uma vez por ano, nos meses de abril, no espaço parceiro Trust Collective, na aldeia do Barril de Alva, nas imediações da Serra do Açor e da Serra da Estrela, na região de Coimbra. Estabelecendo uma relação direta com o campo e a natureza, esta residência, com a duração de duas semanas, propicia um ambiente de concentração e foco, ao mesmo tempo em que permite intercalar o trabalho com caminhadas, trilhos e mergulhos no Rio Alva, que fica a 5 minutos a pé do espaço de trabalho.

Serão selecionados até 4 projetos individuais ou de grupo para um acompanhamento personalizado por Fernanda Eugenio, através de sessões ume-para-ume exclusivas para cada projeto, entremeadas por tempo de trabalho autônomo em estúdio. O processo inicia com um workshop introdutório coletivo, no qual são partilhadas as ferramentas de criação do Modo Operativo AND, e os momentos exclusivos para cada projeto são intercalados com prática regular do Jogo AND, em modo coletivo. O retiro inclui alojamento e alimentação, além da organização de uma sessão final de partilha pública do processo, aberta ao público local.

As candidaturas são analisadas por ordem de chegada, até se atingir a lotação de vagas.

ITENS INCLUSOS E VALORES

  • Workshop de Introdução ao Modo Operativo AND em grupo, com Fernanda Eugenio, com foco nas ferramentas AND para a criação;
  • Sessões de acompanhamento ume-pra-ume com Fernanda Eugenio intercaladas com tempo de trabalho autônomo em estúdio;
  • Prática do Jogo AND em grupo;
  • Alojamento em quarto duplo para uma pessoa, na Casa-Mãe da Trust Collective, na aldeia do Barril de Alva, distrito de Coimbra;
  • Alimentação para uma pessoa em modo cozinha coletiva;
  • Organização e divulgação de sessão final de partilha pública de processo;

       +

  • Tempo livre para mergulhos no rio e caminhadas na natureza :)

Valor total: 1500 € | Se o projeto for de grupo, somam-se 300 € por pessoa extra, referentes a alojamento e alimentação.

Para que o valor não seja um impedimento, é possível solicitar bolsas para aceder a valores parciais, a serem definidos caso a caso, em conjunto com a pessoa ou grupo proponente.

OS ACOMPANHAMENTOS LONGITUDINAIS [à medida, com período/periodicidade e locais definidos pela parte proponente]

Esta modalidade permite o acompanhamento de projetos de criação e mediação através de um programa flexível, desenhado à medida das necessidades e temporalidades de cada pessoa ou grupo, e que pode ou não envolver uma residência no espaço-sede do AND Lab em Lisboa. O programa pode ser presencial, virtual ou híbrido. Pode adoptar um formato mais intensivo, concentrado em dias corridos (de uma a três semanas, por exemplo) ou um formato mais extensivo, distribuído ao longo de meses com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. O acompanhamento pode se focar somente numa fase específica da criação ou se estender por todo o processo, do embrião do afeto até a apresentação pública.

No caso da escolha por encontros presenciais, estes podem dar-se através de residência da pessoa/grupo no AND Lab em Lisboa ou podem ser realizados no espaço/cidade des proponentes, com a deslocação de Fernanda Eugenio ao localAs aplicações estão abertas em permanência, podendo ser enviadas em qualquer altura do ano. Por fim, é possível compor a residência/acompanhamento somente com sessões de assistência personalizada à criação, conduzidas por Fernanda Eugenio, ou somar também um workshop do Modo Operativo AND, introdutório e/ou de desdobramento dirigido à criação.

No caso de residências com lugar no AND Lab, as pessoas residentes podem participar de outras atividades em curso no momento em nosso espaço e, se fizer sentido para o trabalho, pode ser organizada uma sessão pública de partilha final do processo.

VALORES

Os valores são calculados de acordo com o desenho final do programa personalizado (nº de sessões/periodicidade/extensão, locais etc.) e acordados diretamente com a parte proponente.

Compartilhe esse evento

bottom of page