top of page

QUÊ?

(O AND Lab)

AND2023_Novidades.png

O Espaço AND Lab

O Espaço AND Lab dispõe de escritório com 50m2 e estúdio/espaço multifuncional com 73,13m2. Situa-se em Cabo Ruivo, zona industrial da cidade de Lisboa, no Expresso, um edifício outrora devoluto que, reabilitado, constitui-se enquanto novo cluster criativo da cidade, agregando diversas iniciativas e estruturas artísticas de criação e formação.  

Além de albergar a nossa programação regular e já consolidada, desejamos que o nosso novo espaço-sede possa se fazer lugar de convergência aberto ao acolhimento da diferença e de iniciativas em risco de rarefação por falta de espaço numa cidade assolada pela especulação imobiliária, constituindo-se como ponto de encontro e re-união para a diversidade de artistas e agentes culturais portugueses e estrangeiros residentes ou de passagem por Lisboa. 


Um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar


Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar, pela frequentação, pela escuta e pela partilha, modos de sintonizar na/com a diferença e vias para a colaboração não-dependentes da identificação ou da concordância, nutrindo, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos. 


Ao longo da sua trajetória de mais de dez anos de existência em Lisboa, o AND Lab habitou por muito tempo um escritório/armazém de aproximadamente 5m2, que não nos permitia desdobrar esse sonho de firmar comunidade através da partilha de um território, por ser demasiado pequeno até mesmo para as nossas próprias atividades, que tinham de se fazer itinerantes e ser acolhidas por outras estruturas da cidade. Neste período, mesmo enfrentando condições precárias, conseguimos estabelecer uma rede em outros países da Europa e América do Sul e consolidar um sólido trabalho de investigação artística das políticas da convivência, que já vinha acumulando experiência e tecendo redes há quase duas décadas, no trânsito entre Brasil e Portugal. 


A conquista do nosso novo espaço, inaugurado em maio de 2023, marca mais uma dobra no campo vivo das lutas político-afetivas que temos habitado e na nossa trajetória de persistência, permitindo-nos firmar um território próprio na paisagem da cidade de Lisboa e, assim, desdobrar a nossa vocação para fazer comum a partir da constituição de um espaço intervalar, assente no "entre", que se coloca enquanto instância de experimentação e re-imaginação do que queremos e podemos enquanto comunidades



Espaço AND Lab

Av. Infante Dom Henrique 334, Edifício Expresso, piso 3, salas 3.08-09-10, 1800-224 Lisboa, Portugal


Referências:

Prédio branco com janelas azuis voltado para um pátio paralelo à Av. Infante Dom Henrique. A entrada dá-se pelo parque de estacionamento (portão com pilares amarelos), virando-se à esquerda e seguindo até ao fundo. A porta do edifício Expresso encontra-se à esquerda. 


Transportes:

Metro Linha Vermelha - Estação Cabo Ruivo (5 min a pé)

Autocarros 750 e 782

Estação Oriente (10 min a pé)

Parque de estacionamento gratuito à porta


Acessibilidade:

O Espaço AND Lab disporá de elevadores, que de momento se encontram em obras, não sendo ainda acessível a pessoas em cadeiras de rodas. Tudo faremos para reverter esta situação o mais brevemente possível. 


Espaço e Equipamentos:

O Espaço AND Lab dispõe de escritório com 50m2, estúdio com 73m2, copa equipada com frigorífico, microondas, jarra elétrica, cafeteira e pratos, copos e talheres.

Internet wi-fi

Casas de banho (no corredor de acesso)


Utilização do espaço:

A permanência no espaço deve ater-se aos horários previamente combinados com a produção.

As três chaves (portão e porta da rua e porta de entrada do espaço) devem ser restituídas após a utilização.

O espaço deve ser devolvida limpo e em condições de uso imediato pelas seguintes pessoas utilizadoras.

Não é permitido fumar no interior do edifício.

Não é permitido o uso de sapatos de rua no estúdio. 






CLICAR PARA SABER AS FORMAS DE UTILIZAR O ESPAÇO: