
Saliva: ajuda tanto a romper/dissolver quanto a regenerar/desinfetar/cicatrizar + fermentar (novo ciclo de vida)

Cauim: Bebida alcoólica ritual presente em várias culturas ameríndias (américa do sul) a base de mandioca ou milho feita a partir da fermentação com saliva. cozinhar-mastigar-cuspir-recozer / somente preparada por mulheres / devorar o inimigo

Soro e Vacina: A vacina estimula uma resposta do sistema imunitário e cria no organismo uma «memória» de uma doença específica, sem causar essa doença. (LEMBRA ALMA DE GRUPO). As vacinas contêm um vírus ou uma bactéria geralmente causadores de doença numa forma bastante enfraquecida ou inativados (mortos), ou uma pequena parte desse vírus ou bactéria. Chama-se a isto um antigénio. Quando uma pessoa recebe a vacina, o sistema imunitário reconhece o antigénio como estranho. As células do sistema imunitário «aprendem» a matar e criar anticorpos contra o agente causador de doença.

Homeopatia, dois dos princípios básicos:
Lei dos Semelhantes: Essa é a base dessa medicina. A ideia é que as mesmas substâncias naturais capazes de desenvolver sintomas e doenças também têm o poder de curá-las. É a mesma lógica de usar o veneno da cobra para curar alguém picado, porém com algumas diferenças explicadas nos outros pilares.
Doses mínimas: A homeopatia trabalha com a extrema diluição das substâncias que causam as doenças. E quanto menor a quantidade dessa substância, mais energia o remédio tem e, portanto, maior o seu poder de cura.

Kambô: Phyllomedusa bicolor ou rã-kambô/ medicina que atua em três frentes – física, mental e espiritual (panema) / para reforçar o sistema imunológico. aplicado em queimaduras superficiais feitas na pele, reativado com água ou saliva. Jejum / purga.