terça, 17/04 | Entrada Comercial do Edifício Newport

AND Lab Curitiba - Prática Continuada Modo Operativo AND

2ª Temporada de Encontros | Periodicidade quinzenal | Mediação de Francisco Gaspar Neto e Milene Duenha
A inscrição para este evento está encerrada.
AND Lab Curitiba - Prática Continuada Modo Operativo AND

Hora & Local | Time & Place

17/04/2018, 19:00 – 21:00
Entrada Comercial do Edifício Newport, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 655 sala 1901 - Centro, Curitiba - PR, Brasil

Sobre | About

Programa 2018 | Polo AND Lab Curitiba

2a. Temporada de Encontros

PRÁTICA CONTINUADA DO MODO OPERATIVO AND

O AND Lab Curitiba, polo local do AND Lab | Arte-Pensamento & Políticas da Convivência, centro de investigação sediado em Lisboa (PT), abriu em novembro de 2017 com uma oficina intensiva, seguida da primeira temporada de encontros de prática do MO_AND.

Divulgamos agora programação deste primeiro semestre de 2018: encontros quinzenais para jogar e conversar!

Através desta série de encontros, a proposta é sustentar um espaço regular de prática do Modo Operativo AND em Curitiba, permitindo desdobrar as questões ético-estéticas emergentes desta investigação concreta e transversal das políticas da convivência, desenvolvida pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio.

Os encontros são mediados pelo Francisco Gaspar Neto e pela MIlene Duenha, pesquisadores de longa duração do MO_AND e investigadores associados do AND Lab.

O tempo de cada encontros divide-se entre uma sessão de prática/jogo e um momento de conversa/reflexão, propondo assim um trabalho continuado de pesquisa dos funcionamentos do coletivo enquanto jogo vivo e emergente da com-posição-com, que envolve simultaneamente o manuseamento re-distributivo dos afectos singulares, o comparecimento atento no plano do comum e uma participação consequente e sustentada.

Os encontros foram pensados sobretudo enquanto espaço de continuidade e desdobramento para praticantes e pessoas que já tiveram um contacto com o MO_AND, mas estão também abertos a pessoas que ainda não conheçam a prática.

MEDIAÇÃO

Francisco Gaspar Neto e Milene Duenha

CONTRIBUIÇÃO

Participação mediante contribuição consciente, de acordo com a possibilidade de cada participante, com o compromisso de partilhar entre os presentes, a cada sessão, os custos mínimos necessários para assegurar a continuidade dos encontros.

+INFO

www.and-lab.org

++++++

Um pouco mais sobre Modo Operativo AND:

O Modo Operativo AND é uma abordagem ético-estética às políticas quotidianas do aprendizado, da relação e da convivência. Trata-se duma filosofia habitada que, organizada sob a forma de “caixa de ferramentas”, explora as formas lúdicas do jogo de modo a permitir a toda a gente experimentar e praticar uma ética da suficiência, estimulando ao mesmo tempo uma capacidade de auto-observação em ato e de tomada de decisão responsável e situada.

Embora bastante parecido com um jogo de tabuleiro, é diferente em dois pontos cruciais: por um lado, trata-se de um jogo não-competitivo no qual um participante ganha somente se os outros também ganharem. Por outro lado, neste jogo não há regras preestabelecidas, mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar; ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização dos participantes. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível “pensar com as mãos” as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da tolerância e da reciprocidade. São também treinadas a atenção ao comum, o prazer do estar em comunidade e a disponibilidade cooperativa. Aprende-se, por fim, a negociar na prática o justo meio entre os afectos pessoais e os acontecimentos colectivos.

O Modo Operativo AND vem sendo desdobrado pela antropóloga e artista Fernanda Eugénio ao longo dos últimos 15 anos, numa trajetória que derivou lentamente do quadro da estrita pesquisa acadêmica rumo à construção de um território intervalar e de uma abordagem singular aos usos políticos, artísticos e de aprendizagem recíproca da etnografia – tomada aqui enquanto “modo de fazer” simultaneamente circunscritivo e performativo do encontro.

A inscrição para este evento está encerrada.

Compartilhar | Share

Respeitamos a sua privacidade. Somente utilizamos quaisquer dados pessoais para efeito de comunicação de notícias sobre as nossas atividades ou processamento de inscrições e jamais os partilhamos com terceiros. É possível solicitar a obtenção ou a exclusão completa destes dados a qualquer instante para info@and-lab.org.

We respect your privacy. We only use any data collected for the purpose of communicating news about our activities or processing registrations, and we never share them with third parties. You can request to obtain or completely delete this data at any time via email info@and-lab.org.