Ana Dinger

Participante do Coletivo AND

AnaDinger

Ana  Dinger prefere não dizer o que é, mas estudou dança e artes visuais,  história e teoria de arte. Desde cedo oscilou entre teoria e prática e  minou, com maior ou menor subtileza, constrangimentos disciplinares. O  seu percurso académico inclui passagens pela ESD, FBAUP, FBAUL  (licenciatura em Escultura) e UCP (pós-graduação em Arte Contemporânea e  doutoramento em Estudos de Cultura). Escreve sobre artes visuais e  artes performativas, sobre o que podem os arquivos e os corpos e os  corpos-arquivo, sobre modos de continuação dos trabalhos artísticos,  sobre fantasmas como manifestações metonímicas. Investigadora associada  ao AND Lab desde 2015, acompanha assiduamente escolas e labs,  colaborando, mais intensamente entre 2015 e 2019, no processo de  contínua reformulação do Modo Operativo AND. No final de 2018 e durante  2019, partilhou com Fernanda Eugenio a curadoria do projecto “Do  Irreparável: o que pode uma ética de reparação?”, participando em várias  actividades, nomeadamente na organização, coordenação e concepção  editorial da Caixa-Livro AND. Da colaboração entre ambas fazendo uso do  Modo Operativo AND, destaca ainda a Série Metálogos, encetada em 2015,  uma série de conversas que habitam diversas questões, uma a cada vez, e  que tomam as mais diversas formas, desde uma batalha de slides, um  ensaio escrito ao vivo, um poema-palestra sem fala, um jogo com baralho  de cartas, uma performance num jardim ou uma relação epistolar entre o  passado e o futuro.

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Ana Dinger

AND Collective participant

Ana  Dinger would rather not define what she does, but she has studied dance  and visual arts, as well as art history and theory. From early on she  felt uncomfortable with categories, oscillating between theory and  practice and often undermining disciplinary constraints. Her academic  trajectory includes ESD, FBAUP, FBAUL (graduation in Sculpture) and UCP  (post-graduation in Contemporary Art and Phd in Cultures Studies). She  writes about visual and performative arts, about archives, bodies and  body-archives, about modes of continuation of performance-based  artworks, about ghosts as metonymic manifestations. Researcher  affiliated with AND Lab since 2015, she has since followed schools and  labs and collaborated (more intensely between 2015 and 2019) in the  process of continuous reformulation of Modus Operandi AND. She  co-curated, with Fernanda Eugenio, the project "Of the Irreparable: what can an ethics of reparation do?" (2018-2019),  in the scope of which, among other events and activities, she  contributed to the organization and editorial coordination and  conception of the Book-Box AND. Both also collaborate in the Metalogue  Series since 2015, a series of conversations that inhabit a different  question at each edition and materialize in forms as diverse as a PowerPoint slide  battle, an article rehearsed live, a talk without talking, a game of  cards, a task-oriented performance in a garden or an epistolary  relationship between the past and future.