top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

sexta, 15/12

|

Espaço AND Lab (metro à porta)

AND Hap: 2023 em Retrospetiva

Instalação Participativa — Criações em Processo, com Fernanda Eugenio, Coletivo AND e Bete Esteves | Mostra de artefatos gráficos AND Lab | Comes & Bebes

O registo já foi encerrado :(
Voltar ao site
AND Hap: 2023 em Retrospetiva
AND Hap: 2023 em Retrospetiva

Info Geral

15/12/2023, 18:00 – 22:00 WET

Espaço AND Lab (metro à porta), Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisboa, Portugal

Detalhes

Mostra 'AND Hap'

2023 em Retrospetiva

Instalação Participativa | Criações em Processo | Mostra de artefactos gráficos AND Lab | Comes & Bebes

15 de dezembro de 2023, 18 às 22h

Espaco And Lab - Lisboa [Edifício Expresso - metro Cabo Ruivo à porta]

SINOPSE e PROGRAMA da noite

18 às 22h - Mostra de artefactos gráficos AND Lab + Instalação Participativa/ Criações em Processo:"Peças-Rituais de Amparo & Encanto: Ninho(s)" (Fernanda Eugenio & Coletivo AND) e "Que(m) Sabe de Que(m) sou Feita" (Bete Esteves)

20 às 21h - Apresentação Informal e Conversa com Fernanda Eugenio, Manoela Rangel (membre Coletivo AND), Dai (colaboradore convidade) e Bete Esteves (artista participante do Programa Crafting)

  • Apresentação da questão-tema AND Lab 2023, "Re-Pouso & Re-voo: Amparo, Encanto e Restauração", por Fernanda Eugenio + conversa sobre as criações em processo da Escola do Reparar, com Fernanda Eugenio, Manoela Rangel e Dai
  • Apresentação do Programa Crafting + conversa sobre um processo de criação acompanhado, com Fernanda Eugenio e Bete Esteves

Bar aberto ao longo do evento (jantar e bebidas)

O último AND Hap do ano propõe uma  breve retrospetiva de 2023, através da partilha de criações em processo oriundas de dois programas do AND Lab: o programa de investigação-criação (under)stANDing da Escola do Reparar e o programa de acompanhamentos artísticos Crafting.

Durante todo o ano, Fernanda Eugenio e o Coletivo AND estiveram ocupades com a questão-tema transversal "Re-Pouso & Re-Voo: Amparo, Encanto e Restauração", refletida nas diferentes situações de encontro e transmissão da Escola do Reparar (oficinas, laboratórios e retiros). Destaca-se aqui o trabalho contínuo no plano da investigação-criação — o programa (under)stANDing — com a intenção de criar uma ou mais Peças-Rituais de Amparo & Encanto a serem partilhadas na Exposição-Ocupação AND, que tomará o Espaço Alkantara em setembro de 2024.

Para esta mostra AND Hap, selecionamos um conjunto de proposições emergentes desse processo, dedicadas à ativação do "estado de ninho". Todas elas tomam a forma da videoperformance associada a um programa-convite para experimentar a sensação do amparo/re-pouso.

Do programa Crafting, que oferece assistência singularizada a processos de criação através da aplicação das ferramentas do Modo Operativo AND, convidamos uma das artistas acompanhadas por Fernanda Eugenio durante o ano de 2023, a artista visual Bete Esteves, a partilhar um excerto da sua criação Que(m) Sabe de Que(m) Sou Feita, oferecendo, a partir da partilha de uma experiência concreta, um vislumbre de como operamos os processos de criação assistida no AND Lab.

Assim, no dia 15 de dezembro, de 18 às 22h, o estúdio do Espaço AND Lab abre portas para uma partilha experimental e experiencial, sob a forma de uma dupla instalação participativa, à qual ainda se soma uma mostra dos nossos artefactos gráficos. Em paralelo, ao longo de todo o evento, o nosso escritório anexo dará lugar a um momento de convívio com comes e bebes. Pelas 20h, faremos uma conversa informal, de apresentação da questão-tema 2023 Re-Pouso & Re-Voo, por Fernanda Eugenio, e de debate sobre as criações em processo, com Fernanda e as artistas Manoela Rangel (Coletivo AND), Dai (colaboradore convidade) e Bete Esteves (artista Crafting).

Entrada livre. Agradecemos se puder confirmar presença clicando no botão desta página.

Para desfrutar de algumas das propostas da instalação Ninho, será necessário o uso de telemóvel e fones de ouvido. Teremos alguns fones para empréstimo, mas pedimos que quem puder traga o seu :)

Compartilhe esse evento

bottom of page