top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

sexta, 09/02

|

Espaço AND Lab (metro à porta)

AND Hap: Lançamento dos Livros "Lab Corpo-Palavra" e "Livro de Dançar"

"Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas", de Aline Bernardi e Ligia Tourinho | "Livro de Dançar - Cartas para Improvisar e Compor", das Mulheres da Improvisação

AND Hap: Lançamento dos Livros "Lab Corpo-Palavra" e "Livro de Dançar"
AND Hap: Lançamento dos Livros "Lab Corpo-Palavra" e "Livro de Dançar"

Info Geral

09/02/2024, 19:00 – 21:00 WET

Espaço AND Lab (metro à porta), Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisboa, Portugal

Detalhes

Programa de Práticas Colaborativas | Mostra 'AND Hap'

Lançamento dos livros "Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas", de Aline Bernardi e Ligia Tourinho, e "Livro de Dançar - Cartas para Improvisar e Compor", das Mulheres da Improvisação

9 de fevereiro de 2024, 19h às 21h

Espaco And Lab - Lisboa [Edifício Expresso - metro Cabo Ruivo à porta]

O Espaço AND Lab convida para o lançamento em Portugal dos livros Lab Corpo-Palavra, de Aline Bernardi e Lígia Tourinho, e Livro de Dançar, das Mulheres da Improvisação. Com a presença de Aline Bernardi, que nos brindará com uma apresentação, o evento acontecerá no âmbito das mostras periódicas AND Hap.

A mostra/happening AND Hap é  uma zona temporária de encontro que abre periodicamente o Espaço AND Lab a propostas e acontecimentos singulares, apresentações e partilhas de processos do que anda a decorrer por aqui.

+SOBRE O LIVRO LAB CORPO-PALAVRA

O livro "Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas" inaugura a Coleção PPGDan, destinada a compilar pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra a Coleção Cadernos Sensórios Corpo Palavra como edição especial e é publicada pela Ed. Circuito, com financiamento FAPERJ.

Aline Bernardi e Ligia Tourinho organizam um conjunto de textos, em diferentes formatos: artigos, conversas, práticas laboratoriais, textos performativos, relatos de experiência de pessoas que são referências éticas-estéticas-políticas para o Lab Corpo Palavra (Lab) se constituir em sua proposta de ensino, pesquisa e criação: as artistas-pesquisadoras brasileiras Hélia Borges (psicanalista e uma das maiores pensadoras de processos de subjetivação na arte), Ciane Fernandes (uma das maiores referências em pesquisa das escritas dançadas, da difusão de pesquisas guiadas pela prática no âmbito acadêmico e criadora da Abordagem Somática Performativa), Ana Kfouri (atriz e diretora teatral com larga experiência nos estudos do corpo e da palavra em cena), Katya Gualter (artista e gestora, atual diretora do DAC/UFRJ), Sandra Benites (pensadora indígena Guarani, curadora e atual diretora de artes visuais da Funarte), Maria Alice Poppe (uma das maiores bailarinas que temos no Brasil e pesquisadora da relação do corpo com a queda), Soraya Jorge (introdutora do Movimento Autêntico no Brasil e pesquisadora desta Abordagem Somática Relacional), Ruth Torralba e Lídia Larangeira (pesquisadoras em colaboração com a Aldeia Maracanã, a Universidade Pluriétnica Indígena) e o poeta angolano Ondjaki (escritor premiado e traduzido mundialmente). As organizadoras também são autoras do livro e artistas pesquisadoras.

Aline Bernardi é artista transdisciplinar, pesquisadora e professora das artes do corpo e da cena, com interesse pelos trânsitos entre dança e escrita no processo de criação. Autora e Org do livro "Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas", Edições PPGDan/UFRJ e Ed Circuito. Doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRJ, Mestra em Dança no PPGDan/UFRJ e pós-graduada em Preparação Corporal para as Artes Cênicas/FAV. Aperfeiçoamento em Performance pelo F.I.A., no c.e.m. Lisboa. Graduada em licenciatura em Dança/FAV. Formação Técnica em Dança Contemporânea pela EAV. Idealizadora do Site Contato Improvisação Brasil. Ativista da Rede CI Carioca.

+SOBRE O LIVRO DE DANÇAR

O Livro de Dançar - Cartas para Improvisar e Compor é uma criação coletiva das Mulheres da Improvisação, voltada para quem estuda, pesquisa ou cria nas áreas de dança, teatro, artes visuais, cinema, circo, etc., bem para o público interessado em geral. São diferentes instruções para iniciar um trabalho corporal; jogos de improvisação; e propostas para improvisar, compor e realizar intervenções performáticas em espaços públicos. Cada uma das  7 mulheres oferece 7 cartas, sendo uma delas a “carta-coringa”, que orienta diferentes formas de usar e combinar as cartas. Bom proveito!

A MI - Mulheres da Improvisação - é uma conexão entre artistas-pesquisadoras, que reflete sobre percepção, interação e criação de danças em diversos contextos e espaços com diferentes características. São conectados diversos  campos do conhecimento e do fazer artístico, tais como dança, música, filosofia, performance, mídia arte, teatro, Desde a abertura em 2020, várias ações performativas têm sido realizadas em eventos acadêmicos e artísticos.

Participam do Livro de Dançar - Cartas para Improvisar e Compor 7 pesquisadoras de diferentes cidades: Ana Mundim (Fortaleza), Carolina Natal (Rio de Janeiro), Lígia Tourinho (Rio de Janeiro), Ivani Santana (Salvador), Líria Morays (João Pessoa), Roberta Ramos (Recife) e Tania Marin Perez (Montevidéu).

A participação é livre e não há formulário de inscrição. Basta comparecer :)

Partilhar

bottom of page