Escola do Reparar Nómada | hANDling Canas de Senhorim
sábado, 29/11
|Amarelo Silvestre
Uma última oportunidade em 2025 para aceder ao MO_AND


Quando-Onde
29/11/2025, 14:00 – 17:00 WET
Amarelo Silvestre, R. Arquitecto Keil do Amaral, 3525-013 Canas de Senhorim, Portugal
Detalhes
Escola do Reparar Nómada | hANDling Canas de Senhorim
29 Novembro, 14h00 às 17h00, na Amarelo Silvestre, Canas de Senhorim
Atividade gratuita mediante inscrição por email*
Continuamos a jornada da Escola do Reparar Nómada, agora a convite da Amarelo Silvestre, em Canas de Senhorim, com um último encontro em 2025 para uma sessão de partilha das ferramentas do MO_AND, numa oficina hANDling: uma introdução viva ao Modo Operativo AND, entre jogos colaborativos que convidam a sentir e pensar os desafios da convivência. A atividade será conduzida por Fernanda Eugenio.
Parceria: Amarelo Silvestre
*Enviar pedido de inscrição para o email amarelosilvestre@gmail.com.
Vagas limitadas, sujeito a confirmação pela produção da Amarelo Silvestre.
Convite da Amarelo Silvestre
"Como vais?
Estamos a organizar um regresso da antropóloga e artista Fernanda Eugénio a Canas de Senhorim, num modelo de dinamização da oficina hANDling, de partilha das ferramentas MO_AND como potência para o encontro e reparação de e entre pessoas que partilham um território "visível" a partir de Canas de Senhorim.
Daqui, de Canas de Senhorim, vemos - e agora vamos pecar por defeito, porque quando enumeramos erramos - Alfafar, Arganil, Barril de Alva, Campo Benfeito, Carvalhal Redondo, Chanca, Coimbra, Coja, Covilhã, Decabelos, Molelos, Montemor-o-Velho, Sabugal, Tondela, Valezim e Viseu.
Então, se é tanto o que vemos, e nunca é tudo o que vemos, perguntamo-nos porque não chamar as pessoas destes lugares à vista para um encontro em Canas de Senhorim? Para que nos reparemos e perspectivemos felicidades.
Neste mano a mano, neste lugar de iguais, partilharemos um lanche participado e ajantarado, depois da oficina hANDling proposta pela Fernanda.
Enquanto o chá e as castanhas quentes vão aquecendo o interior dos corpos, propomos que as cabeças possam olhar para felicidades (im)possíveis.
Em momento de renovado ciclo autárquico, que acções podemos nós propor, ou fazer, ou que acções estamos já a realizar, que possam seguir ao encontro de diferentes felicidades? Acções essas muito simples ou muito complexas. Muito exequíveis ou muito utópicas. O que andamos a fazer para que nasçam felicidades, ou o que podemos fazer para que nasçam felicidades? Pedimos que, para além de pequenos contributos para a mesa do lanche ajantarado, tragam testemunhos, propostas, acções vossas, neste caminho de felicitar que possam partilhar brevemente.
Vamos a isso? Podemos contar com a tua presença?
Encontrar-nos-emos a 29 de Novembro, sábado, entre as 14h00 - 19h00.
Programa: 14h00 - 17h00: oficina hANDling | 17h00 - 19h00: lanche e felicitações várias | Local: Salão d'As Casas do Visconde, em Canas de Senhorim
Fica à vontade para partilhar esta informação e trazer pessoas que estejam à vista a partir do teu lugar.
Todas - e das mais variadas áreas profissionais ou de formação - serão muito bem-vindas.
Confirma-nos, apenas, o número de vindas para nossa organização, por favor.
Muito obrigado pela tua disponibilidade para felicitar connosco.
Abraço nosso, Fernando e Rafaela"
--
A oficina hANDling oferece às pessoas participantes uma introdução à filosofia habitada do Modo Operativo AND. Neste módulo serão apresentadas as principais ferramentas-conceito que compõem as diretrizes éticas da prática e partilhados os princípios básicos do jogo AND de tabuleiro. Esta oficina é orientada por Fernanda Eugenio, criadora do MO_AND e diretora do AND Lab.
A LINHA-interface hANDling da Escola do Reparar foca-se na dimensão (trans)formativa e de partilha do MO_AND enquanto ferramenta de mediação e composição assente no exercício do Reparar, no cuidado do comum e numa ética de reciprocidade e suficiência. Oferece oficinas intensivas e extensivas de transmissão e prática da constelação de jogos e ferramentas-conceito do Modo Operativo AND. O nome hANDling convoca a mancha semântica do verbo 'to handle' para sinalizar um duplo compromisso: por um lado, com a ética do manuseamento, em contraponto à manipulação, que norteia o Modo Operativo AND; por outro, com a entrega/oferta das nossas ferramentas, criando situações de transmissão-partilha que favoreçam a sua incorporação pela via da frequentação, da prática e do cultivo da autonomia e da singularidade de cada praticante.











