top of page

QUANDO-ONDE?

(Calendário)

Encontros de Pesquisa com o Modo Operativo AND

sexta, 25/04

|

EMBAP - UNESPAR | Curitiba, Brasil

AND Lab, Rede AND Lab Brasil, Núcleo AND Lab Curitiba e UNESPAR Campus I e II convidam para estes encontros quinzenais, com mediação de Francisco Gaspar, Milene Duenha e Sarah Marques Duarte e colaboração/interlocução de Marcela Mancino e Mario Eugênio Saretta Poglia

Encontros de Pesquisa com o Modo Operativo AND
Encontros de Pesquisa com o Modo Operativo AND

Quando-Onde

25/04/2025, 14:30

EMBAP - UNESPAR | Curitiba, Brasil, Rua Saldanha Marinho, n. 131, 4º Andar, Sala 412, Centro, Curitiba-PR

Detalhes

AND Lab, Rede AND Lab Brasil, Núcleo AND Lab Curitiba e UNESPAR Campus I e II convidam:



Encontros de Pesquisa com o Modo Operativo AND

Sessão inaugural em 04/04 | Sessões abertas quinzenalmente às sextas a partir de 25/04, das 14h30 às 17h30

Dias: 04 e 25 de abril; 09 e 23 de maio; 06 e 27 de junho e 11 de julho

Rua Saldanha Marinho, n. 131, 4º Andar, Sala 412, Centro, Curitiba-PR, Brasil



Como se desenha um gesto de encontro que é também escuta e co-investigação?

Que ressonâncias te convocam a co-investigar o viver-juntes?


Em Curitiba, quinzenalmente, abrimos uma zona de atenção partilhada para praticar o Re-parar. A partir de 04 de abril, as portas do Núcleo AND Lab Curitiba e da UNESPAR voltam a abrir-se para os Encontros de Pesquisa com o Modo Operativo AND – uma série de sessões abertas à prática colaborativa, como parte das atividades de extensão e investigação da universidade.


Um espaço para experimentar a convivência como prática somático-política, onde o acontecimento é protagonista e a relação ganha corpo. O objetivo é fomentar processos investigativos colaborativos a partir da metodologia do Modo Operativo AND.


__________



Atividade gratuita · Com certificação

Para participar, basta escrever para andlabcwb@gmail.com 


Mediação de Francisco Gaspar (teatro e convivência), Milene Duenha (corpo e performance) e Sarah Marques Duarte (poéticas relacionais e somática), com colaboração de Marcela Mancino e Mario Eugênio Saretta Poglia.


Milene Duenha

Artista com atuação nas intersecções entre dança, performance e teatro. Interessa-se por questões ligadas ao corpo ingovernável e seus modos de estar/fazer como potência de afeto. Pesquisa a noção de composição nas artes presenciais e as relações entre ética, estética e política. É professora colaboradora no curso de Dança da UNESPAR, integra o Núcleo AND Lab Curitiba e o AND Collective e colabora na Escola do Reparar. Desenvolve uma pesquisa artística no Coletivo Mapas e Hipertextos desde 2012 e integra o Projeto Corpo, Tempo e Movimento desde 2014. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (Brasil) e pós-graduação em Artes Visuais / Arte-Educação pela mesma instituição. Doutora e mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil).


Francisco Gaspar Neto 

Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, agência do fomento CAPES na Universidade de Lisboa. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2005), possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor da Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná. Pesquisa estratégias de convivência, composição e criação coletiva desde 2012, incluindo a pesquisa com Modo Operativo AND. A partir de 2016 passa a se dedicar ao desenvolvimento da prática de composição cênica e estratégia de convivência “Arrumação”.  Organiza o AND LAB Curitiba em parceria com Milene Lopes Duenha desde 2019.


Sarah Marques Duarte

Artista e pesquisadora dedicada às poéticas corporais, práticas relacionais, coletivas, colaborativas e à intervenção urbana. Trabalha há mais de vinte anos como artista e interessa-se, centralmente, pela poética insurgente de artistas latino-americanes. É coordenadora do LaPerfo, Laboratório de Performance e Grupo de Pesquisa da Escola de Música e Belas Artes. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia na linha de pesquisa Performance, somática e novas mídias, professora adjunta da UNESPAR / Campus Curitiba I (EMBAP), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UNESPAR) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Lenguajes Artísticos Combinados da Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires). É mestre em Artes Visuais pela Universidad Nacional de las Artes e especialista  (2014-2016) pela mesma instituição. Artista formada em Artes Cênicas (2009-2014) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Centro de Formação Artística Fundação Clóvis Salgado (2005-2008).


__________



+SOBRE O MO_AND:


O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em reparar (n)o Irreparável, criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio.


Mobilizando uma constelação de ferramentas-conceito e de proposições-jogo, o MO_AND propicia a investigação direta e experiencial dos mecanismos do viver-juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar:  parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, que colocam num mesmo plano o pensar, o sentir e o fazer, o MO_AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios de suficiência, baseados no exercício co(m)passionado da presença e na reconexão com a experiência sensível da inseparabilidade.


O MO_AND oferece ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para a afinação da auto-regulação emocional e para o cultivo de uma atenção distribuída e sustentada e de uma tomada de posição encarnada e consequente.


LER+


+ SOBRE AS OFICINAS MO_AND

O Google Maps foi bloqueado devido às suas configurações de cookies funcionais e análises.

Compartilhe esse evento

bottom of page