Encontros para Jogar o Modo Operativo AND
segunda, 23/11
|Espaço AND Lab
Sessões abertas de jogo e interlocução com o Modo Operativo AND | com Fernanda Eugenio e Mariana Pimentel


Quando-Onde
23/11/2026, 18:30 – 20:30 WET
Espaço AND Lab, Av. Infante Dom Henrique 334, 1800-224 Lisboa, Portugal
Detalhes
ENCONTROS PARA JOGAR O MODO OPERATIVO AND
Sessões abertas de jogo e interlocução com o Modo Operativo AND
Os Encontros para Jogar MO_AND são sessões presenciais, mediadas por Fernanda Eugenio e/ou Mariana Pimentel, abertas e gratuitas, sem inscrição prévia, para praticar o Modo Operativo AND (MO_AND) em formato de jogo. São um espaço regular de atenção partilhada, onde se experimenta, em grupo, um modo de compor relação e reciprocidade através de proposições simples, sustentando um campo de escuta, ajuste e tomada de posição com, sem regras pré definidas, deixando que o próprio encontro revele ajustes e possibilidades.
Estes encontros acontecem uma vez por mês, nos meses em que não há hANDling da Escola do Reparar, garantindo que existe oferta regular de interlocução com o jogo MO_AND ao longo do ano. Integram a programação do Fazer Comum. A prática decorre até ao início da Escola do Reparar com o módulo hANDling (10 maio 2026) e retoma depois do término da Escola, a partir de outubro.
__________
Datas já agendadas (2026)
Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30
23 de fevereiro | 30 de março | 26 de outubro | 23 de novembro
Local
Espaço AND Lab, Lisboa
Av. Infante Dom Henrique 334 Piso 3 Salas 8-10 | Lisboa, Portugal
(Metro a 5 min | Est. Oriente a 15 min)
Participação gratuita, basta aparecer.
__________
O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em reparar (n)o Irreparável, criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio.
Mobilizando uma constelação de ferramentas-conceito e de proposições-jogo, o MO_AND propicia a investigação direta e experiencial dos mecanismos do viver-juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar: parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, que colocam num mesmo plano o pensar, o sentir e o fazer, o MO_AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios de suficiência, baseados no exercício co(m)passionado da presença e na reconexão com a experiência sensível da inseparabilidade.
O MO_AND oferece ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para a afinação da auto-regulação emocional e para o cultivo de uma atenção distribuída e sustentada e de uma tomada de posição encarnada e consequente.
MAIS SOBRE AS OFICINAS DO MO_AND







