Escola do Reparar 2026 [Ed#7]: LANDscape | Jornada Ritual com o MO_AND
sexta, 24/07
|Trust Collective
Módulo de Vivência Imersiva/Aprofundamento no Modo Operativo AND | Com Fernanda Eugenio, Mariana Pimentel e Manoela Rangel
![Escola do Reparar 2026 [Ed#7]: LANDscape | Jornada Ritual com o MO_AND](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_fc3c08417ddf42398969a6a8e660b93d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_fc3c08417ddf42398969a6a8e660b93d~mv2.jpg)
![Escola do Reparar 2026 [Ed#7]: LANDscape | Jornada Ritual com o MO_AND](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_fc3c08417ddf42398969a6a8e660b93d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_fc3c08417ddf42398969a6a8e660b93d~mv2.jpg)
Quando-Onde
24/07/2026, 08:00 – 01/08/2026, 18:00
Trust Collective, Rua Albertino Madeira, 76 - 3305-020 - Barril de Alva (Arganil), Portugal
Detalhes
ESCOLA DO REPARAR 2025 [Edição#6]
Re-flexo & Re-clame: a rechamaçao do mistério
LANDscape | Jornada Ritual com o MO_AND
Módulo de Aprofundamento/Vivência Imersiva no Modo Operativo AND | com Fernanda Eugenio, Mariana Pimentel e Manoela Rangel
24 de julho a 1 de agosto de 2026
A Linha-interface LANDscape foca-se na dimensão de (auto)reparação individual e coletiva através da criação de vivências-rituais em modo retiro. Programa-paisagem construído sob a forma de jornada-ritual de trans-forma-ação, na qual o Modo Operativo AND se multiplica num conjunto de proposições somáticas e político-afetivas encarnadas mais complexas, os LANDscape convocam diferentes modulações de jogo da constelação AND, lado a lado a peças-rituais especialmente criadas, a cada vez, para propiciar a experiência sensível e vivencial da questão-tema.
Os LANDscape são, assim, objetos híbridos, entre a peça-ritual participativa duracional e o curso imersivo. Tomam lugar em localidades junto à natureza, de modo a encontrar condições de quietude e contorno propiciadoras de um trabalho de re-membração da sensopercepção da inseparabilidade, enquanto gesto político de cuidado e (auto)reparação do senso encarnado de potência-agência e de responsabilidade. Cada LANDscape é irrepetível, assumindo uma dramaturgia singular a cada vez, combinando diferentes experiências performativas-transformativas num só percurso. Atuam na (re)ativação do co-sentir via convivência intensiva (dormir/comer juntes, caminhadas, convívio imersivo etc) e na (re)aproximação a uma biodiversidade mais-que-humana, conduzindo as pessoas participantes numa viagem íntimo-coletiva de ex-conjuração do Irreparável.
O módulo LANDscape Curso-Retiro finaliza o percurso formativo do MO_AND e aborda diretamente a questão-tema da edição, propondo um processo aprofundado de auto-reparação com foco na dimensão ritual do MO_AND, embora inclua também a prática de jogos, com ênfase naqueles que tomam como zona de atenção o corpo-território. Com a duração de uma semana, acontece na pequena aldeia do Barril de Alva, Arganil, Beira Interior, com o acolhimento do espaço Trust Collective, envolvendo práticas em estúdio e ao ar livre.
Cada LANDscape é uma vivência irrepetível, para a qual é criada uma dramaturgia singular que articula diferentes práticas somático-políticas e rituais numa só vivência-peça duracional, tendo como fio condutor um processo performativo-transformativo que põe em relação a questão-tema do ano e a matéria da intimidade de cada participante.
Enquanto programa-paisagem imersivo, o curso-retiro LANDscape desdobra-se numa jornada de pesquisa artístico-política, coletiva e encarnada de aprofundamento nas ferramentas éticas e comunitárias do Modo Operativo AND e de constituição de um corpo de implicação na reparação no/do Irreparável.
Com condução de Fernanda Eugenio e o apoio de práticas companheiras de integrantes do Coletivo AND, a viagem se inicia com os Jogos AND de tabuleiro, em pequena escala, rumo às práticas em que o corpo enquanto agregado somático-político torna-se tabuleiro para jogos de cuidado-cura(doria), passando, ainda, por jogos ao ar livre, dedicados à pesquisa da inseparabilidade com uma biodiversidade mais-que-humana, no encontro com os seres ervas e plantas, terra e rio. O modo workshop de introdução ocupa o primeiro dia da imersão, partilhando as ferramentas-conceito que compõem a linguagem, a modulação da presença e a ética do MO_AND, firmando um chão comum para que possamos, juntes, arriscar, ao longo dos dias seguintes, adentrar num plano mais complexo de pesquisa sensível e experiencial, ao mesmo tempo política e afetiva, íntima e coletiva, concreta e mágica, de modos performativo-rituais de ex-conjuração do Irreparável sistémico.
SOBRE O MODO OPERATIVO AND E A ESCOLA DO REPARAR
O Modo Operativo AND
A Escola do Reparar
Página e Questão-Tema da Edição#6-2025
Site da Trust Collective
(parceira do AND Lab e sítio de acolhimento do retiro LANDscape)
BIOS
Fernanda Eugenio
Mariana Pimentel
Manoela Rangel
POLÍTICAS
Bolsas: em todas as modalidades da Escola do Reparar são atribuídas bolsas, procurando contribuir para a equidade de acesso a pessoas racializadas; pessoas com deficiência (PCD) e outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; pessoas afetadas por desigualdades de género e/ou classe social; e pessoas em situação de desemprego, migração ou refúgio.
Captação de imagens: a inscrição implica a concordância com a recolha e utilização de imagens da pessoa participante em todas as atividades da Escola do Reparar, para fins de registo, documentação e divulgação da pesquisa.
Desistência: até 30 dias antes do início do primeiro módulo (10 de abril), é cobrada uma taxa administrativa de 20% e o valor restante fica em crédito para futura inscrição noutra atividade do AND Lab. Após esse prazo, ou já com o programa em curso, não há reembolso nem conversão dos valores pagos em crédito.







