top of page

Estudos Indóceis: Coreografia como Paisagem-em-Acção

sexta, 13/02

|

Espaço AND Lab

Residência Artística de Maria Ramos com Apresentação Pública a 13 de fevereiro

Estudos Indóceis: Coreografia como Paisagem-em-Acção
Estudos Indóceis: Coreografia como Paisagem-em-Acção

Quando-Onde

13/02/2026, 19:00 – 20:00 WET

Espaço AND Lab , Av. Infante Dom Henrique 334 Piso 3 Salas 8-10 | Lisboa, Portugal (Metro a 5 min | Est. Oriente a 15 min)

Detalhes

Coreografia como Paisagem-em-Acção

Da relação com o espaço, enquanto bailarina, à construção de espaço, enquanto coreógrafa.


Residência Artística de Maria Ramos

com Apresentação Pública a 13 de fevereiro 2026


  • Quando: Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, das 19h00 às 20h00

  • Onde: Espaço AND Lab

  • Entrada livre, limitada à lotação do espaço

  • Língua: Português


O formato dos 'Estudos Indóceis' faz com que esta atividade transite do Programa Escola do Reparar para se aninhar no nosso Fazer Comum.

Mantém-se enquanto atividade de desdobramento mas desta feita em "relação com". Assim é uma atividade com curadoria do AND Lab mas orientada por uma pessoa proponente exterior, a quem é enviado convite por lhe re-conhecermos o potencial de ampliar estes estudos, tanto para nutrição nossa, enquanto equipa-coletivo, como vossa, público-rede.


---------

Maria Ramos é convidada pelo AND Lab para uma residência artística, dando continuidade ao seu trabalho de investigação coreográfica, desenvolvido no contexto do Título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Lisboa, intitulado Coreografia como Paisagem-em-Acção: da relação com o espaço enquanto bailarina à construção de espaço enquanto coreógrafa.

A investigação teve início com o solo “7pm/Rumour”, em que a composição do movimento se entendia como uma forma de ‘esculpir’ o espaço cénico.

Durante a residência, pretende aprofundar a prática coreográfica enquanto campo de investigação artística, desenvolvendo questões já presentes neste percurso.

Partindo do texto apresentado na defesa do Título de Especialista, Maria Ramos propõe explorar um formato de micro-lecture-performance como dispositivo metodológico.

A residência configura-se, assim, como uma ilha de experimentação, um espaço-tempo concentrado onde prática e investigação se informam mutuamente, dando continuidade à investigação coreográfica e explorando formas de partilha da pesquisa em dança.


No final da Residência Artística, Maria Ramos abre o processo a uma Partilha Pública, para quem quiser juntar-se.


---------

Maria Ramos desenvolve a sua prática coreográfica como área de investigação, após experiência como intérprete em produções da Tanzhaus Düsseldorf e festivais internacionais. Do seu trabalho coreográfico destacam-se as peças 7pm/Rumour, Something Still e Árida (DGArtes, FCG, CCB, DDD). É licenciada em dança e mestre em Coreografia pela ArtEZ University of the Arts. É prof. adjunta convidada na Escola Superior de Dança ('17) e ESAD.CR ('16), e dirige o Laboratório Coreográfico no Forum Dança.


Mais sobre Maria Ramos e o seu trabalho:

https://mariaramos.net 

https://www.instagram.com/mariaramosb 

https://www.facebook.com/ramosdebarros 

https://vimeo.com/mariaramos


---------

Fazer Comum é o programa de habitação do Espaço AND Lab, que tem como principal objetivo contribuir para a diversidade de oferta artística e cultural de Lisboa, proporcionando espaço para trabalho, diálogo, encontro, pesquisa e partilha de práticas próximas ao AND Lab. Na senda da prática de pesquisa-criação, transversal ao AND Lab, este programa propõe-se acolher e fomentar outras práticas e artistas em cujo trabalho artístico a criação emerge, não enquanto “objeto”, mas como processo de pesquisa a partir de ferramentas próprias.


O Fazer Comum, nos seus distintos eixos de programação, desdobra-se em: Acolhimentos: Práticas Regulares | Encontros Pontuais ou Periódicos | Residências e Ensaios; Estudos Indóceis (curadoria AND Lab): Residências de pesquisa-criação | Residências de pesquisa-transmissão laboratorial; AND Lab em Festa (curadoria e partilha AND Lab).


Os Estudos Indóceis (curadoria AND Lab), por sua vez, dividem-se em Residências de Pesquisa-Criação e em Residências de Pesquisa-Transmissão Laboratorial. São um convite a práticas artísticas, em formato de residência, que habitem duracionalmente o Espaço AND Lab e que sejam permeadas pelas práticas AND, num fluxo de troca e reciprocidade. A partir do enunciado “como potenciar a investigação-criação artística enquanto lugar de produção/transmissão de conhecimento?” criamos assim dois formatos destes estudos partilhados:


Estudos Indóceis | Residências de Pesquisa-Criação

Abertura do espaço, por convite, a 2 artistas por temporada para que possam mergulhar e organizar o seu saber, procurando-se criar condições para o desdobramento e sistematização das ferramentas da prática em questão, abrindo-se no final desse período a residência a uma partilha pública final, em formato a definir.


Estudos Indóceis | Residências de Pesquisa-Transmissão Laboratorial

Programação de 3 laboratórios participativos por temporada de estudos praticados de ferramentas de criação artística e de mediação relacional, abertos ao público por meio de inscrições. Cada laboratório é precedido por um período de residência de investigação para o desenvolvimento ou adaptação da proposta laboratorial situada.


Na lógica de reciprocidade que intentamos implementar, esperamos que as pessoas e práticas convidadas a estes Estudos Indóceis possam dialogar com o AND Lab, as suas práticas e equipa, por forma a fomentar a nutrição mútua, potenciando a conversa, mas respeitando também as temporalidades individuais para a pesquisa-criação.

O Google Maps foi bloqueado devido às suas configurações de cookies funcionais e análises.

Compartilhe esse evento

bottom of page