top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

quinta, 14/04

|

zoom | comunidade-acervo (plataforma AND)

hANDling: série "Jogar, Mover, Conversar: Modo Operativo AND, Práticas Corporais e Cuidado"

Sessões online semanais às quintas-feiras | com Fernanda Eugenio, Milene Duenha, Pat Bergantin, Naiá Delion, Manoela Rangel e Ruan Rocha

Lamentamos, mas as inscrições para esta atividade estão indisponíveis :(
ir ao site
hANDling: série "Jogar, Mover, Conversar: Modo Operativo AND, Práticas Corporais e Cuidado"
hANDling: série "Jogar, Mover, Conversar: Modo Operativo AND, Práticas Corporais e Cuidado"

Info Geral

14/04/2022, 20:00 WEST – 09/06/2022, 22:00 WEST

zoom | comunidade-acervo (plataforma AND)

Detalhes

AVISO SOBRE REGISTO NA PLATAFORMA

AO CLICAR NO BOTÃO "VOU/GOING" PARA INSCREVER-SE NESTA ATIVIDADE E DEPOIS ACEDER AO SEU CONTEÚDO DIGITAL, SERÁ PRECISO REGISTAR-SE NA PLATAFORMA DO AND LAB. É POSSÍVEL FAZÊ-LO RAPIDAMENTE COM CONTAS GMAIL/FACEBOOK. SE JÁ TIVER UM PERFIL NA NOSSA PLATAFORMA DE ATIVIDADES ANTERIORES, BASTA EFETUAR O LOGIN.

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO

As modalidades de participação, com os seus respetivos valores, podem ser vistas nesta página, mais abaixo.

Ao escolher a modalidade desejada, o pagamento poderá ser feito:

  • Online, no ato da inscrição com PayPal/cartões;
  • Offline, via transferência bancária direta (os dados serão enviados no email de confirmação do pedido de inscrição) e envio do comprovativo para info@and-lab.org.

No caso de pagamentos offline (fora do site do AND Lab), é preciso indicar esta opção na etapa de pagamento.

Os dados para pagamento serão encaminhados no email de confirmação do pedido. Pedimos efetuar o pagamento dentro de 3 dias no máximo, caso contrário a inscrição não será efetivada e a vaga poderá ser liberada novamente.

Em até 48h após a confirmação do pagamento, receberá um email de efetivação da sua inscrição, com os links para acesso à sala virtual desta atividade e ao seu conteúdo digital específico. Todes inscrites integrais ou parciais (excepto participantes avulses) ganharão acesso por 30 dias à websérie Manual de Sobrevivência para Tempos Irreparáveis, que recomendamos assistir antes de iniciarmos a nossa jornada (lançamento previsto para 9 de abril).

Participantes da Rede de Amigues do AND Lab receberão um cupão-desconto de 10% para efetuar esta inscrição, válido para as modalidades Integral ou Parcial, além de acesso ilimitado à websérie.

Ver aqui como aderir à nossa rede

AVISO PARA BOLSAS OU DESCONTOS

A cada dez inscrites pagantes, serão oferecidas duas bolsas integrais para pessoas racializadas e/ou lgbtqia+, em situação de vulnerabilidade social. As pessoas contempladas com bolsas comprometem-se a cursar a totalidade das sessões. Se pretende solicitar uma destas vagas ou outras condições de pagamento, deverá escolher uma modalidade de participação da mesma forma e indicar a opção de "pagamento offline". Não se preocupe, pois nenhuma cobrança será gerada ao submeter a inscrição. Analisaremos o seu pedido e entraremos em contato para informar sobre a sua aprovação, o valor final e as instruções para pagamento.

Se preferir, pode nos escrever para o email info@and-lab.org para solicitar a sua bolsa antes de prosseguir com a inscrição nesta página.

CARGA HORÁRIA E VAGAS

A carga horária total do percurso é de 18h ao vivo, em 9 encontros às quintas-feiras, com a duração de 2h cada (ver Agenda da atividade).

Número de vagas: 24, das quais 4 são bolsas integrais

Número de mínimo de participantes: 10

E se eu não puder nessas datas/horários?

(exceto em participações avulsas)

As pessoas inscritas receberão acesso às sessões gravadas, para o caso de não poderem comparecer nalguma das sessões no horário em que decorrerão ao vivo. O acesso fica ativo até 6 meses após o final do curso.

A inscrição é individual e as sessões são de acesso exclusivo às pessoas participantes.

Um grupo virtual estará ativo em nosso site durante os meses do curso, para a partilha das vivências entre as sessões.

SOBRE O EVENTO

"Jogar, Mover, Conversar: Modo Operativo AND, Práticas Corporais e Cuidado"

Série de sessões online para prática regular | jogo AND, práticas corporais, escuta e conversa | 9 encontros (1 sessão de introdução ao MO AND + 8 encontros semanais via Zoom + grupo para partilha de afetos e questões emergentes, entre as sessões | com Fernanda Eugenio, Milene Duenha, Pat Bergantin, Naiá Delion, Manoela Rangel e Ruan Rocha (membres do Coletivo AND)

Às quintas-feiras | 14 de abril a 9 de junho de 2022, 20-22h (horário Portugal) / 16 às 18h (horário Brasil)

+espaço de partilha aberto na Sala Posição-COM da plataforma Comunidade-Acervo

A série hANDling online abre os trabalhos práticos da Escola do Reparar 2022, oferecendo uma introdução ao Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio, seguida de práticas regulares que irão intercalar o jogo AND, com práticas corporais para uma ativação ao nível do soma, e o jogo-conversa, para a escuta e o cuidado das questões subjetivas suscitadas pela prática. Propomos um percurso duracional de persistência na prática, como via para constituir, singular e coletivamente, um corpo de re-membração: um corpo para o agora e para o que vem, assente no não-saber, no encorpar e no incorporar. Um corpo que, por habitação e  demora, por absorção e espraiamento, torna suas as ferramentas aqui partilhadas, ao mesmo tempo integrando-as (e expandindo-se) e desintegrando-se (e contraindo-as).

Através desses encontros regulares semanais, desejamos transpor as práticas, aos poucos, para um uso concreto nos nossos cotidianos, ao mesmo tempo em que preparamos o terreno somático e político no qual, no segundo semestre, (des)dobraremos a questão-tema deste ano, o Amparo e o Encanto, nos Estudos Indóceis e no retiro LANDscape - onde essas e outras práticas em sinergia serão complexificadas e aprofundadas, a serviço da experimentação sensível com as modulações do (ir)reparável. Os encontros semanais estão agrupados em dois circuitos, pensados para serem cursados integralmente, mas também permitindo a participação somente no primeiro. Também é possível, para praticantes do MO_AND ou pessoas que já tenham feito anterioremente pelo menos uma oficina de introdução ao MO_AND, frequentar o circuito de modo avulso (duas sessões à escolha).

O desenho desta atividade foi feito para permitir às pessoas participantes percorrerem e experimentarem o Modo Operativo AND e outras ferramentas cúmplices, oferecidas pelas pessoas integrantes do Coletivo AND.

INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES

Modo Operativo AND (Fernanda Eugenio)

O Modo Operativo AND (MO_AND) consiste numa ética do Re-parar, da Reparagem e da Reparação, sistematizada num conjunto de ferramentas-conceito e de proposições-jogo que, ao mesmo tempo, propõe e propicia: a investigação direta e experiencial dos funcionamentos do Acontecimento e da Relação; a explicitação dos modos de emergência e de sustentação de acontecimentos comuns metaestáveis; a sensibilização às condições de possibilidade contingentes-impermanentes de cada encontro e às consequências políticas dos posicionamentos individuais e/ou colectivos; a afinação das capacidades de distribuição não-hierárquica da atenção e de (re)inventário trajetivo do possível,; o treino da disponibilidade à diferença e ao acidente/imprevisto, da comparência atempada, da tomada de decisão situada e da colaboração dissensual; a transferência de protagonismo do sujeito para o acontecimento numa prática co(m)passionada da presença; o exercício da equiparação consistente entre autocuidado e cuidado do entorno e entre o discurso proferido e a sua efetuação no fazer. O MO_AND apoia-se na activação do (contra)dispositivo do jogo não-competitivo e de regras imanentes como meio para a frequentação de uma sensibilidade fractal, atenta e minuciosa às modulações relacionais da reciprocidade (justo meio entre a complementaridade e a simetria) e da suficiência (justo meio entre a eficiência e a desistência).

Jogo Conversa / AND Cuidado (Ruan Rocha)

Este trabalho é ofertado por psicólogues clíniques que praticam e pesquisam a dimensão de cuidado da experiência presente no MO_AND. Consiste em sessões de escuta, acolhimento, desdobramento e tessitura da maneira pela qual cada pessoa vivenciou a prática e de seus efeitos na experiência subjetiva. Propõe reparar (n)a experiência sensível, através das três modulações do reparar: delimitar um espaço para a expressão da experiência vivida; reparar e desdobrar este vivido (o quê, como, onde/quando); fazer a reparagem, a (com)posição(com) da experiência vivida no momento presente, através do jogo da conversa.

Dança Microscópicopolítica  (Milene Duenha)

Partindo da premissa de que as transformações na dimensão coletiva se referem a uma lógica recíproca de transformações que se dão nos corpos que a compõe, essa prática de ativação microscópica se volta ao cultivo das potencialidades sensíveis do corpo.  A partir reconhecimento de que não sabemos tudo o que pode um corpo e pela provocação de uma modulação da atenção às vibrações de existências microscópicas, busca-se o refinamento perceptivo para as emergências, como potência de vida, que se dão nas inter-ferências entre os corpos do ambiente. Essa prática é operada por uma ética das relações que envolve um redimensionamento da atenção para as velocidades e intensidades do menor e seus aspectos de ingovernabilidade.

Corpo Antena (Pat Bergantin)

Corpo Antena é uma prática corporal que aborda o corpo enquanto uma antena, que não só recebe e transmite, como também traduz, modula e sintoniza. Atuando no campo das micropercepções, aguça os sentidos para o que move (em) nosso corpo aqui-agora, em vez de partir de uma forma pré-estabelecida. Ativa princípios que conectam o movimento às forças emergentes do presente, recuperando a autonomia e reprogramando hábitos já condicionados. Por isso é indicada a qualquer pessoa que se identifique com a proposta, independente de sua experiência com dança.

Práticas de Sintonização e Inventário (Naiá Delion)

As Práticas de Sintonização tomam como ponto de partida a relação entre corpo e gravidade e propõem dedicar tempo para o mapeamento dos apoios do corpo no chão, dos apoios no ar ou em outro corpo, em pausa ou em movimento. Trata-se de acessar tecidos ósseos, musculares, elásticos e pele para investigar a fractalidade e a multidirecionalidade do movimento, dispondo o corpo para relacionar-se com o imponderável. As Práticas do Inventário tomam como ponto de partida algo que foi vivido. O mapeamento dessa experiência vai se afinando de fora para dentro até poder novamente incluir a relação do corpo com o campo gravitacional. Através do convite a este inventário singularizado, a proposta é que se possa abrir espaço para uma apropriação das vivências que permita disponibilizá-las como ferramentas para a investigação de cada ume.

Práticas de Tra[d]ição (Manoela Rangel)

trair - A que sabe suspender o que sei sobre como me movo que caminhos percorro quem penso que sou

ato voluntário de abrir fenda no tempo - Eu me desterritorio me desconheço sou movimento que toma formas cambiantes nômades - o que me move talvez seja um falso enigma - interessa o estado continuado de não saber a respeito do que sei de mim acompanhando o que deste sistema a que chamo Eu vai sendo feito - trair me e criar nova tradição trair me é criar outra tradição o que me move enquanto Eu descanso circuitos do sistema nervoso da rede de fáscias ser movida não mover >> o que se move através de mim e comigo quando algo em mim / me move - diminui o volume do que conheço de eu-agente >> aumenta o volume de agentes-outras [múltiplos de/em mim?] diminui o volume do desejo-objeto aumenta o volume da disponibilidade-desejo e assim des canso.

Agenda


  • 2 horas

    Introdução ao Modo Operativo AND

    Online

  • 2 horas

    Dança Microscópicopolítica

    Online
Mais 7 itens disponíveis

Compartilhe esse evento

bottom of page