top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

sexta, 05/05

|

Espaço AND Lab (metro à porta)

Inauguração do Espaço AND Lab

com Mostra de Vídeos & Artefatos + Conversa | Fernanda Eugenio & Convidades

Inauguração do Espaço AND Lab
Inauguração do Espaço AND Lab

Info Geral

05/05/2023, 18:00 – 20:00 WEST

Espaço AND Lab (metro à porta), Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisboa, Portugal

Detalhes

É com satisfação que convidamos todes para a

Inauguração do Espaço AND Lab :)

Sexta-feira, 5 de maio | Das 18 às 20h

Mostra de vídeos & artefatos + Conversa

O Espaço AND Lab é um open space multifuncional com 73,13m2, que abriga uma zona de escritório/produção e um estúdio, situado em Cabo Ruivo, zona industrial da cidade de Lisboa, no Expresso, um edifício outrora devoluto que, reabilitado, constitui-se enquanto novo cluster criativo da cidade, agregando diversas iniciativas e estruturas artísticas de criação e formação.  

Ao longo da sua trajetória de mais de dez anos de existência em Lisboa, o AND Lab habitou por muito tempo um escritório/armazém de aproximadamente 5m2, que não nos permitia desdobrar esse sonho de firmar comunidade através da partilha de um território, por ser demasiado pequeno até mesmo para as nossas próprias atividades, que tinham de se fazer itinerantes e ser acolhidas por outras estruturas da cidade. Neste período, mesmo enfrentando condições precárias, conseguimos estabelecer uma rede em outros países da Europa e América do Sul e consolidar um sólido trabalho de investigação artística das políticas da convivência, que já vinha acumulando experiência e tecendo redes há quase duas décadas, no trânsito entre Brasil e Portugal. 

A conquista do nosso novo espaço, com inauguração em maio de 2023, marca mais uma dobra no campo vivo das lutas político-afetivas que temos habitado e na nossa trajetória de persistência, permitindo-nos firmar um território próprio na paisagem da cidade de Lisboa e, assim, desdobrar a nossa vocação para fazer comum a partir da constituição de um espaço intervalar, assente no "entre", que se coloca enquanto instância de experimentação e re-imaginação do que queremos e podemos enquanto comunidades.

Além de albergar a nossa programação regular e já consolidada, desejamos que o nosso novo espaço-sede possa se fazer...

Um lugar de convergência aberto ao acolhimento da diferença e de iniciativas em risco de rarefação por falta de espaço numa cidade assolada pela especulação imobiliária, constituindo-se como ponto de encontro e re-união para a diversidade de artistas e agentes culturais portugueses e estrangeiros residentes ou de passagem por Lisboa. 

Um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar.

Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar, pela frequentação, pela escuta e pela partilha, modos de sintonizar na/com a diferença e vias para a colaboração não-dependentes da identificação ou da concordância, nutrindo, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos. 

Contamos convosco neste dia tão especial para nós!

Compartilhe esse evento

bottom of page