Oficina Modo Operativo AND + Práticas de Des-Imunização
sábado, 27/04
|Mira | artes performativas
com Fernanda Eugenio e Dani D'Emilia
Quando-Onde
27/04/2019, 11:00 – 28/04/2019, 20:00
Mira | artes performativas, R. do Padre António Vieira 68, 4300-252 Porto, Portugal
Detalhes
As Práticas de Des-Imunização partem do campo de afinação entre a política de co-passionamento (prática do MO_AND, Fernanda Eugénio) e a ternura radical (Dani D’Emilia). Partem do desejo de experimentar procedimentos relacionais e práticas político-afectivas encarnadas para a trans-formação social, explorando a dobra entre o íntimo e o político; entre os modos da vinculação proximal e aqueles que poderão operar, por emergência, mudanças sensíveis no colectivo.
A proposta tem sido pesquisar, no plano da corporeidade, percursos possíveis para activar modulações não-hierárquicas e disseminadas do amor e do amar, experimentando a sua liberação de conformações pré-definidas e a sua operatividade enquanto força de strangership: sintonização com o impróprio e o alheio, capacidade de prescindir da lógica da (des)identificação/(des)entendimento para abrir-se em disponibilidade, comparecimento, escuta, engajamento e presença. Criar as condições para o exercício desta política outra para a constituição situada do viver juntes envolve acolher o risco e comprometer-se com o cuidado recíproco. Retomar territórios afectivos imunizados pelos mecanismos da indiferença ou pelo fechamento identitário, circunscrevendo zonas de intimidade temporárias com o desconhecido e o desconhecível, experimentando estados de vulnerabilização deliberada e de elasticidade variável da permeabilidade. Des-imunizar ao outro (cum, o outro; o além de mim), experienciar a relação como dádiva (munus). Fazer no/do corpo coragem e franqueza para implicar-se, a cada vez, no (re)fazer comum.
As Práticas de Des-Imunização emergem de uma investigação-criação em processo, que acontece sobretudo em relação. Na edição desde ano da Escola de Verão AND, a realizar em Lisboa em Julho, vamos aprofundar a conversa entre as proposições que estamos a criar no âmbito desta pesquisa e as mais recentes formulações criadas no âmbito do Modo Operativo AND, para abordar as potências dissidentes do amor e o exercício infinitesimal das diversas modulações do reparar (pré-parar, re-parar, reparagem e reparação) ante a irreparabilidade do mundo. Neste encontro no Porto, aberto a qualquer pessoa que se sinta sintonizada com estas questões, partilharemos pela primeira vez algumas das práticas que estamos a preparar para a Escola de Verão.
Informações e inscrições através do botão "Como Participar" desta página, ou directamente através do e-mail danidemilia@gmail.com (colocar em assunto “Oficina MO_AND+Práticas de Des-Imunização no MIRA I artes permativas).
É condição indispensável para participar na oficina a disponibilidade para estar presente na totalidade da carga horária.
Apenas 12 vagas. Valor de inscrição de 60€ (enviar comprovativo de pagamento para o mesmo endereço electrónico até 24 de Abril).
QUANDO:
27 de Abril (Sábado), das 11 às 20h (intervalo de uma hora para almoço)
28 de Abril (Domingo), das 11 às 20h (intervalo de uma hora para almoço)
COM QUEM:
Fernanda Eugenio e Dani D’Emilia
BIOS
Fernanda Eugenio - Antropóloga, artista, investigadora e docente. Trabalha com pesquisa de campo, escrita, performance ampliada, proposições urbanas situadas e, sobretudo, com a construção de modos de fazer transversais para a composição relacional e para a criação por re-materialização - nomeadamente o Modo Operativo AND, metodologia que desenvolve há quinze anos e tem vindo a ser amplamente utilizada em diversas áreas. Desde 2011 dirige a plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência - com sede em Lisboa e núcleos no Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo) e Espanha (Madrid) - a partir da qual explora os entre-lugares emergentes de uma trajectória marcada por colaborações intensivas, deslocações e desvios, entre a pesquisa académica estrita e uma investigação singular dos usos artísticos e políticos da etnografia como ferramenta circunscritiva-performativa. É pós-doutora (2012) pelo ICS - Universidade de Lisboa; doutora (2006) e mestre (2002) em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ) e formada em Dança pela Escola Angel Vianna. No Brasil, foi Pesquisadora Associada do CESAP/IUPERJ (2003-17) e Professora Adjunta de Ciências Sociais na PUC-Rio (2005-12). Nos últimos quinze anos tem actuado como professora convidada em diversos programas de formação em ciências sociais e humanas, artes e performance na Europa, EUA e América do Sul. As suas criações artísticas, colaborações e publicações circulam por Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, República Checa, Reino Unido, EUA e Vietname. É membro do Baldio | Estudos de Performance, com quem criou o primeiro Curso Experimental em Estudos de Performance em Portugal e da R.I.A. | Rede de Investigação Artística. www.and-lab.org
Dani d’Emilia - Artista e educadorx transfeminista. Desde 2001 trabalha internacionalmente em projectos de performance, artes visuais, teatro e pedagogia radical. É co-fundadorx da companhia de teatro imersivo Living Structures (Reino Unido) e do espaço artístico Roundabout.lx (Lisboa, PT). Dani foi membro do colectivo de performance transnacional La Pocha Nostra (MX / US) entre 2011-2016 e do dueto transfeminista Proyecto Inmiscuir (ES / MX) entre 2015-17. Actualmente também trabalha como pesquisadorx da Fundação Musagetes (CA), investigando possibilidades de educação decolonial através de práticas artísticas e críticas como parte dos programas Gorca Earthcare (Eslovênia), Free Home University (Itália), Gesturing Towards Decolonial Futures (Universidade de British Columbia, Canadá) e outros contextos de investigação encarnada. Sua formação inclui: MA – Literatura Comparada y Estudios Culturales, Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha, 2016); MA – Programa de Estudos Independentes dirigido por Paul B. Preciado, Museo de Arte Contemporanea de Barcelona (Espanha, 2015); BA – Devised Theatre and Visual Arts Practices, Dartington College of Arts (Reino Unido, 2007); Diploma em Mime & Physical Theatre, Desmond Jones School (Reino Unido, 2003); e diversos outros treinamentos com artistas e educadorxs independentes em teatro, performance, live art, artes visuais, pedagogia radical e outras praticas corporais. www.danidemilia.com