sábado, 27/04 | Mira | artes performativas

Oficina Modo Operativo AND + Práticas de Des-Imunização

com Fernanda Eugenio e Dani D'Emilia
Lamentamos, mas as inscrições para este evento foram encerradas.
Oficina Modo Operativo AND + Práticas de Des-Imunização

Hora & Local | Time & Place

27/04/2019, 11:00 – 28/04/2019, 20:00
Mira | artes performativas, R. do Padre António Vieira 68, 4300-252 Porto, Portugal

Sobre | About

As Práticas de Des-Imunização partem do campo de afinação entre a política de co-passionamento (prática do MO_AND, Fernanda Eugénio) e a ternura radical (Dani D’Emilia). Partem do desejo de experimentar procedimentos relacionais e práticas político-afectivas encarnadas para a trans-formação social, explorando a dobra entre o íntimo e o político; entre os modos da vinculação proximal e aqueles que poderão operar, por emergência, mudanças sensíveis no colectivo.

A proposta tem sido pesquisar, no plano da corporeidade, percursos possíveis para activar modulações não-hierárquicas e disseminadas do amor e do amar, experimentando a sua liberação de conformações pré-definidas e a sua operatividade enquanto força de strangership: sintonização com o impróprio e o alheio, capacidade de prescindir da lógica da (des)identificação/(des)entendimento para abrir-se em disponibilidade, comparecimento, escuta, engajamento e presença. Criar as condições para o exercício desta política outra para a constituição situada do viver juntes envolve acolher o risco e comprometer-se com o cuidado recíproco. Retomar territórios afectivos imunizados pelos mecanismos da indiferença ou pelo fechamento identitário, circunscrevendo zonas de intimidade temporárias com o desconhecido e o desconhecível, experimentando estados de vulnerabilização deliberada e de elasticidade variável da permeabilidade. Des-imunizar ao outro (cum, o outro; o além de mim), experienciar a relação como dádiva (munus). Fazer no/do corpo coragem e franqueza para implicar-se, a cada vez, no (re)fazer comum.

As Práticas de Des-Imunização emergem de uma investigação-criação em processo, que acontece sobretudo em relação. Na edição desde ano da Escola de Verão AND, a realizar em Lisboa em Julho, vamos aprofundar a conversa entre as proposições que estamos a criar no âmbito desta pesquisa e as mais recentes formulações criadas no âmbito do Modo Operativo AND, para abordar as potências dissidentes do amor e o exercício infinitesimal das diversas modulações do reparar (pré-parar, re-parar, reparagem e reparação) ante a irreparabilidade do mundo. Neste encontro no Porto, aberto a qualquer pessoa que se sinta sintonizada com estas questões, partilharemos pela primeira vez algumas das práticas que estamos a preparar para a Escola de Verão.

Informações e inscrições através do botão "Como Participar" desta página, ou directamente através do e-mail danidemilia@gmail.com (colocar em assunto “Oficina MO_AND+Práticas de Des-Imunização no MIRA I artes permativas).

É condição indispensável para participar na oficina a disponibilidade para estar presente na totalidade da carga horária.

Apenas 12 vagas. Valor de inscrição de 60€ (enviar comprovativo de pagamento para o mesmo endereço electrónico até 24 de Abril).

QUANDO:

27 de Abril (Sábado), das 11 às 20h (intervalo de uma hora para almoço)

28 de Abril (Domingo), das 11 às 20h (intervalo de uma hora para almoço)

COM QUEM:

Fernanda Eugenio e Dani D’Emilia

BIOS

Fernanda Eugenio - Antropóloga, artista, investigadora e docente. Trabalha com pesquisa de campo, escrita, performance ampliada, proposições urbanas situadas e, sobretudo, com a construção de modos de fazer transversais para a composição relacional e para a criação por re-materialização - nomeadamente o Modo Operativo AND, metodologia que desenvolve há quinze anos e tem vindo a ser amplamente utilizada em diversas áreas. Desde 2011 dirige a plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência - com sede em Lisboa e núcleos no Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo) e Espanha (Madrid) - a partir da qual explora os entre-lugares emergentes de uma trajectória marcada por colaborações intensivas, deslocações e desvios, entre a pesquisa académica estrita e uma investigação singular dos usos artísticos e políticos da etnografia como ferramenta circunscritiva-performativa. É pós-doutora (2012) pelo ICS - Universidade de Lisboa; doutora (2006) e mestre (2002) em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ) e formada em Dança pela Escola Angel Vianna. No Brasil, foi Pesquisadora Associada do CESAP/IUPERJ (2003-17) e Professora Adjunta de Ciências Sociais na PUC-Rio (2005-12). Nos últimos quinze anos tem actuado como professora convidada em diversos programas de formação em ciências sociais e humanas, artes e performance na Europa, EUA e América do Sul. As suas criações artísticas, colaborações e publicações circulam por Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, República Checa, Reino Unido, EUA e Vietname. É membro do Baldio | Estudos de Performance, com quem criou o primeiro Curso Experimental em Estudos de Performance em Portugal e da R.I.A. | Rede de Investigação Artística. www.and-lab.org

Dani d’Emilia - Artista e educadorx transfeminista. Desde 2001 trabalha internacionalmente em projectos de performance, artes visuais, teatro e pedagogia radical. É co-fundadorx da companhia de teatro imersivo Living Structures (Reino Unido) e do espaço artístico Roundabout.lx (Lisboa, PT). Dani foi membro do colectivo de performance transnacional La Pocha Nostra (MX / US) entre 2011-2016 e do dueto transfeminista Proyecto Inmiscuir (ES / MX) entre 2015-17. Actualmente também trabalha como pesquisadorx da Fundação Musagetes (CA), investigando possibilidades de educação decolonial através de práticas artísticas e críticas como parte dos programas Gorca Earthcare (Eslovênia), Free Home University (Itália), Gesturing Towards Decolonial Futures (Universidade de British Columbia, Canadá) e outros contextos de investigação encarnada. Sua formação inclui: MA – Literatura Comparada y Estudios Culturales, Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha, 2016); MA – Programa de Estudos Independentes dirigido por Paul B. Preciado, Museo de Arte Contemporanea de Barcelona (Espanha, 2015); BA – Devised Theatre and Visual Arts Practices, Dartington College of Arts (Reino Unido, 2007); Diploma em Mime & Physical Theatre, Desmond Jones School (Reino Unido, 2003); e diversos outros treinamentos com artistas e educadorxs independentes em teatro, performance, live art, artes visuais, pedagogia radical e outras praticas corporais. www.danidemilia.com

Lamentamos, mas as inscrições para este evento foram encerradas.

Compartilhar | Share

Respeitamos a sua privacidade. Somente utilizamos quaisquer dados pessoais para efeito de comunicação de notícias sobre as nossas atividades ou processamento de inscrições e jamais os partilhamos com terceiros. É possível solicitar a obtenção ou a exclusão completa destes dados a qualquer instante para info@and-lab.org.

We respect your privacy. We only use any data collected for the purpose of communicating news about our activities or processing registrations, and we never share them with third parties. You can request to obtain or completely delete this data at any time via email info@and-lab.org.