páginas de
programas do mo_AND


Foto: Kotenko
De Perto em Perto
Coordenação de Ana Dinger
Desde 2025

De Perto em Perto
Programa de Multiplicação de Encontros com o Modo Operativo AND
O De Perto em Perto é um programa focado em multiplicar as interlocuções com a metodologia desenvolvida no AND Lab, o Modo Operativo AND (MO_AND).
De Perto em Perto é uma expressão que faz parte do léxico do MO_AND, convocando diferentes experiências, nomeadamente a de vizinhança, a de aproximação e a de tentativa.
O nome do programa é indicativo de uma vontade de chegar a mais e mais pessoas e situações, comprometendo-se com desdobramentos, ajustes e adaptações às ferramentas do MO_AND que permitam ir ao encontro das especificidades de cada grupo que se convida, visita ou acolhe.
Ensaiando modos de hospitalidade, o De Perto em Perto ocupa-se sobretudo com a imaginação e o desenho de atividades direcionadas para situações que confrontam o MO_AND com outros projetos e variados contextos, colocando-o em conversa com outras práticas, metodologias, investigações e constelações de pessoas.
Há várias questões que alimentam esta linha de investigação, entre as quais: Que aspetos do Modo Operativo AND podem ser usados em que contextos? Que ajustes podem ser introduzidos na transmissão e comunicação do Modo Operativo AND para ampliar o acesso e a acessibilidade? Como operam estas interlocuções no exercício do desapego e da (des)aprendizagem? Quais gestos de desdobramento podem ser reciprocamente encontrados?

Entre as atividades do programa contam-se ações de proximidade, mais orientadas para a interlocução com as vizinhanças (geográficas ou temáticas); ações experimentais, que inauguram interlocuções e arriscam ramificações da pesquisa; e investigações continuadas, que sustentam e rearticulam interlocuções de longa duração. A cada ciclo anual, serão partilhadas as ações e investigações em curso.
Atividades do programa e colaborações iniciadas em 2025 que irão compor o calendário da temporada em 2026 | O Corpoemcadeia é um projeto artístico para a inclusão e transformação social que atua em contexto prisional, implementado no Estabelecimento Prisional do Linhó, Centro Educativo do Padre António Oliveira e, mais recentemente, no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus. É promovido pela Companhia Olga Roriz — no Estabelecimento Prisional do Linhó e no Centro Educativo — e pela Creative Connection — no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.
























