top of page

QUANDO-ONDE?

(Aulas)


ESCUR (Estudos em Curvas)

“Nas Esquinas das Curvas" | Aulas Regulares | Anani Sanouvi

2 h
A partir de 25 euros
Espaço AND Lab

Info

Quinzenalmente às sextas-feiras, das 19h às 21h Público: Profissionais e estudantes de dança, teatro, performance, artes da ação, psicologia, antropologia, sociologia e arquitetura. __________ Nas Esquinas das Curvas (Espaço lugar cósmico onde se mantêm os conhecimentos criados) Visão Geral do Conteúdo: Concebi o neologismo "Curveward" no meu MFA em Dança na Bennington College (EUA) para abordar a necessidade de mover-se sinuosamente, respondendo a forças e territórios desconhecidos, criando uma linha de tempo que favorece relações criativas e expande o entendimento do corpo em movimento. Co-Creatividades no contexto: “POLITICS of REPAIRS” A Política de Reparação busca restaurar equilíbrios e manter processos criativos-terapêuticos em sociedades. Reconhece e corrige desigualdades, reconstituindo relações entre indivíduos, comunidades e ambientes. Aplica-se aos estudos pós-coloniais, ecologia, filosofia, educação e práticas artísticas experimentais. TECNOLOGIA DAS CURVAS Composta por Pedagogia e Tecnicidade: emerge como um processo enraizado nas tecnicidades das terras e solos, articuladas pelo Anfitrião Sentinela — Abouyavi Amivi Anani Dodji Kossi Chouchou Pierre Awoga, Alokpah Sanouvi. Educador e praticante Animista-Vaudou não iniciado, pertence à etnia éwé de Notse, região de HAHO, Togo. A partir das epistemologias éwé, onde a criatividade é interação com o mundo, Anani propõe uma dança além da coreografia ocidental. No Estado de Flertar (Male-Molência), ativam-se fluxos trans-subjetivos, negociações e um desejo profundo de sentir e conhecer. Esse estado bio-dinâmico permite-nos entrar em limiares curvados, ativando a potência transformadora da criatividade curvada como prática animista e abordagem sensível ao movimento e ao corpo em relação com o mundo. Anani Sanouvi Artista transmídia, performer, investigador e educador, atuando entre dança, performance, som e artes visuais. Reconhecido pela UNESCO, África Center, Sacatar e Rolex Mentor & Protégé, apresentou seu trabalho globalmente e colaborou com Peter Sellars e Anne Teresa De Keersmaeker. Mestre em Belas Artes (DANCE-MFA) e investigador no BAS, Berlim. Criador da pedagogia "Agama-Fo", que visa criar e questionar a dança e a performance contemporâneas enraizada na epistemologia Éwé e no conhecimento animista, realizou palestras e workshops em várias instituições, companhias de dança e de teatro em diferentes países.


Informações de contato

  • Espaço AND Lab

    Avenida Infante Dom Henrique 334, Lisbon, Portugal

    info@and-lab.org


Política de Cancelamento

Cancelamentos com devolução integral do valor são aceites: > Para sessões de práticas: até 48h antes da data confirmada do 1º agendamento; > Para workshops: até 15 dias antes da data confirmada do 1º agendamento; > Para residências assistidas: até 3 meses antes da data confirmada do 1º agendamento. Com antecedência menor às informadas acima: > Para sessões e práticas: não há lugar à devolução do valor pago; > Para workshops e residências assistidas: é possível restituir entre 50% e 25% do valor pago, a depender da data do aviso.

Galeria de Colaboradores

Luiza Cascon
Luiza Cascon
Bailarina, Educadora, Doula e Massoterapeuta

"Nasci no Rio e vivo em Lisboa desde 2017. A dança é para mim uma ferramenta terapêutica e de auto-conhecimento. Tive formação em artes visuais e dança, atuei nas áreas de produção cultural e na educação infantil e atualmente me dedico aos cuidados do corpo e da vida através da massagem, de aulas de consciência corporal e movimento pélvico (Pelvic Dance) e como doula."

[@pelvic_dance]
Jorge Ciprianno
Jorge Ciprianno
Bailarino, Coreógrafo, Diretor de Movimento e Artista Educador.
CEO em @ciaagada; Diretor em @ikoritarts21 e Vice-presidente em @ilelogunosun.
[@jorgecipriannooficial]
Dora Vicente
Dora Vicente
Terapeuta e formadora de Fasciaterapia/Psicopedagogia Percetiva (MDB); professora, criadora e intérprete em Artes Visuais e Dança/Teatro.

Tem vindo a desenvolver trabalho pedagógico e criativo com diversas faixas etárias, incluindo pessoas com necessidades especiais, tanto no contexto escolar, como em museus ou projectos de intervenção artística e social. Estudou ballet da Royal Academy of Dance na Escola Norma Croner, continuando a sua formação no c.e.m e no Fórum Dança, onde concluiu o curso de Dança na Comunidade. Fez Licenciatura em Pintura na FBAUL, Pós-Graduação em Psicopedagogia Percetiva - Método Danis Bois e o curso Intensivo Touching Life Within com Danis Bois, em Nova Iorque em 2006. Como bailarina, participou em diversos projetos, destacando: Trasgo e o Realismo Mágico Celebratório de Conceição Nunes, Nijinsky ou o Sentimento da Poesis Dance, Segundo Raio de Luz de Luar da Eclipse Arte, Sephira do Imprevisto Colectivo e várias criações do grupo Coribantes. Em 2016/17, criou e desenvolveu TransHumâncias BIP/ZIP, um projecto de artes com a comunidade de Marvila. Em 2021, orientou oficinas de movimento e percepção para diversas faixas etárias e ações de formação para professores e técnicos sobre inclusão, inserida no projeto Coalescer de Ana Mira, promovido pela Porta33 em Porto Santo.
Beatriz Silva
Beatriz Silva
Licenciada em Artes, Bailarina, Coreógrafa, Educadora em Dança, e Produtora Independente chilena, baseada em Berlim e no Chile.

O seu trabalho explora experiências performativas interdisciplinares, focando nas conexões políticas e poéticas entre territórios, corpos e materialidades, através de uma perspetiva feminista e decolonial, abordando temas como memória, identidade e interdependências ecológicas-humanas.

[@beattsilva]
Constança Carvalho Homem
Constança Carvalho Homem
Tradutora, dramaturgista criadora e intérprete

Licenciou-se na FLUP em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses, tendo recebido o Prémio Eng. António de Almeida. Completou com distinção o MA Text and Performance Studies no King’s College London e na RADA. Procurou uma formação artística ampla que inclui criadores e practitioners como Teresa Villaverde, Mónica Calle, Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão, Corinne Soum e Steven Wasson, Howard Barker, Anatoly Vassiliev, Matej Matejka, Thomas Richards e Mario Biagini, e Maud Robart. Principais colaborações: Ensemble, ASSéDIO, As Boas Raparigas, Casa Conveniente, Comédias do Minho, Teatro da Garagem, Teatro do Vão, e Daniel Pinheiro, João Madeira, João Sousa Cardoso, Teresa Coutinho, Filipe Caldeira e Paulo Mota. Moveu-se do teatro no sentido mais estrito para campos como a música improvisada, a performance e o cinema. Integra a equipa de programação dos festivais internacionais de cinema Queer Lisboa & Queer Porto. É membro do grupo de performance em rede Utterings e do colectivo de pesquisa do AND Lab.
Anani Sanouvi
Anani Sanouvi
Artista transmídia, performer, investigador e educador, atuando entre dança, performance, som e artes visuais.

Reconhecido pela UNESCO, África Center, Sacatar e Rolex Mentor & Protégé, apresentou seu trabalho globalmente e colaborou com Peter Sellars e Anne Teresa De Keersmaeker. Mestre em Belas Artes (DANCE-MFA) e investigador no BAS, Berlim. Criador da pedagogia "Agama-Fo", que visa criar e questionar a dança e a performance contemporâneas enraizada na epistemologia Éwé e no conhecimento animista, realizou palestras e workshops em várias instituições, companhias de dança e de teatro em diferentes países.

[@ananisanouvi]
Liliana Coutinho
Liliana Coutinho
Instrutora de Chi Kung, Programadora Cultural e Investigadora

Liliana Coutinho é instrutora de Chi Kung terapêutico pela ESMTC – Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa e membra da APCKTT – Associação Profissional de Chi Kung e Tai Chi Terapêuticos. Pratica desde 2005, tendo iniciado a sua prática no método do Dr. Yayama e na Escola Tokitsu Ryu, juntamente com a prática de Tai Chi e a disciplina marcial de Jisei Budô. É 1º Dan do Método de Chi Kung do Dr. Yayama e 2º Dan de Jisei Budô. Programadora cultural e investigadora.

Agenda da aula


bottom of page