Escola do Reparar 2026 [Ed#7] : [under]stANDing | Investigação-Criação com o MO_AND
segunda, 16/03
|espaços: alKantara/AND Lab/Trust Collective
Módulo-Residência de Criação com o Modo Operativo AND | Seleção de 3 Artistas Residentes através de Candidatura | Com Fernanda Eugenio & Coletivo AND
![Escola do Reparar 2026 [Ed#7] : [under]stANDing | Investigação-Criação com o MO_AND](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_a44d0e33f7a74741965f0b99735db395~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_a44d0e33f7a74741965f0b99735db395~mv2.jpg)
![Escola do Reparar 2026 [Ed#7] : [under]stANDing | Investigação-Criação com o MO_AND](https://static.wixstatic.com/media/adcafa_a44d0e33f7a74741965f0b99735db395~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/adcafa_a44d0e33f7a74741965f0b99735db395~mv2.jpg)
Quando-Onde
16/03/2026, 08:00 – 03/05/2026, 18:00
espaços: alKantara/AND Lab/Trust Collective
Detalhes
ESCOLA DO REPARAR 2026 [Edição#7]
Re-flexo & Re-clame: a rechamaçao do mistério
understANDing | Investigação-Criação com o MO_AND
Módulo-Residência de Criação com o Modo Operativo AND | com Fernanda Eugenio & Coletivo AND
16 a 28 de março | espaço alKantara (Lisboa)
20 a 26 de abril | espaço AND Lab (Lisboa)
27 de abril a 3 de maio | Trust Collective (Barril de Alva, Arganil)
A Linha-interface understANDing conforma um plano contínuo de pesquisa e criação com o Modo Operativo AND, no qual a metodologia dobra-se sobre si própria, a partir de uma questão-tema a cada ano, mantendo-se assim enquanto organismo vivo em constante (re)formulação. Tem um caráter de pesquisa interna continuada e abre-se à participação exterior de duas maneiras: através da seleção de três Artistas Residentes para a participação e co-criação-investigação de artefacto AND e através da oferta esporádica de oficinas/laboratórios que partilham novas ferramentas e práticas em construção, além de investigações em curso no plano mais alargado do Coletivo AND ou dos Projetos Colaborativos MO_AND em Com-versa.
O nome understANDing aponta para um modo de investigar-criar que desvia da interpretose e da representação, comprometendo-se com a experiência direta, a sustentação do não-saber e a sintonização com sabedorias encarnadas, aquém-além da ilusão humana do ponto de vista.
A participação dos artistas residentes no plano da investigação-criação, na edição 2026, dar-se-á através da colaboração em três residências de criação understANDing dedicadas ao atual artefato em processo, Baralho Amparo & Encanto (título provisório), a decorrer entre março e abril nos espaços alKantara, AND Lab e Trust Collective. Seguem-se os módulos (trans)formativos hANDling, de maio a julho no Espaço AND Lab e, por fim, o retiro LANDscape, na Trust Collective, que encerra o percurso ocupando a última semana de julho.
Através deste módulo, recentemente reincorporado à parte do Programa aberta para participação, desejamos abrir a possibilidade de se criar com o MO_AND enquanto ele próprio se (re)cria, permitindo que um pequeno grupo se junte a Fernanda Eugenio, a cada ano, no âmbito da sua investigação-criação sempre em processo e em constante (re)formulação de novas ferramentas-conceito, jogos, proposições rituais e outros artefatos. O processo envolve um trabalho auto-etnográfico em que cada artista residente é convidade a cartografar nos seus afetos os modos de manifestação da questão-tema do ano e, a partir daí, tem o acompanhamento de Fernanda Eugenio, empregando as ferramentas do MO_AND, na construção de um artefato individual que pode assumir qualquer interface (performativa, instalativa, visual, áudio, audiovisual etc), consoante as áreas de interesse e trabalho de cada ume.
DADOS GERAIS
3 vagas preenchidas por processo seletivo
Requisitos:
Disponibilidade para participação total em todas as etapas do processo (16 de Março a 01 de Agosto)
Historial consistente de relação com o Modo Operativo AND e/ou trabalho artístico próprio assente em questões afins ao âmbito de actuação do AND Lab (práticas de cuidado e reparação, práticas ético-estéticas e somático-políticas, cruzamentos arte-espiritualidade, cruzamentos performance-ritual, etc.)
A participação pressupõe a concordância com cedência do direito de imagem para o artefacto Baralho Amparo & Encanto (título provisório)
Condições:
Honorários relativos ao módulo (under)stANDing | Investigação-Criação com o Modo Operativo AND no valor de 2000€ (IVA incluído) contra emissão de recibo
Bolsa 100% nos módulos formativo e ritual
Nas actividades fora de Lisboa, inclui deslocações, alojamento (em espaço partilhado) e refeições
Carga Horária:
(under)stANDing: 144 horas
hANDling: 18 horas + 27 horas
LANDscape: 60 horas
SOBRE O MODO OPERATIVO AND E A ESCOLA DO REPARAR
O Modo Operativo AND
A Escola do Reparar
Página e Questão-Tema da Edição#6-2025
BIOS
Fernanda Eugenio
Mariana Pimentel
POLÍTICAS
Bolsas: em todas as modalidades da Escola do Reparar são atribuídas bolsas, procurando contribuir para a equidade de acesso a pessoas racializadas; pessoas com deficiência (PCD) e outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; pessoas afetadas por desigualdades de género e/ou classe social; e pessoas em situação de desemprego, migração ou refúgio.
Captação de imagens: a inscrição implica a concordância com a recolha e utilização de imagens da pessoa participante em todas as atividades da Escola do Reparar, para fins de registo, documentação e divulgação da pesquisa.
Desistência: até 30 dias antes do início do primeiro módulo (10 de abril), é cobrada uma taxa administrativa de 20% e o valor restante fica em crédito para futura inscrição noutra atividade do AND Lab. Após esse prazo, ou já com o programa em curso, não há reembolso nem conversão dos valores pagos em crédito.







