top of page

QUANDO-ONDE?

(Atividades)

COMO?

(Escola)

sábado, 06/05

|

Espaço AND Lab (metro à porta)

Estudos Indóceis [Portugal] | Escola do Reparar 2023 [Ed#4]

Módulo de Grupo de Estudos Praticados | Filosofia Habitada do Modo Operativo AND: partilha e prática de ferramentas-conceito | com Fernanda Eugenio

Esta atividade já foi encerrada. Poderá ver as partilhas na nossa plataforma Comunidade-Acervo.
Página inicial do site
Estudos Indóceis [Portugal] | Escola do Reparar 2023 [Ed#4]
Estudos Indóceis [Portugal] | Escola do Reparar 2023 [Ed#4]

Info Geral

06/05/2023, 14:00 WEST – 07/05/2023, 18:00 WEST

Espaço AND Lab (metro à porta), Av. Infante Dom Henrique 334 | Edifício Expresso, piso 3 - Salas 9-10 | Lisboa, Portugal

Detalhes

Atenção, queridas pessoas do Brasil: este é um evento presencial em Portugal, pelo que as inscrições são somente em moeda local (€).

ESCOLA DO REPARAR 2023 | Ed#4

Módulo 'Estudos Indóceis' | Grupo de Estudos Praticados

Filosofia Habitada do Modo Operativo AND: partilha e prática das ferramentas-conceito Re-Pouso & Re-Voo

[+ Amparo & Encanto e Restauração]

com Fernanda Eugenio

Sábado e Domingo 6 e 7 de Maio, 14 às 18h

Espaço AND Lab | Lisboa (Edifício Expresso - ao pé do metro Cabo Ruivo)

[+ sobre a Escola do Reparar]

SINOPSE DA ATIVIDADE: 

Os Estudos Indóceis  propõem-se enquanto oficina de práticas experimentais e grupo de estudos colaborativos da filosofia habitada Modo Operativo AND. Dedicam-se a construir uma primeira aproximação ao tema anual da edição 2023 da Escola, concentrando-se em partilhar de modo teórico e prático as novas ferramentas-conceito da constelação MO_AND que são o foco deste ano: Re-pouso & Re-voo, Amparo & Encanto e Restauração.

Neste encontro de um final de semana, combinam-se a prática de algumas modulações de  jogos do MO_AND com outras proposições experimentais, num convite à ativação sensível das questões tratadas.

INFORMAÇÕES:

  • Carga Horária: 8h
  • Total de vagas: 24
  • Língua: o workshop será orientado em Português. Poderá haver tradução para o inglês ou para LGP, sob demanda de inscrição.
  • Pré-requisitos: não há. Recomendamos, a quem não tiver familiaridade com o Modo Operativo AND, assistir antes à websérie que será oferecida como bônus nesta inscrição, conforme detalhado a seguir.

VALOR E PAGAMENTO:

  • Valor: 50 € (tickets no fim da página)
  • Pagamento online seguro via PayPal/cartões ou offline via transferência bancária direta (dados enviados no email de confirmação do pedido)
  • Desconto de 10% para aderentes da Rede de Amigues do AND Lab [ver aqui como aderir]
  • Bônus-oferta em todas as inscrições:  acesso com validade de 30 dias à Websérie "Manual de Sobrevivência para Tempos Irreparáveis" [+sobre a websérie]

BOLSAS:

Em todas as atividades da Escola do Reparar oferecemos bolsas em 25% das vagas, para pessoas racializadas; PCDs e/ou outras corporalidades dissidentes; pessoas LGBTQIA+; afetadas por desigualdades de gênero e/ou classe social; desempregades; migrantes; refugiades.

  • Neste módulo, serão oferecidas até 3 bolsas integrais e 3 bolsas parciais (-50%). Será concedida uma bolsa a cada 4 inscrições pagas;
  • Para solicitar uma bolsa: escolher a opção de ticket "pedido de bolsa" e enviar o formulário, com o seu perfil e a motivação do pedido. Retornaremos brevemente sobre a possibilidade de conceder a bolsa e a efetivação da inscrição;
  • A bolsa parcial poderá ser oferecida como alternativa a um pedido de bolsa integral, conforme a possibilidade.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DA ATIVIDADE

Sobre as novas ferramentas:

As novas ferramentas-conceito Re-pouso/Amparo e Re-voo/Encanto serão abordadas enquanto gestos-antídotos para o desamparo e o desencanto que, sob a forma do cansaço e da confusão, por um lado, e da tristeza e embotamento, por outro lado, configuram a sintomática da expropriação capitalística do sensível, e produzem a ilusão da separação característica das subjetividades contemporâneas, reiterando a perpetuação do saque Irreparável. Descontinuar o Irreparável, assim, envolve re-membrar - lembrar que somos inseparáveis e, também, voltar a juntar o que foi separado, reparando (n)o acesso a uma sabedoria do (i)limite, muito mais vasta do que cada ume de nós: a sabedoria encarnada, implicada e intemporal do agregado Soma-Terra que nos conecta ao Fundo Comum da Vida - modo encontrado para nomear o Inter-Ser do qual somos ao mesmo tempo parte e todo.

A hipótese que vem sendo criada por Fernanda Eugenio associa o desamparo a uma maldição ao mesmo tempo singular e coletiva, que produz o ponto de vista individual e cria a sua verossimilhança, efetuando-o enquanto eficácia simbólica e sensível, enquanto realidade subjetiva incontornável. A eficiência do desamparo inviabiliza o sentir da suficiência da abundância que a experiência sensível da inseparabilidade permite acessar continuamente. Se o desamparo afugenta a possibilidade do descanso e impõe a mobilização infinita e o desconforto interminável, a magia de restabelecimento do Amparo envolve quebrar a maldição que funda cada ponto de vista individual enquanto fragmento separado, re-contando a própria história e, assim, acessando a possibilidade do re-pouso. Um voltar a pousar, já desfragmentade, no Fundo Comum da Vida. Um fazer NINHO: re-conhecer e re-membrar as teias de sustento, envolvimento e refúgio do amparo, (re)aprendendo a receber.

Este aninhar(-se) é o que vai, por sua vez, permitir desbloquear o feitiço do re-voo - reconciliação com o Encanto. É a partir do ninho - e sobretudo, ao partir dele, descolando da identificação e do entendimento, para poder decolar - que entramos em revoada e experimentamos ser BANDO. Em estado de Encanto, dá-se o acesso à ordem implicada, ao manancial (extra)ordinário dos possíveis da Vida, em constante re-generação e re-união. Fusão sem confusão, integridade sem inteireza, na experiência do re-voo sintonizamos com a faixa de frequência na qual sabemos-nos amálgama, sabemos-nos cúmplices do mistério e o podemos sustentar sem pressa nem desejos de desvendamento ou pacificação. É faixa de frequência na qual nos apropriamos plenamente das consequências de ser parte-tode: de estarmos visceralmente implicades, em tudo o que há e em tudo o que se dá, encantades. Encanto é, assim, (re)aprender a retribuir.

Operar Amparo e Encanto, Re-pouso e Re-voo - enfeitiçar a própria maldição - é um processo que nos permite explorar no corpo, enquanto realidade somático-política (na sua fisicalidade, mas também no campo alargado do seu aquém-além, ao mesmo tempo trans e infra-individual), uma modulação específica do Reparar, o gesto-síntese do Modo Operativo AND: a restauração. Restauração (restoration) é, aqui, experimentada enquanto Rest (descanso) e Re-story-action (ação de re-historiar), ou seja, tanto como descanso profundo - entrega e rendição - quanto como re-historiação e re-conhecimento: um conhecer-se de novo, reconhecendo-se enquanto fractal de Vida, ao mesmo tempo em continuidade e em interconectividade com todas as outras manifestações da Vida e já (e desde sempre), enquanto dose singular de Todo-Tudo.

Sobre o Modo Operativo AND:

 O Modo Operativo AND (MO_AND) é uma metodologia para a investigação ético-estética, somático-política e experiencial da relação e da reciprocidade, assente no compromisso radical em reparar (n)o Irreparável, criada pela antropóloga e artista Fernanda Eugenio. 

Mobilizando uma constelação de ferramentas-conceito e de proposições-jogo, o MO_AND propicia a investigação direta e experiencial dos mecanismos do viver-juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar:  parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, que colocam num mesmo plano o pensar, o sentir e o fazer, o MO_AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios de suficiência, baseados no exercício co(m)passionado da presença e na reconexão com a experiência sensível da inseparabilidade.

O MO_AND oferece ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomadas de decisão e respetiva encarnação.

No âmbito das oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou em espaço exterior, a depender do grupo e da duração do encontro.

Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível corporificar as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.

Os exercícios permitem que pessoas participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contato prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo íntimo e coletivo as questões ético-políticas e afetivas implicadas na construção co-responsiva do comum.

PRÉ-REQUISITOS

Não há.

Para quem nunca tenha feito pelo menos um workshop do MO_AND, é recomendável assistir à websérie bônus antes do curso, que oferece uma introdução em 3 episódios.

CAPTAÇÃO DE IMAGENS

A inscrição pressupõe a concordância com a recolha de imagens durante o evento para fins de registro, documentação e divulgação da pesquisa.

Oferta de plano de membros
Compre um plano de membros e receba 10% de desconto para esse evento no checkout

Escolher ticket(s)

  • Estudos Indóceis

    Valor da inscrição | isento de IVA

    50,00 €
    Vendas encerradas
  • Pedido de Bolsa

    OPÇÃO PARA PEDIDOS DE BOLSA | O Ticket só será válido mediante a aprovação e o processamento do pedido - Escolher esta opção somente se pretender pedir uma bolsa no formulário de inscrição. - Retornaremos em breve sobre o seu pedido e os passos seguintes para a validação deste ticket de inscrição, com bolsa integral ou parcial. Neste último caso, será preciso antes efetuar o pagamento de 50% do valor.

    0,00 €
    Vendas encerradas

Total

0,00 €

Compartilhe esse evento

bottom of page