top of page

COMO?

(MO_AND)

Capa_Final-03_edited_edited.jpg

'Crafting' Residências & Acompanhamentos

'Crafting' Residencies & Follow-ups

Fernanda Eugenio








O Programa de Residências & Acompanhamentos Crafting acolhe pessoas artistas e/ou investigadoras que desejem aplicar as ferramentas do Modo Operativo AND a projetos de criação, investigação ou mediação, dedicados à questão transversal da pesquisa de novas formas de vida emergentes do encontro entre diferenças, na interface entre ética, estética, política e comunidade. 


Voltado para facilitar o afinamento da formulação e da execução de um trabalho em andamento ou para oferecer assistência à prática e estudos focados do Modo Operativo AND, este programa procura fazer da situação-residência um espaço para a carpintaria artesanal das questões singulares de cada proponente. Desviando da lógica da solução e da função diretiva da orientação/supervisão, o acompanhamento consiste em auscultar, em conjunto com cada pessoa residente, o afeto-motor do projeto/processo. As ferramentas do Modo Operativo AND, numa dimensão artesanal, são utilizadas no mapeamento, explicitação e re-materialização do afeto, trabalhando assim em sustentar o projeto na zona intervalar do ‘como não ter uma ideia’ proposta pela abordagem AND.


O programa oferece duas modalidades de relação com o público e é aberto a propostas individuais ou em grupo, de quaisquer áreas de atuação.






RESIDÊNCIA ASSISTIDA | RETIRO ANUAL EM PORTUGAL


A Residência Assistida em modo retiro acontece uma vez por ano, nos meses de abril, no espaço parceiro Trust Collective, na aldeia do Barril de Alva, nas imediações da Serra do Açor e da Serra da Estrela, na região de Coimbra. Estabelecendo uma relação direta com o campo e a natureza, esta residência, com a duração de duas semanas, propicia um ambiente de concentração e foco, ao mesmo tempo em que permite intercalar o trabalho com caminhadas, trilhos e mergulhos no Rio Alva, que fica a 5 minutos a pé do espaço de trabalho. 


Em 2024, a residência será de 6 a 21 de abril. Serão selecionados até 4 projetos individuais ou de grupo para um acompanhamento personalizado por Fernanda Eugenio, através de sessões ume-para-ume exclusivas para cada projeto, entremeadas por tempo de trabalho autônomo em estúdio. O processo inicia com um workshop introdutório coletivo, no qual são partilhadas as ferramentas de criação do Modo Operativo AND, e os momentos exclusivos para cada projeto são intercalados com prática regular do Jogo AND, em modo coletivo. O retiro inclui alojamento e alimentação, além da organização de uma sessão final de partilha pública do processo, aberta ao público local.


As candidaturas são abertas em permanência, porém a inclusão dos projetos na edição anual mais próxima estará sujeita à análise sob critérios de ordem de chegada, até se atingir a lotação de vagas.



Podem candidatar-se artistas e/ou investigadores de quaisquer áreas, com projetos de criação e/ou mediação, em fase embrionária ou já em fase de desenvolvimento. Não é imprescindível ter tido contacto prévio com o Modo Operativo AND para participar


O valor, com todas as atividades incluídas + alojamento e alimentação vegetariana para uma pessoa, é de 1500 euros. Se o projeto for de grupo, somam-se 300 euros por pessoa extra, referente a alojamento e alimentação. Para que o valor não seja um impedimento, é possível solicitar bolsas para aceder a valores parciais, a serem definidos caso a caso, em conjunto com a pessoa ou grupo proponente.








ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL


Esta modalidade permite o acompanhamento de projetos de criação e mediação através de um programa flexível, desenhado à medida das necessidades e temporalidades de cada pessoa ou grupo, e que pode ou não envolver uma residência no espaço-sede do AND Lab em Lisboa. O programa pode ser presencial, virtual ou híbrido. Pode adoptar um formato mais intensivo, concentrado em dias corridos (de uma a três semanas, por exemplo) ou um formato mais extensivo, distribuído ao longo de meses com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. O acompanhamento pode se focar somente numa fase específica da criação ou se estender por todo o processo, do embrião do afeto até a apresentação pública.


No caso da escolha por encontros presenciais, estes podem dar-se através de residência da pessoa/grupo no AND Lab em Lisboa ou podem ser realizados no espaço/cidade des proponentes, com a deslocação de Fernanda Eugenio ao localAs aplicações estão abertas em permanência, podendo ser enviadas em qualquer altura do ano. Por fim, é possível compor a residência/acompanhamento somente com sessões de assistência personalizada à criação, conduzidas por Fernanda Eugenio, ou somar também um workshop do Modo Operativo AND, introdutório e/ou de desdobramento dirigido à criação. 


No caso de residências com lugar no AND Lab, as pessoas residentes podem participar de outras atividades em curso no momento em nosso espaço e, se fizer sentido para o trabalho, pode ser organizada uma sessão pública de partilha final do processo. 


Não é imprescindível ter tido um contacto prévio com o Modo Operativo AND para submeter uma aplicação. Os valores são calculados de acordo com o desenho final do programa personalizado, e acordados diretamente com es solicitantes. 




Estrutura & Documentação Oferecidos

A residência pode incluir, conforme a modalidade, as necessidades do projeto e a disponibilidade de agenda no período escolhido:


  • alojamento (ou apoio para encontrar alojamento acessível na cidade);

  • espaço de trabalho em estúdio/sala de ensaio em regime partilhado (aquando da presença de mais pessoas residentes);

  • oficina de introdução ao Modo Operativo AND (para pessoas que não tenham ainda familiaridade com a ferramenta) ou oficina de aplicação e desdobramento artesanal do Modo Operativo AND;

  • sessões de acompanhamento semanais, quinzenais ou mensais com Fernanda Eugenio e/ou outres membres da equipa AND Lab;

  • apoio à divulgação das atividades do projeto e respectiva inserção nas redes locais durante a temporada em Portugal;

  • organização de um momento público de partilha do processo;

  • possibilidade de integração de atividades na nossa programação (palestra, oficina, sessão aberta, etc.);

  • acesso à programação a decorrer no AND Lab no período da residência.


Ressaltamos que não há obrigação de apresentar um resultado final, sendo tais iniciativas opcionais.



O AND Lab emite os documentos necessários para a apresentação das candidaturas a linhas de financiamento para a viagem, e fornece apoio na obtenção de visto português (quando necessário) e na instalação na cidade durante o período de residência.






CLICAR PARA SUBMETER UMA CANDIDATURA:





Vermelho_Where When.png

QUANDO-ONDE?

Opções disponíveis e histórico
deste Programa no Calendário
de Eventos & Agendamentos

Eventos atuais e/ou históricos relacionados no Calendário

[se houver atividades atuais, elas aparecerão primeiro; rolar a lista para ver o histórico de atividades realizadas]

NÃO HÁ EVENTOS ABERTOS A PÚBLICO RELACIONADOS A RESIDÊNCIAS NO CALENDÁRIO

[English]

'Crafting' Residencies & Follow-ups

Fernanda Eugenio

ENGLISH






Crafting Residencies Programme welcomes artists and researchers who wish to apply MO_AND tools to projects of creation, investigation or mediation dedicated to the intersectional question of researching new forms of life emerging from the encounter between differences, at the injunction of ethics, aesthetics, politics and community.


Focused on facilitating the fine-tuning of the formulation and execution of a work in progress or on offering assistance to the practice and focused studies of the MO_AND, this programme seeks to make the residency-situation a space for crafting the singular questions brought by the candidate. Diverging from the logic of solution and the directive function of the advisor, the follow up consists of listening and unraveling, together with each resident, the affect-motor of each project. The tools of Modus Operandi AND, in its crafty dimension, are used in the mapping, making explicit and re-materialising of affects, thus working to maintain the project in the in-between zone of ‘how not to have an idea’.


The program offers two types of relationship with the public and is open to individual or group candidates from all areas of ​​intervention.






ASSISTED RESIDENCY | ANNUAL RETREAT IN PORTUGAL


The Assisted Residency in retreat mode takes place once a year, in April, at the Trust Collective partner space, in the village of Barril de Alva, near Serra do Açor and Serra da Estrela, in the Coimbra region. Establishing a direct relationship with the countryside and nature, this residency, which lasts for two weeks, provides an environment of concentration and focus, while allowing you to intersperse work with walks, trails and dips in the Alva River, which is located 5 minutes’ walk from workspace.


In 2024, the residency will be from April 6th to 21st. Up to 4 individual or group projects will be selected for personalized monitoring by Fernanda Eugenio, through exclusive one-to-one sessions for each project, interspersed with time working independently in the studio. The process begins with a collective introductory workshop, in which the Modus Operandi AND tools for creating are shared, and the exclusive moments for each project are interspersed with regular practice of the AND Game, in collective mode. The retreat includes accommodation and food, as well as the organization of a final session for public sharing of the process, open to the local public.


Applications are open permanently, but the inclusion of projects in the closest annual edition is submitted to the analysis under the criteria of order of arrival vs. vacancies availability.


Artists and/or researchers from any area, with creation and/or mediation projects, in an embryonic phase or already in development, can apply.


It is not essential to have had previous contact with the Modus Operandi AND to participate.


See values & options clicking on the image-link below.







LONGITUDINAL FOLLOW-UP


This modality allows the monitoring of creation and mediation projects through a flexible program, designed according to the needs and temporalities of each person or group, and which may or may not involve a residency at the AND Lab headquarters in Lisbon.


The program can be face-to-face, virtual or hybrid. It can adopt a more intensive format, concentrated in calendar days (from one to three weeks, for example) or a more extensive format, distributed over months with a weekly, biweekly or monthly periodicity. Accompaniment can focus only on a specific phase of the creation or extend throughout the entire process, from the embryo of the affection to the public presentation.


In the case of choosing face-to-face meetings, these can take place through the residency of the person/group at the AND Lab in Lisbon or they can be held in the space/city of the proponents, with Fernanda Eugenio traveling to the location.


Applications are permanently open and can be submitted at any time of the year. Finally, it is possible to compose the residency/follow-up only with sessions of personalized assistance to creation, conducted by Fernanda Eugenio, or also add a Modus Operandi AND workshop, introductory and/or unfolding aimed at creation.


In the case of residencies that take place at AND Lab, residents can participate in other activities currently underway in our space and, if it makes sense for the work, a public session to share the final process can be organized.


It is not essential to have had previous contact with the Modus Operandi AND to apply.


Values ​​are calculated according to the final design of the personalized program, and agreed directly with the applicants. See details clicking on the image-link below.




Provided Structure & Documentation

The residency may include, according to the needs of the project and AND Lab’s schedule for the chosen period:


  • accommodation (or help finding affordable accommodation in the city)

  • work space in studio/rehearsal room (eventually shared with other residents);

  • workshop of introduction to MO_AND (for candidates who are not familiar with it) or workshop for application and unfolding of MO_AND (for those who have already been introduced to it);

  • weekly or biweekly follow-up sessions with Fernanda Eugenio and/or other AND Lab's staff members;

  • support in promoting the project’s activities and their inclusion in local networks during the period of residency;

  • organisation of a public event for those who want to publicly share the process;

  • integration of activities in AND Lab’s programme when possible (lecture, workshop, open session, etc.);

  • access to events programmed by AND Lab during the period of residency.


We emphasize that there is no obligation regarding public events and sharing results. The initiatives enumerated are optional.


AND Lab issues the necessary documents for candidates to apply for financial and nonfinancial support and offers advice on how to obtain Portuguese visa (when necessary) and how to get settled in the city during the period of residency.




CLICK TO SUBMIT AN APPLICATION




bottom of page