
APRESENTAÇÃO
Em 2021, o AND Lab completa dez anos de existência como estrutura artesanal de investigação artística a operar no cruzamento entre as artes, o pensamento crítico, as práticas encarnadas e as pedagogias somático-políticas indisciplinadas/indisciplinares. Essa data marcante acontece mais ou menos junto com os quase vinte anos do Modo Operativo AND enquanto pesquisa continuada de Fernanda Eugenio acerca das políticas de com-posição relacional e do cuidado-curadoria íntimo e coletivo do comum.
Honrando esse marco, a Escola do Reparar 2021 toma corpo a partir da questão-tema Re-membrar: (Des)integração e Cura(doria) do Irreparável, convidando-nos a um encontro retrospectivo e prospectivo com a matéria do que nos constitui e nos acontece: daquilo de que fomos e somos feitos, do que fizemos/fazemos com o que nos fizeram, e a que retornamos a cada vez, ou que nos tornamos. O que já ou ainda (não) somos, que podemos (não) ser ou (não) fazer. Convidamos todes a vir conosco nesta jornada investigativa dos modos como assistimo-nos reciprocamente nos processos de morrer-nascer pelos quais - seja a um nível singular ou coletivo; pessoal, trans ou infrapessoal; ancestral, histórico ou cósmico - vamos curando (cuidando, fazendo a curadoria) e tecendo as geografias moventes de re-mediações possíveis do Irreparável que fazemos e nos faz. Sintonizando e reconectando com a teia mais vasta que nos (des)integra do/no fundo comum e da ordem implicada da Vida, no entre-tecido que nos in-separa pela diferença, assistindo e respeitando as manifestações infinitamente variadas do acontecer, do sentir e do de(s)vir a ser.
Posicionando-se no seio de uma tarefa paradoxal e urgente, entre a irreparabilidade do mundo-como-É e o compromisso ético com a sua reparação, a Escola do Reparar, programa continuado de formação artístico-política do AND Lab, propõe conjugar o Modo Operativo AND com outras proposições artístico-políticas encarnadas, ferramentas de composição colaborativa e práticas somáticas, num programa transdisciplinar e indisciplinado, dedicado à articulação corporeidade-comunalidade e ao reconhecimento e à invenção-criação de táticas para o desaprendizado das violências arraigadas e desigualmente distribuídas em cada ume de nós.
A Escola do Reparar surge do desejo de contribuir para um processo que se dispara pelo reconhecimento de que já não é possível reiterar um mundo insustentável, apoiado em lógicas predatórias-extrativistas. Ao propor uma escola multilocalizada, transversal e baseada em saberes praticados, a conectar realidades e corpos diversamente afetados pelo Irreparável, pretendemos criar um espaço-brecha dedicado a coletivizar o ato de pesquisar-criar, tornando-o coincidente com os atos de viver-habitar e relacionar-performar. Um espaço para o entre-ter - o termo-nos reciprocamente umes a outres, em comunidade -, no qual possamos exercitar modos de sermos íntimes sem sermos/estarmos próximes, e nutrir, juntes, possibilidades de refazer sensibilidades e mundos.
O programa se desdobra de março a dezembro, com direção e curadoria de Fernanda Eugenio, incluindo: grupo de estudos online (Estudos Indóceis); oficinas e sessões regulares de práticas de corpo, jogo MO_AND e escuta sensível (programa hANDling); programa público de partilha de criações em processo (programa stANDing); programa público de conversas (programa comemorativo Dez Anos em Posição-Com); residências de investigação-criação (LAND) e cursos-retiros imersivos no campo (LANDscape Portugal e Brasil).
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
(clicar nas imagens para ver detalhes separadamente, em outra janela)
understANDing
Investigação-Criação com o MO_AND
Módulo-Residência de Criação
A Linha-interface understANDing conforma um plano contínuo de pesquisa e criação com o Modo Operativo AND, no qual a metodologia dobra-se sobre si própria, a partir de uma questão-tema a cada ano, mantendo-se assim enquanto organismo vivo em constante (re)formulação. O nome understANDing aponta para um modo de investigar-criar que desvia da interpretose e da representação, comprometendo-se com a experiência direta, a sustentação do não-saber e a sintonização com sabedorias encarnadas, aquém-além da ilusão humana do ponto de vista.
hANDling
Formação no MO_AND
Módulo de Introdução & Desdobramento
A Linha-interface hANDling foca-se na dimensão (trans)formativa e de partilha do MO_AND enquanto ferramenta de mediação e composição. Oferece oficinas intensivas e extensivas de transmissão e prática da constelação de jogos e ferramentas-conceito do Modo Operativo AND. O nome hANDling convoca a mancha semântica do verbo 'to handle' para sinalizar um duplo compromisso: por um lado, com a ética do manuseamento, em contraponto à manipulação, que norteia o Modo Operativo AND; por outro, com a entrega/oferta das nossas ferramentas, criando situações de transmissão-partilha que favoreçam a sua incorporação pela via da frequentação, da prática e do cultivo da autonomia e da singularidade de cada praticante.
LANDscape
Jornada Ritual com o MO_AND
Módulo de Aprofundamento/Vivência Imersiva
A Linha-interface LANDscape foca-se na dimensão de (auto)reparação individual e coletiva através da criação de vivências-rituais em modo retiro. Programa-paisagem construído sob a forma de jornada-ritual de trans-forma-ação, na qual o Modo Operativo AND se multiplica num conjunto de proposições somáticas e político-afetivas encarnadas mais complexas, os LANDscape convocam diferentes modulações de jogo da constelação AND, lado a lado a peças-rituais especialmente criadas, a cada vez, para propiciar a experiência sensível e vivencial da questão-tema.
MODALIDADES & INSCRIÇÕES
Participação Integral/Parcial no Percurso (Trans)Formativo do MO_AND
Participação como Artista Residente | Investigação-Criação com o MO_AND
-
Ver o quadro de detalhes/valores das modalidades
- Clicar no botão da modalidade escilhida e preencher o formulário
-
Efetuar o pagamento (se houver)
FICHA TÉCNICA
Direção: Fernanda Eugenio
Desenho e Curadoria: Fernanda Eugenio
Equipa Artística (stANDing): Fernanda Eugenio, Dani d'Emilia, Manoela Rangel, Pat Bergantin
Equipa Pedagógica (Estudos Indóceis, hANDling, LANDscape): Fernanda Eugenio, Flora Mariah, Guto Macedo, Manoela Rangel, Mariana Pimentel, Milene Duenha, Naiá Delion, Pat Bergantin, Soraya Jorge
Acompanhamento e Cuidado: Ruan Rocha, Iacã Macerata, Mariana Ferreira
Interlocuções Convidadas (stANDing, LANDscape ou Dez anos em Posição-Com): Ana Dinger, Bernardo Chatillon, Carlos Oliveira, João Fiadeiro, Liliana Coutinho, Mariana Ferreira, Sarah Amsler, Sílvia Pinto Coelho
Design, Plataforma Online e Gestão Administrativa: Alexandre Eugenio
Produção: Pat B, Ruan Rocha
Comunicação: Pat B
Documentação Audiovisual LANDscape: Inês T. Alves
Documentação Audiovisual atividades online: Gabriela Jung
Parcerias: Trust Collective, Orla Eco-Social Regeneration, Penhasco Arte Cooperativa
Apoios: República Portuguesa - Cultura; Fundo de Emergência Social - Câmara Municipal de Lisboa
LINKS RELEVANTES
(parceira do AND Lab e sítio de acolhimento do retiro LANDscape)
[sobre a Escola]
[ver outras edições]















































