top of page

COMO?

(MO_AND)

Capa_Final-03_edited_edited.jpg

'AND Todes' Multiplicação de Encontros com o MO_AND

'AND All' Multiplication of Encounters with MO_AND

Fernanda Eugenio





Programa de Multiplicação de Encontros com o MO_AND

Atividades Gratuitas


O AND Todes é um programa gratuito voltado a promover a inclusão, a multiplicação do acesso e a multiplicidade de interlocuções do Modo Operativo AND. Com diferentes linhas disparadoras - para pessoas com deficiências; para crianças, jovens e seniores; para comunidades periféricas; para mediadores e famílias; para diferentes geografias e regiões - a intenção é oferecer sessões abertas de apresentação e partilha, que convidem toda a gente a experimentar o jogo AND.


O Modo Operativo AND é uma ferramenta para a mediação do encontro que toma a forma de um jogo de tabuleiro, no qual qualquer pessoa pode participar. É uma prática de composição coletiva que assenta na escuta sensível às co-incidências entre o que acontece cá dentro e o que vai tomando corpo de situação e acontecimento partilhado. Através da interface de jogo, exercitamos o Reparar enquanto ética de cuidado do comum e podemos observar na prática as políticas, estratégias e padrões de convivência que emergem do modo como nos posicionamos no mundo, a cada gesto-jogada. O jogo é um ponto de partida para a reflexão coletiva sobre como operar as transformações que queremos para as nossas vidas e comunidades.









AND TODES | TEMPORADA #2024

Fev-Jun | Set-Nov


Atividades Gratuitas 

Sessões abertas de apresentação prática do MO_AND para diferentes públicos, faixas etárias e regiões do país 

Lisboa | Faro | Canas de Senhorim | Vila do Conde







AND Todes | ciclo c.e.m. visita AND Lab, AND Lab visita cem 

19 de fevereiro e 18 de março, 18h às 20h, Espaço AND Lab

Caos-Cosmos: c.e.m. visita AND Lab

com Isadora Dantas, Margarida Agostinho, Sofia Neuparth, Gonçalo Pires,Camila Soares, Pedro Manuel Domingos, Patrícia Barata, Coline Gras,Cristina Vilhena, Olga Miranda, Luz da Câmara, Bernardo RB


23 de abril, 14h às 18h, c.e.m. - centro em movimento

Modo Operativo AND: AND Lab visita c.e.m.

com Fernanda Eugenio e Ana Dinger


Entrada livre mediante inscrição prévia.



O ciclo c.e.m. visita AND Lab, AND Lab visita cem é uma edição especial do AND Todes que propõe um encontro entre jogos: a prática Caos-Cosmos e o Modo Operativo AND, numa série de 3 encontros, com entrada livre. Na primeira volta do ciclo, o c.e.m. - centro em movimento, visita o AND Lab, trazendo para jogo a proposta Caos-Cosmos, nos dias 19 de fevereiro e 18 de março, em dois encontros pós-laborais de 2h. Na segunda volta, o AND Lab visita o c.e.m. - centro em movimento, partilhando o Modo Operativo AND num encontro único de 4h, no dia 23 de abril.


Mais sobre as práticas:


Caos-Cosmos (título ainda provisório) é um trabalho poético de criação artística trans-contextual que tem convocado no c.e.m-centro em movimento encontros cadenciados.  Estes ajuntamentos têm-se mantido abertos a quem quer experimentar as questões que se vão dando ao aparecer, no entanto existe um “coração” de corpos que insiste em adentrar este pensar-fazer que nutre as qualidades de existência que nos parece estarem a ser exigidas no agora-agora.


Há uns anos apareceu a evidência de que “só o Corpo é que atravessa”, é esse atravessar que convidamos em Caos-Cosmos, atravessar em Corpês aquilo que nos habita, que nos assusta, que insiste em desfazer o mundo que conhecíamos antes, que tece universos desconhecidos, que nos lança em pertos-longes, dentros-foras, avançares-recuares, que não ressoam nas frequências que fomos reconhecendo como ajustadas. Outras temporalidades, outras diversidades, outras complexidades, outras ritmicidades, outros comportamentos... outros que se querem Outros... ininventariáveis. 







AND Todes | Bebés & Crianças 

3 de março, domingo

Com Naiá Delion e Flora Mariah 

10 às 11h30 - bebés (0 a 3 anos) e cuidadores

14 às 15h30 - crianças (4 a 10 anos) e cuidadores 

Entrada livre mediante inscrição prévia.


Este encontro é um convite para pensar-fazer o Modo Operativo AND na relação de cuidado com bebés e crianças. Na primeira parte do dia, dedicada a bebés de 0 a 3 anos, convidamos seus (suas) acompanhantes a reparar nos automatismos, expectativas e projeções e “lavar os olhos” para os pequenos-grandes acontecimentos, a partir de um espaço sensorial criado.

No segundo período, convidamos crianças a partir dos 4 anos a brincar de relações! O que este objeto tem? Vamos reparar nas cores, tamanhos, formas e nos “convites” que cada objeto nos faz. Vamos experimentar também como eles se relacionam entre si e quantas possibilidades eles nos oferecem.


Uma oportunidade para crianças e adultos para a (auto)percepção e a reflexão inter-geracional,  sempre com muita brincadeira!


O encontro será conduzido pelas integrantes do Coletivo AND Naiá Delion e Flora Mariah e é fruto da pesquisa de ambas, juntamente com Pat Bergantin, sobre as aplicações do MO_AND ao cuidado com a infância.







AND Todes | Circulação Nacional

Lisboa | Faro | Canas de Senhorim | Vila do Conde



FARO (evento fechado para público escolar)


29 de fevereiro a 2 de março

Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio e Ana Dinger

sessões gratuitas do Modo Operativo AND para o público escolar e para o público em geral

com Fernanda Eugenio e Ana Dinger

Parceria: DeVIR-CAPa


Programa:

  • 29 Fevereiro (quinta), das 14h30 às 17h30, escolas

  • 1 Março (quinta), das 14h30 às 17h30, escolas

  • 2 Março (sábado), das 15h00 às 18h00, público em geral


Espaço: CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve 

Morada: Rua Frei Lourenço de Santa Maria, nº 4 e 6, 8000-352 Faro, Portugal



CANAS DE SENHORIM


23 de março, Casas do Visconde, 15h às 18h

Modo Operativo AND, com Fernanda Eugenio

Parceria: Amarelo Silvestre

Entrada livre


+informações em breve




Ver o Calendário de Eventos






Temporada #2013 | Panorama






Vermelho_Where When.png

QUANDO-ONDE?

Opções disponíveis e histórico
deste Programa no Calendário
de Eventos & Agendamentos

Eventos atuais e/ou históricos relacionados no Calendário

[se houver atividades atuais, elas aparecerão primeiro; rolar a lista para ver o histórico de atividades realizadas]

NÃO HÁ EVENTOS ABERTOS A PÚBLICO RELACIONADOS A RESIDÊNCIAS NO CALENDÁRIO